Entrar

Consulta CPF pelo nome: é possível? Como funciona?

Consulta CPF pelo nome. Será que é possível fazer essa pesquisa sem os números do documento? Como funciona? Confira!

Foto elaine ortiz
Publicado em: 23 de março de 2022.

Consulta CPF pelo nome. Será que é possível fazer essa pesquisa sem os números do documento? Muitas vezes, quando vamos fechar negócio com alguém, precisamos consultar o CPF da pessoa para ter mais segurança. Mas e quando você não tem o número em mãos? Como realizar essa consulta? Continue a leitura que vamos explicar tudo a respeito!

Consulta CPF pelo nome: é possível?

Antes de descobrir se consulta de CPF pelo nome é possível, é preciso antes entender o que é e para que serve o Cadastro de Pessoa Física, o CPF.

O documento nada mais é que um registro dos brasileiros mantido pela Receita Federal. E é tão importante que desde 2015 as crianças que nascem no Brasil já recebem os 11 dígitos na hora que os pais registram seus nascimentos nos cartórios. Os números só mudam por decisão judicial, por isso acompanham as pessoas durante toda a vida.

Um dos principais usos do CPF é para a declaração anual de Imposto de Renda. Mas ele também é fundamental para prestar concurso público e matricular-se em universidades, por exemplo. Além disso, todos os dias, em cadastros diversos, utilizamos o CPF e sem ele é impossível abrir conta em banco ou pedir um cartão de crédito.

É um documento mais utilizado que o próprio RG (Registro Geral), não é mesmo? Por isso é muito importante sempre verificar a situação cadastral e financeira do CPF. Continue a leitura para saber como consultar o CPF pelo nome.

Como consultar CPF pelo nome?

Consultar número do CPF pelo nome é sim possível, mas não é comum e nem muito simples. Por questão de segurança, só há duas formas de se fazer isso:

  • Empresas que possuem convênio com birôs de crédito podem realizar essa pesquisa, mas não podem repassar para consumidores. O levantamento é exclusivo para que essas empresas façam a análise de crédito.

  • Diretamente na Receita Federal, mas apenas se você for representante legal, judicial ou procurador do dono do documento é que você pode consultar número de CPF pelo nome completo da pessoa.

Na Serasa existe um serviço pago chamado Você Consulta que permite verificar o CPF de terceiros para saber sobre a situação financeira do portador do documento ou o CNPJ de empresas. Mas, neste caso, é preciso ter os números do documento da pessoa ou da empresa que será consultada. Só pelo nome não é possível realizar a busca.

As informações expostas pelo Você Consulta são confidenciais e quem consultar tem como responsabilidade manter apenas para si a situação informada.

Esse serviço serve para quem quer contratar uma pessoa física ou fechar um negócio com alguma empresa, como por exemplo com fornecedores para um evento, mas faz questão de averiguar se aquele CNPJ ou CPF possui algum tipo de pendência financeira. Com certeza, ajuda a fugir de ciladas.

Leia também | Como se proteger de uma fraude de CPF?

Como consultar CPF pelo nome na Receita Federal?

Como citamos anteriormente, consultar CPF pelo nome Receita Federal só é possível se você for representante legal, judicial ou procurador da pessoa consultada. Se este for o caso, você poderá sim obter o número do CPF. Mas será necessário se dirigir pessoalmente até uma unidade de atendimento da Receita Federal, portando os documentos que comprovem que você é o procurador.

Pela internet, no site da Receita Federal, apenas é possível consultar a situação cadastral do CPF de forma gratuita. Mas também é necessário ter os números do documento e a data de nascimento do titular do CPF. Lembrando que não é possível consultar CPF pelo nome e data de nascimento ou consultar CPF pelo nome da mãe. Somente com o número em mãos dá para fazer essa busca pelo site.

Com esta pesquisa você saberá o status do documento. São eles:

CPF regular: significa que não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte.
CPF pendente de regularização ou bloqueado: quer dizer que o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) obrigatória.
CPF suspenso: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto. Também pode acontecer com quem não justificou ausência nas eleições ou tem pendências com a Justiça Eleitoral.
CPF cancelado: pode acontecer em caso de CPF clonado, decisão judicial ou falecimento.
CPF nulo: significa que foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

Ficou claro que consulta CPF Receita Federal pelo nome exclusivamente é algo possível, mas complicado, não é mesmo?

