Saiba como participar do programa Nota Paraná.

Como participar do programa Nota Paraná, receber dinheiro de volta e concorrer a prêmios. Entenda o passo a passo e adquira o novo hábito.

programa nota paraná


Autor: Marlise Brenol

Publicado em 20 de março de 2023

Com o slogan “CPF na nota é dinheiro de volta”, o programa Nota Paraná estimula o cidadão paranaense a solicitar a nota fiscal eletrônica em todas as compras realizadas no estado. O programa ajuda o governo a combater a sonegação fiscal ao mobilizar o cidadão a fiscalizar os estabelecimentos comerciais. Saiba como participar do Nota Paraná.  

O que é o Nota Paraná

O programa incentiva o consumidor a exigir o documento fiscal no momento de uma compra e, como recompensa, receber parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelo estabelecimento. O consumidor inscrito no programa também passa a concorrer a prêmios em dinheiro. Os créditos e prêmios podem ser compensados em conta bancária ou usados para abatimento do IPVA. 

No site do Nota Paraná o consumidor pode consultar e imprimir as notas fiscais lançadas no CPF. Podem participar do programa todas as pessoas físicas que tenham o número de identificação e as entidades de direito privado sem fins lucrativos que atuem nos ramos de atividades de assistência social, cultural, defesa e proteção animal, desportiva e saúde. 

Leia também I Como evitar golpes exigindo a nota legal  

Como funciona o programa Nota Paraná

O programa de reembolso de créditos de ICMS para o consumidor é simples e começa com o cadastro no site para aderir ao Nota Paraná. A emissão da nota fiscal determina quanto o comerciante ou prestador de serviço deve pagar ao Estado. A nota fiscal é um fator fundamental para evitar a sonegação de impostos e permitir ao estado receber os valores definidos em lei e gerir a prestação do serviço público. Saiba como funciona em cinco passos: 

• 1: Solicitação do CPF na nota.  

Toda vez que fizer uma compra de mercadorias e produtos em lojas e outros estabelecimentos comerciais no Estado do Paraná, peça para incluir seu CPF na nota. O documento identificado é o primeiro passo para participar do Nota Paraná e acumular créditos, além de concorrer a prêmios em dinheiro. 

• 2: Emissão da nota  

Esse pequeno gesto cidadão garante que o comerciante emitirá a nota e enviará as informações para a Receita Estadual. A nota fiscal é o documento que comprova o envio do imposto aos cofres do Estado. Os valores do ICMS são destinados pelo governo às áreas de educação, saúde, segurança e outras. 

• 3: Recolhimento do imposto  

A nota fiscal eletrônica Paraná é o documento base emitido pelo comerciante e servirá de base para o cálculo e pagamento do imposto sobre a circulação de mercadorias ao estado do Paraná. 

• 4: Cálculo dos créditos  

No portal do Programa Nota Paraná, o cidadão pode acessar, conferir e fiscalizar as notas fiscais emitidas pelo CPF. O site também permite verificar os créditos somados e os valores de reembolso, além de disponibilizar consulta aos bilhetes eletrônicos para o sorteio de prêmios. 

• 5: Utilização dos créditos  

O login no site do Programa Nota Paraná também permite ao cidadão escolher como utilizar o crédito. Uma opção é pedir saque em dinheiro, outra é o abatimento no IPVA. O Estado do Paraná afirma distribuir 30% do imposto pago aos participantes do programa. 

Leia também I Pagamento online: o que é e por que utilizar  

Como resgatar o crédito do Nota Paraná

O resgate do dinheiro de volta, ou cashback como é chamado em inglês, pode ser feito por pessoas cadastradas no programa Nota Paraná e com créditos acumulados para reembolso. É preciso ter no mínimo R$25 para transferir os valores para conta bancária. Para consultar os valores, basta logar no site ou no aplicativo do programa. O cadastro também permite acompanhar o saldo e concorrer a prêmios. 

Acesse o site, informe o CPF e senha, clique em “Acessar”. O painel vai indicar a opção “Minha conta corrente”. Após clicar nela escolha a opção “Transferir crédito para conta bancária”. Insira os dados bancários e informe quanto quer transferir. Pronto, o acesso às informações é imediato. O crédito deve ser disponibilizado na conta corrente em até 10 dias a partir da data do pedido de resgate. 

Leia também I CPF na nota fiscal: conheça os benefícios 

Assista I Análise de crédito: o que é e como funciona

Saiba como conseguir crédito para seu perfil

O cidadão atento às oportunidades de crédito tem mais chance de fazer bons negócios e valorizar o próprio dinheiro. O mesmo acontece no caso da opção por um empréstimo. Antes de decidir fechar negócio, é sempre bom cotar as melhores condições de crédito do mercado.  E o Serasa Crédito pode ajudar o consumidor a encontrar o melhor crédito para cada perfil. O serviço da Serasa pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita. 

 Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.  

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.   

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você: 

 

1. Acesse o Serasa Crédito 

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

 

2. Complete seu perfil 

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

 

3. Faça uma simulação 

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

 

4. Confira e compare opções 

Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

 

5. Finalize a contratação 

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. 

+ Acesse agora o Serasa Crédito