Entrar

Está com o nome sujo no Serasa? Veja consequências, como consultar e o que fazer

Quando alguém não paga alguma dívida e o credor registra o CPF dela nos birôs de crédito, popularmente falando, ela está com o nome sujo. Quando isso acontece, a pessoa sofre consequências na hora de obter crédito. Por isso, saber como consultar e o que fazer para reverter a inadimplência é fundamental.

Até o final de 2020, o Brasil registrava mais de 61 milhões de pessoas endividadas, segundo a Serasa Experian. Isso quer dizer que todas elas estavam com o nome negativado. Ou seja, seus CPFs constavam em nossos registros de inadimplentes.

Os principais problemas do nome negativado são: diminuir o seu Serasa Score e, consequentemente, mais dificuldades de ter crédito aprovado. Antes de liberar cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e crediários, as empresas consultam seu histórico de consumidor. Se o seu score é baixo, o acesso a crédito também diminui.

Se você está nesta posição, não se desespere! Sempre é possível negociar a sua dívida e conseguir bons descontos para limpar o nome sujo.

Como ver se o nome está sujo?

O procedimento para verificar CPF suspenso é bastante simples. Mesmo que você saiba das dívidas pendentes, seu nome só é negativado quando o credor pede a inclusão dos seus dados na lista de devedores.

Antes disso acontecer, geralmente, um comunicado é enviado ao consumidor, com o prazo para a regulação das pendências. Caso o prazo não seja cumprido, aí, sim, a pessoa tem o nome negativado.

Se você tem dúvidas se está ou não com o nome sujo, pode consultar seu CPF no site da Serasa. Esta é a forma mais prática de fazer isso e é totalmente gratuita e digital. Inclusive, é possível consultar quantas vezes você achar que deve.

A única coisa que é preciso fazer é um breve cadastro. Feito isso, dá para consultar não apenas o seu CPF, mas também o seu score e acompanhar o seu comportamento de crédito pelo cadastro positivo. Também existem outros serviços da Serasa disponíveis.

Regularização de nome negativado

Assim que você conseguir ver se o nome está sujo, também poderá visualizar opções para limpar seu nome. Isso será possível por meio do Serasa Limpa Nome, serviço para negociação de dívidas online diretamente com o credor. Inclusive, se você já tem uma negociação que não conseguiu cumprir por algum motivo, também poderá renegociar dívidas.

O caminho para limpar o nome sujo é muito prático e fácil. Ao acessar o Serasa Limpa Nome, primeiramente, consulte o seu CPF. Caso não tenha cadastro na Serasa, em apenas alguns minutos, você consegue fazer um de forma gratuita. Se constar pendências em seu nome, a negociação pode ser feita diretamente na plataforma.

Uma vez que estiver em contato com o credor na plataforma, basta escolher a melhor opção para sua vida financeira e pagar o boleto. Assim que efetuar o pagamento, a empresa terá um prazo de até cinco dias úteis para limpar seu nome. Ter o nome limpo afetará diretamente na sua pontuação e te dará mais oportunidades de obter crédito.

Se interessou pelo nosso conteúdo? Não deixe de conferir também nosso canal no YouTube e o podcast Serasa Ensina.