Moedas digitais: tudo o que é preciso saber
Moedas digitais: tudo o que é preciso saberData de publicação 14 de novembro de 202510 minutos de leitura
Atualizado em: 17 de novembro de 2025
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 5 minutosTexto de: Time Serasa
O Cadastro Positivo e o Serasa Score são ferramentas diferentes, mas estão diretamente ligados. As informações do cadastro têm um grande peso no cálculo da pontuação de crédito dos consumidores.
Dessa forma, um histórico consistente no Cadastro Positivo ajuda a aumentar o score e, em consequência, as chances de obter crédito no mercado. Entenda em detalhes como o cadastro influencia o score.
O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne informações sobre o histórico de pagamentos de consumidores, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Nele, estão registrados dados relacionados a empréstimos, financiamentos, compras a prazo e contas de consumo, como água, luz e telefone.
O histórico permite que as empresas avaliem de forma mais precisa o perfil financeiro dos consumidores e tomem decisões de crédito com mais segurança. Esse modelo é usado em mais de 70 países.
Desde 2019, as informações de pagamentos são incluídas no Cadastro Positivo, conforme previsto pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É importante ressaltar que o Cadastro Positivo é gerenciado apenas por empresas autorizadas pelo Banco Central, como a Serasa, que recebe as informações de pagamento compartilhadas por bancos e outras instituições financeiras.
Esse currículo financeiro permite que as empresas avaliem os bons hábitos de pagamento do consumidor, e não apenas as dívidas e negativações. Com o cadastro, é possível fazer uma análise de crédito mais justa e precisa, favorecendo quem paga as contas em dia.
Leia também | Como atualizar o Cadastro Positivo
O Serasa Score é uma pontuação de crédito que varia de 0 a 1.000 e reflete a probabilidade de uma pessoa honrar seus compromissos financeiros nos próximos meses. Quanto maior a pontuação, maior a confiança do mercado na capacidade do consumidor de pagar as contas em dia.
Para determinar a pontuação, a Serasa usa uma fórmula de cálculo, baseada no comportamento financeiro de cada um. O Cadastro Positivo é justamente uma das principais fontes de informação para compor o cálculo.
Quanto mais positivas, antigas e consistentes forem as informações do cadastro, maior é o Serasa Score. Em consequência, maiores são as probabilidades de o consumidor conseguir crédito no mercado.
Por isso, quem paga a conta de luz todo mês antes do vencimento tem mais chance de ter uma pontuação alta do que quem atrasa com frequência, por exemplo.
Vários critérios são levados em consideração para compor a pontuação do Serasa Score. Confira:
Pagamentos (29%)
Esse é o fator mais importante para o cálculo, e usa como base os registros do Cadastro Positivo. O pagamento em dia dos compromissos financeiros aumenta a pontuação, enquanto atrasos e inadimplência a reduzem.
Experiência no mercado (24%)
Neste critério considera-se o tempo de relacionamento com o mercado – quanto mais longo, mais alto tende a ser o Score. Para esta análise, também são consideradas informações do Cadastro Positivo.
Dívidas (21%)
O cálculo considera as dívidas negativadas do consumidor. Pendências como protestos, cheque sem fundo, falências e ações judiciais também prejudicam a pontuação.
Busca por crédito (12%)
A quantidade de consultas ao CPF do consumidor pode prejudicar o Serasa Score.
Informações cadastrais (8%)
A idade do consumidor e a atualização do cadastro na base de dados da Serasa também são considerados no cálculo do Score.
Contratos (6%)
Avaliação da quantidade de contratos de crédito ativos, duração e relação do tempo entre as contratações. Contratos mais antigos são melhores para o score. Mais uma vez, o Cadastro Positivo fornece informações para a análise.
É importante lembrar que a decisão final de conceder crédito não é da Serasa, mas sim das instituições financeiras, que levam em conta o Serasa Score juntamente com outros critérios ao avaliar a solicitação de crédito.
Leia também | Como aumentar o Score ao longo do ano
O Cadastro Positivo não precisa ser ativado. A inclusão é automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e água.
Estas informações podem ser acessadas por instituições financeiras, comércio e prestadores de serviço, para definir condições comerciais e liberação de crédito.
O Cadastro Positivo permite que o acesso ao crédito de um consumidor seja determinado também pelos seus bons hábitos, não apenas pela presença de dívidas.
É possível solicitar a retirada do seu nome do Cadastro Positivo, mas isso não é recomendado pela Serasa. Sem acesso ao histórico de pagamentos, haverá menos informações para compor o cálculo do score, e é provável que a pontuação de crédito seja reduzida.
As informações do Cadastro Positivo estão acessíveis gratuitamente aos usuários.
| MITO | MITO |
|---|---|
| Desativar o Cadastro Positivo faz o Serasa Score aumentar. | O Cadastro Positivo é uma das fontes de informação mais importantes no cálculo do score. |
| É preciso pagar para acessar seu Cadastro Positivo. | Só os birôs de crédito podem fazer a gestão do Cadastro Positivo. |
| Qualquer pessoa física pode acessar meu cadastro. | Um bom histórico de pagamento aumenta a pontuação do Serasa Score. |
Para entender como o seu histórico de pagamento influencia nas chances de conseguir crédito, é possível consultar o seu Serasa Score de forma rápida e gratuita, a qualquer momento.
Para acessar o Serasa Score, siga o passo a passo:
O Serasa Score é uma das principais pontuações de crédito do mercado e reflete o histórico financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito em instituições financeiras. Quanto maior a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 14 de novembro de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 14 de novembro de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 13 de novembro de 202518 minutos de leitura