Como pagar vários boletos de uma vez? É possível?
Como pagar vários boletos de uma vez? É possível?Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Atualizado em: 19 de março de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O popularmente chamado PIS/PASEP é uma contribuição social feita por empresas e órgãos públicos para melhorar a renda de pessoas que trabalham com carteira assinada e recebem salários mais baixos.
Ele também é chamado de abono salarial, depósito feito anualmente a uma parte dos trabalhadores brasileiros. Com o benefício, é possível organizar parte da vida financeira e negociar dívidas, por exemplo.
Entenda quem tem direito ao PIS/PASEP, de que forma ele é depositado e como usá-lo para deixar as contas em dia.
O PIS/PASEP é uma maneira informal de se referir ao abono salarial. Apesar de serem mencionados sempre juntos e terem a mesma função, PIS e PASEP são fundos diferentes.
O PIS é o Programa de Integração Social, destinado ao trabalhador da iniciativa privada com carteira assinada. O benefício do abono salarial para quem está vinculado ao PIS é depositado pela Caixa Econômica Federal.
O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Quem está inscrito nesse programa também tem direito ao abono salarial, e o pagamento neste caso é feito pelo Banco do Brasil.
Leia também | Abono salarial e PIS são a mesma coisa?
O benefício anual recebido pelos trabalhadores que se enquadram nas regras do PIS/PASEP é de no máximo um salário mínimo (o equivalente a R$1.412 em 2024). Atualmente o pagamento tanto do PIS quanto do PASEP é liberado conforme o mês de aniversário do trabalhador.
O abono tem valor proporcional ao tempo de serviço no ano de referência: cada mês de trabalho equivale a 1/12 de um salário mínimo. Um período superior a 15 dias conta como um mês integral.
Em 2024 o valor do abono será referente ao ano-base de 2022. O benefício começou a ser depositado em fevereiro.
Leia também | Conheça os principais direitos do trabalhador
Para saber o valor e a data de pagamento do PIS/PASEP, o trabalhador poderá fazer a consulta pelo telefone 158 ou por aplicativos do governo, da Caixa (PIS) ou do Banco do Brasil (PASEP). Confira:
O PIS, para funcionários de empresas privadas, é depositado pela Caixa Econômica Federal. Os trabalhadores do setor público, inscritos no PASEP, devem entrar em contato com o Banco do Brasil. Confira como receber o abono salarial em ambos os casos:
O ideal é usar esse dinheiro de forma estratégica para sua vida financeira, seja para criar uma reserva financeira, seja para pagar contas atrasadas.
O abono salarial pode ser uma oportunidade para negociar dívidas. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, da Serasa, em janeiro de 2024 o valor médio de cada dívida dos brasileiros inadimplentes era de R$1.410,73. O valor é praticamente o mesmo de um salário mínimo em 2024, que é o abono máximo do PIS/PASEP.
Ou seja: quem está inadimplente e tem direito ao abono pode ter uma boa chance de quitar uma dívida quando o depósito for feito. Ter o dinheiro à vista facilita as negociações.
Ao aproveitar as oportunidades do Serasa Limpa Nome, por exemplo, é possível que a dívida possa ser quitada por um valor ainda mais baixo – negociando por site, aplicativo, WhatsApp ou até nos Correios. Isso porque a plataforma de negociação da Serasa oferece descontos que podem chegar a 90% em alguns casos.
Leia também | As consequências de estar com o nome negativado na Serasa
Ao receber o dinheiro do abono salarial, você pode conferir na plataforma do Serasa Limpa Nome se é possível negociar alguma dívida com o valor recebido.
Pelo Serasa Limpa Nome você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos, no Pix ou boleto, com opções de parcelamento. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, aplicativo, WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 20248 minutos de leitura