Tudo que você precisa saber sobre a dívida FIES

Nova medida do Governo Federal oferece descontos de até 99% sobre a dívida do FIES. A renegociação pode ser solicitada pelos estudantes até 31/12

duas pessoas pesquisando sobre algo

Autor: Fabiana Ramos

Publicado em 05 de outubro de 2022

Criado em 1999 pelo Governo Federal, o Fundo de Financiamento Estudantil tem como objetivo financiar a mensalidade de universidades privadas dos estudantes que não têm condições de pagá-las. No entanto, depois de formados, muitos beneficiários têm dificuldade de quitar o débito e acabam com dívida do Fies. 

Para o Fundo de Financiamento Estudantil, são considerados inadimplentes aqueles que estão com o pagamento atrasado há pelo menos 90 dias. De acordo com levantamento divulgado em agosto de 2022 pela TV Globo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) calculava em 729.901 o número de inadimplentes há pelo menos um ano. O levantamento contemplava somente contratos que já estavam nessa situação de inadimplência em dezembro de 2021.  

Assista | Renegociação de dívidas do FIES - Serasa Ensina

Como saber quantas parcelas faltam do FIES?

A maior dúvida dos estudantes na época da contratação do crédito estudantil é saber exatamente quanto terão de pagar após a conclusão do curso. Sempre há uma estimativa por meio de simulação, mas os formandos costumam se surpreender com a atualização dos valores. 

Atualmente, nos contratos em que não há incidência de juros basta somar o valor de todas as parcelas para se chegar ao total da dívida. 

Para contratos em que há incidência de juros, é necessário fazer a consulta no site do FIES ou no aplicativo da instituição financeira na qual foi feito o financiamento. O site ou o aplicativo informam quantas parcelas faltam até terminar a amortização, bem como o valor total da dívida. 

Leia também | Como organizar suas despesas e sair do endividamento? 

TítuloDívida perdoada FIES: o que significa?

Em 2022, o governo federal ratificou uma medida provisória que prevê até 99% de desconto na renegociação da dívida do FIES. Os estudantes têm até 31 de dezembro de 2022 para solicitar a renegociação. 

Aqueles que pretendem fazer o pagamento da dívida à vista terão desconto. O desconto beneficia tanto quem está com o pagamento em dia como quem está com parcelas atrasadas.  

 

Veja em detalhes como se dará a redução: 

• Estudantes sem atraso nas parcelas: desconto de 12% no pagamento à vista do saldo devedor. 

• Estudantes com atraso de até 90 dias: desconto de 12% no pagamento à vista do saldo devedor, com isenção de multas e demais encargos pelo atraso. 

• Estudantes com atraso de até 90 dias que não farão o pagamento à vista: isenção de multas e demais encargos, sem desconto do saldo devedor principal, porém com possibilidade de parcelamento em até 150 vezes (cada parcela precisa ter o valor mínimo de R$ 200). 

 

Existem, porém, condições especiais para estudantes inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiados com o Auxílio Emergencial 2021: 

• Atraso superior a 360 dias (desde que a data da última prestação prevista em contrato esteja com atraso superior a cinco anos.): será concedido desconto de 99%, incluindo juros e multa. O saldo remanescente pode ser pago à vista ou parcelado em até 15 prestações. 

• Atraso superior a 360 dias: será concedido um desconto de 92% sobre o total do saldo devedor. O saldo remanescente pode ser pago à vista ou amortizado em 15 parcelas. 

• Todos os demais casos: desconto de 77% sobre o valor total da dívida, para pagamento à vista ou parcelado em 15 vezes. 

 

Atenção! É muito importante lembrar que a renegociação vale apenas para contratos firmados até o final de 2017 e que estavam em fase de amortização no dia 30 de dezembro de 2021. 

 

Leia também | Crédito estudantil: o que é, como funciona e como contratar 

Como renegociar e aproveitar os descontos?

Tudo pode ser resolvido de forma remota, pela internet. O interessado deve ingressar no aplicativo do banco em que assinou o financiamento do crédito estudantil: Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. 

Para renegociação pela Caixa: 

  1. 1. Baixe o app FIES Caixa (IOS ou  Google Play). 
  2. 2. Escolha “Renegociação FIES”. 
  3. 3. Confira se o seu contrato pode ser renegociado. 
  4. 4. Faça simulações de renegociação. 
  5. 5. Aceite o Termo Aditivo. 
  6. 6. Emita o boleto. 
  7. 7. A partir do pagamento da primeira parcela, a renegociação é efetivada. 

Para renegociação pelo Banco do Brasil: 

  1. 1. Baixe o app do Banco do Brasil (IOS ou Google Play). 
  2. Vá até a opção “Solução de dívidas”. 
  3. Clique em “Renegociação FIES” e depois em “Renegociar parcelas”. 
  4. Simule as condições de parcelamento antes de fazer a opção. 
  5. Assine eletronicamente o Termo Aditivo. 
  6. Emita o boleto e faça o pagamento. 

 

Com o pagamento da primeira parcela da negociação, o nome do estudante e do fiador, caso estejam negativados, saem dos cadastros de restrição ao crédito (se essa for a única dívida). 

Os estudantes que desejam fazer o refinanciamento da dívida em até 150 parcelas precisam comparecer à agência, acompanhados do fiador.