Como consultar nome pelo CPF?

Verificar a situação financeira do CPF é muito importante para saber se seu nome está limpo ou se está sujo no mercado. Ou seja, se um CPF está negativado ou não.

No site da Serasa é possível consultar o seu nome pelo CPF e ter essas informações da sua situação financeira, descobrindo se existem dívidas no seu nome e negociando para quitá-las. Além disso, você pode também checar o seu Serasa Score e ver como anda a sua pontuação de crédito.

Leia também | Como consultar o Score na Serasa

Quer saber como consultar CPF de forma prática e rápida? Veja como é fácil fazer essa consulta:

  1. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store.

  2. Cadastre-se: Faça login com seu CPF e senha. Se ainda não tiver um cadastro, pode criar o seu na hora, em poucos minutos e sem pagar nada.

  3. Consulte seu CPF: Pronto! Na página inicial, basta acessar a aba Monitoramento de CPF ativo. Na plataforma, você também pode verificar seu Serasa Score 2.0.

Além do app Serasa, você pode fazer a consulta de CPF de outras formas. Confira:

  • Site Serasa: basta acessar o site da Serasa e clicar em Consultar CPF grátis. Depois, digite seu login e senha (se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora). Clique em Meu CPF e faça a consulta. Na plataforma, você também pode verificar seu Serasa Score 2.0.

  • Via Carta: A carta poderá ser escrita a mão ou impressa e deverá conter: número do seu CPF e RG com cópia simples dos dois documentos; sua assinatura com firma reconhecida em cartório, específica ao negócio da Serasa; endereço completo para resposta. A carta deve ser enviada para: Serasa Consumidor: Av. Doutor Heitor José Reali, 360 CEP: 13571-385 – São Carlos/SP. Importante: apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta.

  • Por procuração: O procurador deve enviar os seguintes documentos para a Serasa Experian: Procuração (original ou cópia autenticada) assinada pelo titular do CPF, com firma reconhecida em cartório e específica ao negócio da Serasa (consulte os tipos aceitos em nossa FAQ); Cópia simples da procuração (ficará retida na verificação); Documento original do procurador: RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
    Importante: apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta. Endereço: Serasa Experian – Av. Dr. Heitor José Reali, 360 – São Carlos-SP – CEP 13571-385.

Se consultar número CPF pelo nome não é comum, como descobrir se alguém está consultando ou usando meu CPF de forma irregular?

Seus dados financeiros devem ser protegidos. Claro que sabemos que sempre que um serviço é solicitado (como um cartão de crédito ou uma abertura de conta em banco) ou uma compra parcelada é efetuada, nosso CPF é consultado em birôs de crédito como a Serasa pelas empresas.

O motivo da consulta é descobrir como é o relacionamento daquele cliente com o mercado, se ele costuma pagar as contas em dia, se possui um bom score, se está endividado e negativado ou não.

É um mecanismo de proteção para as empresas. Se o consumidor for um “bom pagador”, o crédito é cedido. Se ele estiver negativado ou com um score muito baixo, a situação se complica um pouco mais, já que o mercado entende que o risco de inadimplência com aquele cliente é muito mais alto.

A melhor forma de saber se seu CPF está sendo consultado por terceiros ou utilizado de forma irregular é sempre acompanhar o status do documento, fazendo consultas regulares.

Pelo site da Serasa é possível solicitar relatório gratuitamente e descobrir que consultou seu CPF nos últimos 24 meses. Aqui a gente te explica como!

Outra forma de se manter ainda mais informado sobre as movimentações atreladas ao seu CPF é com o Serasa Premium. Toda vez que uma empresa consultar seu CPF, por exemplo, você é notificado.

O Serasa Premium é uma ferramenta que oferece monitoramento de dados do CPF e do CNPJ atrelado ao CPF. Assim, ele ajuda a evitar fraudes e o uso indevido de informações. É um recurso indispensável para garantir a segurança, principalmente nos dias de hoje, com o aumento do vazamento de dados e crimes virtuais.

Agora que você já sabe tudo sobre consulta CPF pelo nome, continue acompanhando o blog da Serasa para ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos sobre educação financeira e finanças.

E aproveite também para assistir nosso vídeo e entender melhor como o Serasa Premium protege seus dados.

Leia também | Por que você deve se preocupar com a proteção de dados?