O que é negativado? Entenda o que isso significa!

Entenda o que significa estar negativado e por que essa situação pode levar a dificuldades de obtenção de cartão de crédito, empréstimo ou financiamento.

homem vendo seu nome negativado em seu computador

Atualizado em: 14 de julho de 2023

Autora: Serrana Fillet


Não conseguir crédito em bancos, lojas ou até mesmo não ter um cartão de crédito aprovado. Essas situações acontecem com pessoas que estão com o “nome sujo”, ou seja, negativadas. Entenda agora o que significa estar negativado e como sair dessa situação.

Há maneiras de solucionar o problema, e elas são mais simples do que se pensa. Em poucas etapas, é possível negociar as dívidas e, assim, cuidar da saúde financeira. Confira a seguir.

Leia também | Como faço para limpar o nome rápido?

Quantos inadimplentes há no Brasil?

Antes de explicar o que é negativado, é importante dizer que essa é uma situação que atinge milhões de brasileiros. De acordo com o Mapa de Inadimplência e Negociações de Dívidas da Serasa, 71,90 milhões de pessoas estavam em situação de inadimplência no país em maio de 2023. Em comparação com maio do ano anterior, a quantidade de negativados aumentou 8%.

Assista | O que é inadimplência?


O que significa estar negativado na Serasa

Esse termo é utilizado para explicar a situação em que um consumidor tem uma dívida pendente e, por conta disso, teve o CPF inscrito no banco de dados da Serasa. Por exemplo, se a pessoa não pagou um boleto bancário, a empresa poderá inscrever o CPF em serviços de proteção ao crédito, como a própria Serasa.

Essa situação é conhecida como ficar com o “nome sujo na praça”, uma expressão originada do hábito de antigos comerciantes que se reuniam em praças públicas para trocar informações sobre os clientes. O termo “nome sujo” ganhou popularidade entre os brasileiros e até hoje é utilizado para se referir a pessoas negativadas.

Entretanto, ainda que esteja presente, a expressão é inadequada e pouco amigável. O correto é dizer que, ao ter uma dívida negativada, o consumidor tem uma dívida em seu nome inscrita no cadastro de inadimplentes.

Tenho uma conta atrasada: meu nome está negativado?

Antes de seguir com a negativação, as empresas enviam avisos que são obrigatórios. Assim, é possível saber antes de o nome de fato ficar negativado. É importante ressaltar que ter o nome negativado não é o mesmo que ter uma conta em aberto. Por exemplo, muitas vezes a conta de luz está atrasada, mas nem sempre o CPF do titular está negativado por conta desse atraso. Em outras palavras, toda negativação vem de uma dívida, mas nem toda dívida gera negativação.

Isso só vai acontecer se a empresa registrar o CPF do consumidor em órgãos de proteção ao crédito, o que pode ser feito a partir do primeiro dia de atraso. Para ter certeza se está ou não negativado na Serasa, é possível consultar pelo site ou aplicativo da Serasa a situação do seu próprio CPF, de forma rápida e gratuita.

O que acontece se estiver negativado

Quem está negativado pode ter maiores dificuldades na vida financeira. A inscrição em órgãos de proteção de crédito costuma restringir o acesso a financiamentos e empréstimos, além de impactar a pontuação de crédito.

As restrições vão além da dificuldade de empréstimo: podem impedir também parcelamentos em lojas, acesso a cartão de crédito, contratação de serviços e até abertura de conta em banco.

Como não ficar negativado

O melhor a fazer para evitar ter o CPF inscrito em uma lista de inadimplência é pagar as contas em dia e cuidar da saúde financeira em sua totalidade. Confira mais dicas:

  • ●      Faça um planejamento financeiro

Uma das melhores formas de manter a saúde financeira é anotar os gastos, seja em caderno, seja em tabela online. O importante é ter o controle do dinheiro que entra e do que sai todo mês. 

  • ●      Evite gastos desnecessários

Quando o orçamento está apertado, é importante dar prioridade aos gastos essenciais, como aluguel, luz e mercado. Cuide para não gastar mais do que pode em itens como roupas ou refeições fora de casa.

  • ●      Pague as contas sem multas

Para evitar ficar negativado por esquecer a data de vencimentos dos boletos, organize mensalmente o pagamento das contas. O uso de ferramentas como carteiras digitais e agendamento de pagamentos pode ajudar nessa missão.

  • ●      Faça poucos empréstimos

Quanto mais compromissos financeiros, menor é chance de conseguir pagar todos em dia. Evite, por exemplo, se comprometer ao mesmo tempo com financiamento de veículo, compra parcelada em loja, empréstimo no banco e fatura do cartão de crédito.

Leia também | Como organizar a sua vida financeira em 4 passos

Como regularizar as dívidas

Cada tipo de dívida tem um procedimento diferente de regularização. Confira:

Dívidas de cheques sem fundo

  • ●      Entre em contato com o banco no qual é correntista e solicite as informações sobre o cheque.
  • ●      Realize o pagamento para a pessoa ou empresa para a qual emitiu o cheque e guarde o cheque original.
  • ●      Leve o cheque original até o banco e solicite a exclusão de seu nome do Relatório de Cheques Sem Fundos (CCF).

Dívidas que envolvem ações judiciais

  • ●      Consulte o CPF no site ou no aplicativo da Serasa.
  • ●      Procure o fórum em que tramita a ação e peça o número, o valor e os dados da empresa ou da pessoa que realizou o processo.
  • ●      Consulte o processo e veja se há acordo protocolado ou homologado pelo juiz ou até mesmo se a ação foi extinta.
  • ●      Aguarde a baixa da anotação em até 7 dias úteis após o acerto.

Dívidas com bancos e comércio em geral

O melhor caminho é primeiro verificar se há ofertas de renegociação da dívida no Serasa Limpa Nome. É possível ter até 90% de desconto para quitar as dívidas, conforme disponibilidade das empresas parceiras. Se a empresa não for parceira da Serasa, o mais indicado é entrar em contato com ela para negociar diretamente.

Quanto tempo leva para o nome ficar regularizado

Quando a dívida é quitada, a empresa credora ou o cartório informam os birôs de crédito que o pagamento foi feito. Essa etapa é chamada de comando de exclusão e leva até 5 dias úteis. Depois, a dívida que estava negativada será retirada do cadastro de inadimplentes. Se esse prazo passar, entre em contato com a empresa ou pessoa credora e solicite o envio do comando de exclusão da dívida.

Caso tenha outra dúvida sobre regularização ou negociação de dívidas, acesse a Central de Ajuda da Serasa.  

Serasa Limpa Nome: a maior plataforma de renegociação de dívidas do país

Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% para negociar dívidas. O processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.

  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.