Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. 11 Mitos E Verdades Sobre O Serasa Score

12 mitos e verdades sobre o Serasa Score

Muito se fala sobre o assunto, mas nem tudo é verdadeiro. Confira 12 mitos e verdades sobre o Serasa Score.

Atualizado em: 25 de março de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

mito e verdade

A pontuação de crédito da Serasa está agora na versão 3.0, com um modelo que dá mais autonomia para os consumidores construírem sua própria pontuação de crédito. Quanto mais alto o Score, maiores são as chances de conseguir crédito e ter acesso a boas negociações com o mercado. Para se tornar especialista no assunto, conheça neste artigo 12 mitos e verdades sobre o Serasa Score.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa

12 mitos e verdades sobre o Serasa Score


  1. O Serasa Score e o Score do SPC Brasil são iguais

    MITO

    A Serasa e o SPC Brasil atuam no mesmo segmento (bancos de dados para proteção ao crédito), mas são empresas diferentes. Como cada instituição utiliza critérios próprios e até informações diversas na análise, pode haver diferença entre o Serasa Score e outras pontuações de crédito.

     

  2. Colocar CPF na nota faz o Serasa Score subir

    MITO

    Esse é um dos mitos sobre o Serasa Score que mais circulam por aí. A verdade é que colocar o número do CPF na nota fiscal em uma compra não influencia em nada a pontuação.  

    Porém, esse hábito pode trazer benefícios aos consumidores. A maior parte dos estados do país promove incentivos fiscais e até mesmo sorteios com prêmios em dinheiro a quem solicita CPF na nota. Além disso, essa é uma forma de combater a pirataria e a sonegação de impostos.

     

  3. Utilizar cartão de crédito e pagar as faturas em dia é bom para o Serasa Score

    VERDADE

    Sim, pagar pontualmente contratos de crédito, como fatura do cartão, parcela de empréstimo ou financiamento, é positivo para a pontuação. Essas informações são enviadas ao Cadastro Positivo e representam mais da metade da composição de cálculo do Serasa Score 3.0.  

    Quanto mais informações positivas, maior a probabilidade de alcançar uma pontuação alta, desde que os outros critérios também sejam atendidos, como não ter dívidas e buscar crédito com moderação.


  4. Quem tem renda alta sempre terá um Score alto também

    MITO

    O Serasa Score não leva em conta a renda no cálculo, e sim o momento financeiro atual e o histórico de dívidas e pagamentos. Por exemplo: se uma pessoa tiver salário alto, mas também dívidas negativadas, pagamentos de crédito atrasados e muitas consultas ao CPF em sequência, provavelmente não terá um Serasa Score alto.   

     

  5. Contratar um serviço para aumentar o Serasa Score faz a pontuação subir

    MITO

    Não confie em empresas que prometem aumentar seu Serasa Score em troca de pagamento ou mensalidade. A Serasa não realiza nenhum tipo de cobrança para aumentar a pontuação e disponibiliza gratuitamente todas as informações sobre o Serasa Score em seus canais oficiais.  

    Não há “fórmula mágica” para aumentar a pontuação, pois ela reflete o perfil e o momento financeiro das pessoas. Assim, apenas os hábitos saudáveis de pagamento e a boa relação com o crédito podem ajudar a conquistar um Serasa Score excelente.

     

  6. Excluir consultas feitas ao CPF aumenta o Score

    MITO

    Excluir as consultas feitas pelas empresas ao CPF do consumidor não fará o Serasa Score aumentar. De fato, as consultas ao CPF têm uma pequena influência no cálculo (cerca de 6% do total), mas isso não significa que a exclusão do histórico de consultas faça a pontuação subir.  

    A Serasa não recomenda a exclusão de consultas. Além de não ajudar, no longo prazo pode afetar negativamente a pontuação e a credibilidade perante o mercado, por falta de histórico.

     

  7. Depois de contratar um empréstimo, o Serasa Score pode cair

    VERDADE

    Sim, um dos fatores mais importantes para a análise de crédito é a capacidade financeira de pagar os compromissos em dia. Assim, quando a pessoa contrata um novo empréstimo, financiamento ou cartão, se compromete com as parcelas, o que afeta a capacidade de obter novo crédito por um período. 

    Porém, conforme as parcelas são pagas em dia, esses pagamentos viram informações positivas e aos poucos a capacidade de contratar novo crédito volta ao nível anterior. Com isso, a tendência é recuperar a pontuação no médio prazo ou até aumentá-la, devido ao histórico positivo.


  8. Pagar adiantado a fatura do cartão de crédito traz pontos de bonificação no Serasa Score

    MITO

    Pagar faturas de cartão ou parcelas de empréstimo antes do vencimento é uma prática saudável e que deve ser incentivada, mas não influencia o cálculo do Serasa Score.  

    Se o cartão de crédito vence dia 10 e pagamos dia 5, essa informação terá o mesmo peso para o cálculo do Serasa Score que um eventual pagamento no dia 10. Por outro lado, os pagamentos em atraso, sim, podem afetar negativamente a pontuação.

     

  9. Basta não ter dívidas para ter um Serasa Score alto

    MITO

    Não ter dívidas é um dos requisitos para ter um Serasa Score alto, mas existem outros. Por isso, mesmo sem estar negativado, um consumidor pode ter dificuldade em ver a pontuação crescer.

    Hábitos como pagar as contas com atraso (mesmo que seja de poucos dias) e contratar empréstimos ou cartões de crédito com muita frequência podem prejudicar a construção de um Serasa Score alto.

     

  10. Ao pagar uma dívida negativada, o Serasa Score sobe na hora

    MITO

    O registro de dívidas e pendências do CPF tem peso de 33% no cálculo do Serasa Score. Assim, após o pagamento de uma dívida negativada a tendência é a pontuação subir, mas quando isso ocorre nem sempre é algo imediato. É preciso tempo para o mercado ter certeza de que houve de fato uma mudança nos hábitos financeiros do consumidor.  

     

  11. Mesmo tendo o Serasa Score alto, pode ser que o crédito não seja aprovado

    VERDADE

    A decisão de conceder ou não crédito é sempre das empresas financeiras, e a Serasa não interfere nela. Essas empresas têm políticas próprias de concessão de empréstimo, cartão ou financiamento, portanto ter um excelente Score não significa garantia de aprovação do crédito. 

     

  12. Ativar a Conexão Bancária pode diminuir o Score

    MITO

    A Conexão Bancária é uma ferramenta do Score 3.0 que permite compartilhar dados bancários com o sistema da Serasa para compor o cálculo da pontuação. Se as informações forem relevantes, a conexão pode aumentar o Score. Porém, a pontuação nunca cairá exclusivamente devido à conexão, mesmo que o usuário esteja com valores negativos na conta. A pontuação poderá cair por outros fatores alheios à conexão dos dados bancários.

Quer saber mais sobre o Serasa Score?

Quer entender mais sobre a pontuação de crédito da Serasa? O Manual do Score Serasa é o único guia oficial disponível sobre o assunto no mercado.

No manual você vai encontrar dicas que podem ajudar a melhorar sua pontuação, aprender a identificar e evitar possíveis fraudes, se atualizar sobre as novidades recentes do Serasa Score, entre outros assuntos. Tudo de forma simplificada e gratuita!

Como consultar seu Serasa Score

Acessar a própria pontuação de crédito é fácil e gratuito. É aconselhável fazer a consulta regularmente, já que as mudanças do Score podem indicar quais hábitos estão influenciando a sua vida financeira.

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados