Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Cpf Na Nota Aumenta O Score Confira

CPF na nota aumenta o Score? Conheça a verdade

Saiba se colocar o CPF na nota aumenta o Score e entenda para que serve a identificação no documento fiscal.

Atualizado em: 20 de março de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Celular com login da Serasa ao lado de um notebook para ilustrar artigo sobre score

Muita gente acredita que colocar o CPF na nota aumenta o Score. Porém, isso não é verdade. Trata-se de um dos mitos sobre o Serasa Score. Ter o número do CPF na nota fiscal de um produto ou serviço não muda a pontuação de crédito. O Serasa Score usa outras informações para a análise de crédito, como dívidas negativadas, consultas ao CPF feitas por terceiros e histórico de pagamentos. 

Colocar o CPF na nota continua sendo uma prática recomendável, mas por outras razões. Ao fazê-lo, o consumidor permite melhorar a fiscalização dos órgãos públicos para evitar a sonegação fiscal.  

Para fazer o Serasa Score aumentar, é preciso ter outras ações. Ainda assim, é importante pedir para colocar o CPF na nota – mesmo que isso não tenha nenhuma relação com a pontuação de crédito.

Assista | Conheça os mitos sobre o Serasa Score

O que é Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que vai de 0 a 1.000 e indica as chances de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses.

O cálculo da pontuação é feito com base em informações que refletem o momento financeiro atual. O Score é a avaliação de um momento e pode aumentar ou diminuir ao longo dos meses conforme os hábitos e decisões do consumidor.

Leia também | Entenda como é feito o cálculo do Score

Por que colocar CPF na nota não aumenta o Serasa Score?

A pontuação de crédito muda conforme as escolhas do consumidor, mas colocar o CPF na nota não está entre as ações que influenciam o Serasa Score.

A pontuação é calculada com base em dados que demonstram principalmente a relação do consumidor com o mercado de crédito. O CPF na nota é uma ferramenta de controle fiscal e não faz parte das informações consideradas no cálculo do Serasa Score.

Leia também | 10 mitos e verdades sobre o Serasa Score

Então para que serve colocar CPF na nota?

A inclusão do CPF na nota fiscal é uma medida para incentivar a formalização da economia e combater a sonegação fiscal. A comprovação da compra aumenta a arrecadação e ajuda a identificar empresas que não estejam cumprindo as obrigações fiscais. 

Os governos estaduais geram o cálculo do imposto sobre a circulação das mercadorias, por isso é importante conhecer no detalhe essas atividades.

Leia também | Conheça os benefícios do CPF na nota fiscal

Vantagens de colocar o CPF na nota

Combater a sonegação fiscal fortalece a economia, e isso beneficia indiretamente todas as pessoas. Além disso, há vantagens particulares para quem pede CPF na nota. 

Muitos governos oferecem programas de acúmulo de créditos para quem mantém esse hábito. Esses créditos podem ser utilizados para abatimento de impostos (como o IPVA) ou ser convertidos em dinheiro de volta.

Outra vantagem é que, ao vincular o CPF à nota fiscal, o consumidor tem mais segurança se houver problemas com o produto ou serviço adquirido. A identificação do comprador fica registrada no sistema da empresa, o que facilita eventuais processos de troca ou devolução. 

  • Para cadastrar o CPF na nota fiscal, siga os seguintes passos: 
  • ●      Verifique se a empresa oferece a opção de inclusão do CPF na nota fiscal. 
  • ●      No momento da compra, informe ao atendente que deseja cadastrar o CPF na nota fiscal. 
  • ●      Forneça o número e aguarde a emissão da nota fiscal com o seu CPF. 
  • ●      Caso a empresa não ofereça a opção de cadastramento do CPF na nota fiscal no momento da compra, verifique se é possível incluir o CPF posteriormente pelo site da Secretaria da Fazenda de seu estado ou por meio de aplicativos específicos de programas de incentivo.  

Como aumentar a pontuação do Serasa Score

Colocar o CPF na nota não muda em nada o Score, mas há outras atitudes que podem aumentar a pontuação e, consequentemente, as chances de conseguir crédito. O consumidor tem cada vez mais autonomia para construir sua própria pontuação, confira:

• Pagar as contas em dia

Manter as contas em dia é um dos principais fatores de boa pontuação. Por outro lado, pagamentos atrasados e dívidas em aberto podem diminuir o Serasa Score. Assim, o atraso de um boleto já pode influenciar negativamente o cálculo. 

• Renegociar dívidas

A inscrição de uma dívida no cadastro de inadimplentes tem impacto negativo no Serasa Score. Afinal, qual a segurança de uma empresa para ceder crédito a um consumidor que está negativado? Para sair dessa situação, aproveite oportunidades como o Serasa Limpa Nome para negociar dívidas e sair da negativação.

• Ative a Conexão Bancária

Essa é uma ferramenta da Serasa que permite conectar as informações da conta bancária ao Score. O cálculo fica mais preciso e, se os dados forem positivos para o consumidor, a pontuação pode aumentar. Na Conexão Bancária, a Serasa tem acesso somente às informações no modo leitura, e ela só será ativada se o usuário solicitar.

• Mantenha um bom histórico de crédito

O histórico do Cadastro Positivo é um registro das atividades financeiras do consumidor, incluindo pagamento de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e outros tipos de crédito. Ele é construído ao longo dos meses e anos, com o pagamento em dia das faturas. 

• Mantenha os dados atualizados na Serasa

Manter dados pessoais atualizados, como endereço e telefone, é importante para garantir que as informações levadas em conta no cálculo estejam corretas. 

Como consultar o Serasa Score?

Acessar a própria pontuação de crédito é fácil e gratuito. É aconselhável fazer a consulta regularmente, já que as mudanças do Score podem indicar quais hábitos estão influenciando a sua vida financeira.

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.43 de 5

Artigos relacionados