Como conseguir financiamento com score baixo? Saiba o que fazer

Saiba como conseguir financiamento com score baixo e confira dicas para aumentar sua pontuação de crédito na Serasa.

Homem encarando sua nota baixa ilustrando sua nota atual de score

Foto elaine ortiz
Publicado em: 30 de novembro de 2021.

Afinal, como conseguir financiamento com score baixo? Essa é a dúvida de muitos brasileiros que precisam de crédito e não se sentem seguros para fazer um pedido por conta da sua pontuação.

E a preocupação não é à toa, já que, infelizmente, o acesso a financiamentos ainda não é uma realidade para todos os brasileiros. Um levantamento recente da Serasa mostrou que, no último ano, cerca de 40% dos consumidores tiveram seus pedidos de crédito negados.

Neste conteúdo, vamos explicar como conseguir um financiamento com score baixo, o que você pode fazer para aumentar sua pontuação de crédito e como funciona o processo de análise de crédito para financiamento. Vamos lá?

Antes de mais nada, o que é um score baixo?

Por não entenderem como funciona o score, alguns consumidores acreditam que têm uma pontuação baixa quando, na verdade, não têm. Vamos entender melhor como isso funciona.

O Serasa Score 2.0 — nome dado ao score da Serasa — é uma pontuação calculada com base no comportamento financeiro de cada brasileiro. Ela varia de 0 a 1.000 e indica para o mercado quais são as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses.

Na prática, quanto maior for o seu score, maiores são as chances de você honrar seus compromissos financeiros. Aí, a possibilidade de você conseguir um financiamento também aumenta. Mas o que é, afinal, um score “baixo”?

Para saber se a sua pontuação é considerada baixa para o mercado, confira as faixas de classificação do Serasa Score 2.0:

  1. de 1000 a 701: muito bom

  2. de 700 a 501: bom

  3. de 500 a 301: regular

  4. de 300 a 0: baixo

Como descobrir se estou com o score baixo?

Simples: é só fazer uma consulta gratuita na Serasa. Para isso, acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play (para celulares Android) e na App Store (para aparelhos com sistema iOS).

Na sequência, basta cadastrar uma senha e fazer seu login. Sua pontuação, histórico e faixa de classificação do seu score já aparecerão na tela inicial.

É possível fazer financiamento com score baixo?

Sim, mas as chances de você ser aprovado são menores. Vamos explicar o porquê.

Todas as instituições financeiras que oferecem financiamentos analisam o risco de conceder crédito para cada um dos solicitantes.

Os critérios avaliados variam de uma empresa para outra, mas basicamente elas verificam três questões: a situação financeira atual do cliente, sua renda e o seu relacionamento com a empresa credora e o mercado (histórico de pagamentos e movimentações financeiras).

No entanto, as políticas internas dessas empresas também têm um peso importante na análise de risco de crédito. Enquanto algumas são mais flexíveis, outras são mais rígidas e preferem se expor menos aos riscos.

E é por isso que, com o mesmo score, você pode encontrar condições de pagamento distintas ao simular ofertas de financiamento em mais de um lugar — o que mostra a importância de comparar várias opções antes de fechar negócio.

Você já deve ter visto algum anúncio com a mensagem “aprovo financiamento mesmo com score baixo”. Eles podem até ser verídicos, mas é importante saber que as empresas que

aprovam crédito nessa situação costumam aplicar juros mais altos para compensar o risco da operação.

Resumindo: além do seu score, outras informações são observadas durante a análise de crédito. Por isso, ter uma boa pontuação é muito importante, mas esse não é o fator que vai definir se o seu financiamento será aprovado ou não. Então, mesmo com um score baixo, é possível ter seu empréstimo aprovado.

Para aumentar as suas chances de conseguir um financiamento com score baixo, pesquise as condições oferecidas em diferentes instituições financeiras e dê preferência a aquelas com as quais você tem relacionamento há mais tempo.

Como aumentar o score para financiamento?

Como vimos, você tem como conseguir financiamento com score baixo, mas ter uma boa pontuação aumenta as chances de ter seu crédito aprovado. Então, como ter um score maior?

Não existe uma receita que faça sua pontuação de crédito aumentar rapidamente, mas alguns hábitos podem contribuir para que seu score cresça. Consequentemente, a busca por um financiamento será mais tranquila.

De modo geral, manter o Cadastro Positivo ativo, atualizar os seus dados na Serasa, regularizar dívidas atrasadas/negativadas e pagar as contas em dia são os comportamentos que mais contribuem para o aumento da sua pontuação de crédito.

No Manual do Score Serasa, você vai descobrir quais são os critérios considerados no cálculo do seu score e tudo o que você precisa fazer para aumentar sua pontuação de crédito. O material é gratuito e você pode baixar agora mesmo.

Neste vídeo do Serasa Ensina, você também vai encontrar mais dicas para manter uma boa pontuação. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=4ZFQ73LQ4h0

Cuidados importantes

Como já dissemos, para o mercado de crédito, seu score é como um reflexo da sua vida financeira — e estar com a pontuação baixa indica que algo pode estar errado.

Portanto, nessa situação é preciso redobrar os cuidados antes de assumir um novo compromisso financeiro tão sério quanto um financiamento. Lembre-se de sempre avaliar a

sua situação financeira e nunca comprometer grande parte da sua renda com parcelas, combinado?

Para você ter uma ideia, os especialistas em finanças pessoais afirmam que o ideal é nunca usar mais do que 30% da sua renda mensal com parcelas. Fique de olho para não ultrapassar esse limite.

Agora você já sabe que é possível conseguir um financiamento para score baixo, mas ter uma boa pontuação aumenta e muito as chances de aprovação.

Então, lembre-se de consultar seu Serasa Score com frequência no app da Serasa. Por lá, você também consegue avaliar quais comportamentos estão impactando a sua pontuação negativamente. Assim, fica mais fácil corrigir esses hábitos e voltar a ter uma pontuação de crédito melhor.

No aplicativo, além de consultar score, você também pode consultar e negociar suas dívidas no Serasa Limpa Nome, solicitar empréstimos e cartões de crédito no Serasa Crédito, monitorar seu CPF e proteger os seus dados com o Serasa Premium e muito mais. Faça o download e aproveite!