Entrar
Navegação do blog
  1. Carteira Digital
  2. Blog
  3. Transferencia Entre Banco De Diferentes Veja Como Funciona

Como fazer transferência entre bancos diferentes

Conheça as principais formas de movimentar dinheiro entre contas, com transferência entre bancos diferentes.

Atualizado em: 29 de janeiro de 2024

Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Jovem empresária verificando sua conta bancária no smartphone

Dentro das ofertas do serviço bancário, existe mais de um modo de fazer transferência entre bancos diferentes, de forma online. Quem tem conta corrente, por exemplo, e deseja transferir um valor para outra conta pode escolher operações como o Pix ou a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Entretanto, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) é uma operação que não será mais oferecida pelos bancos depois de fevereiro de 2024.

As regras para esses serviços no país são definidas pelo Banco Central. Conheça as principais opções de transferência, quais os custos das operações e quanto tempo leva para o dinheiro entrar na conta.

Assista | Devolução de Pix é possível?

Opções de transferência para bancos diferentes 

A partir de março de 2024, os correntistas terão basicamente as opções de Pix e TED para fazer a transferência de dinheiro entre bancos diferentes. Essas modalidades podem ser feitas por pessoa física ou pessoa jurídica.

Entenda as diferenças:

Pix

O Pix surgiu em 2020 como um método de transferência monetária gratuita e instantânea. Hoje é a forma mais adotada pelos brasileiros para movimentar dinheiro entre contas.

  • ●     A operação é concluída em poucos segundos, qualquer que seja o horário ou dia da semana.
  • ●     O Pix entre contas é gratuito.
  • ●     Não há limite mínimo de transferência.
  • ●     As instituições bancárias costumam estabelecer limites diários de Pix por questões de segurança, além de diminuir o valor que pode ser transferido no período da noite.

TED

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é indicada para uma quantia mais alta de transferência. Apesar de a compensação ser rápida, ela não é automática como o Pix e é taxada pelos bancos.

  • ●     Se for feita antes das 17h de um dia útil, cai no mesmo dia na conta do recebedor. Depois desse horário, é agendada para o dia útil seguinte.
  • ●     Não há limite mínimo de transferência.
  • ●     Pelo site ou aplicativo, os bancos estabelecem um limite máximo de transferência por segurança. Não há limite de valor ao fazer um TED pessoalmente na agência.
  • ●     A operação via TED normalmente tem cobrança de tarifa. O valor da taxa depende de cada instituição bancária. Geralmente fazer a TED via internet ou caixa eletrônico é mais barato que realizá-la presencialmente na agência. Confira as tarifas aplicadas pelos bancos nacionais no site do Banco Central.

 

Leia também | Estorno de tarifa bancária: quando é possível?

O DOC vai acabar?

Sim. Durante muitos anos, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) foi uma das principais formas de transferir dinheiro entre contas. Entretanto, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transferências via DOC não serão mais realizadas depois de fevereiro de 2024.

O DOC surgiu em 1985, um tipo de transferência entre bancos finalizada no dia útil seguinte. Essa operação sempre foi taxada pelas instituições, com transferência máxima de R$4.999,99. A extinção do DOC se deve à popularização do Pix, que tornou a transferência de valores entre contas mais prática e gratuita.

Acompanhe as datas de descontinuação:

  • ●     Os clientes poderão realizar DOC até 15 de janeiro de 2024.
  • ●     O agendamento das operações pode ser feito até 29 de fevereiro de 2024.
  • ●     Dia 29 de fevereiro de 2024 o sistema para esse tipo de operações será encerrado.

Como transferir dinheiro para minha conta

Quem precisa receber dinheiro na própria conta, transferido por uma pessoa física ou jurídica com conta em outro banco, as opções são o Pix e o TED. A escolha pela forma de transferência é sempre da pessoa que está enviando a quantia.

Se for você a fazer o TED ou Pix entre contas, lembre-se que é necessário ter saldo disponível na conta bancária ou estar dentro do limite do cheque especial (essa opção não é recomendada, por conta dos juros cobrados). Também é preciso ter acesso ao site, aplicativo do banco ou agência física. Em seguida, é só informar a senha para a realização da operação e os dados do destinatário.

Como fazer uma TED:

  • ●     No aplicativo ou site do banco, escolha a opção TED e informe o nome completo, CPF ou CNPJ de quem vai receber o dinheiro. 
  • ●     Digite o valor da transferência e escolha o tipo de conta (corrente ou poupança) do destinatário. 
  • ●     Acrescente os dados bancários completos (agência, conta e código do banco). 
  • ●     Insira a senha digital e confirme a operação.

Como fazer um Pix:

  • ●     No aplicativo ou site do banco, escolha a opção Pix. 
  • ●     Cadastre uma chave (se ainda não tiver). 
  • ●     Em seguida, informe a chave de quem receberá o dinheiro. As chaves são códigos para identificar o destinatário sem precisar inserir dos dados de conta.
  • ●     Digite o valor a ser transferido.

●     Confira os dados do recebedor e autorize a transação. 

 

Leia também | Conheça os tipos de golpes com Pix

Como transferir dinheiro entre contas do mesmo banco

As instituições bancárias têm uma forma de transferência interna quando a movimentação é entre contas do mesmo banco, o que deixa as operações mais práticas.

Nesses casos a operação feita é uma Transferência Eletrônica Financeira (TEF), gratuita e compensada na mesma hora. Para fazer pelo site ou aplicativo, basta escolher a opção “transferência entre contas”.

Leia também | Como negociar dívidas com bancos

Organize o pagamento das contas com a funcionalidade do app da Serasa

O Pix, além de funcionar como uma transferência bancária, também é um método de pagamento de boletos. A funcionalidade Minhas Contas, da Serasa, é uma aliada para gerenciar as contas do mês, qualquer que seja a forma de pagamento escolhida.

Com o aplicativo da Serasa, é possível ter todas as despesas reunidas em um só lugar, incluindo água, luz, gás* e até compras online.  

  • ●     Visualize: tenha uma visão clara de todas as suas contas.
  • ●     Unificação das contas: você escolhe se quer pagar uma conta por vez ou a soma de todas elas.
  • ●     Pague com agilidade: pague boletos com apenas alguns toques, de forma rápida e segura.
  • ●     Receba alertas de vencimento: acompanhe o vencimento das contas para sempre pagar em dia.
  • ●     Central de pagamento: água, luz, gás e até compras online. Todos os seus boletos registrados em um só lugar, para sua comodidade.
  • ●     Segurança Serasa: conte com toda a segurança e confiabilidade da Serasa.

*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados, acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.

Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa. Simplifique sua vida financeira com o Minhas Contas!

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.83 de 5

Artigos relacionados