Como descobrir o Score: acesse sua pontuação
Como descobrir o Score: acesse sua pontuaçãoData de publicação 29 de novembro de 202310 minutos de leitura
Atualizado em: 5 de setembro de 2023
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Como consultar Score na Serasa? Essa é a dúvida de muita gente que quer acompanhar a pontuação para pedir crédito no mercado ou simplesmente ficar por dentro de sua situação financeira atual.
Aliás, ao consultar o Serasa Score é possível ter acesso a tudo que está afetando a pontuação no momento, positiva ou negativamente.
Essa é uma funcionalidade muito útil para identificar quais hábitos precisam ser mudados e melhorar a própria reputação no mercado de crédito.
Consultar o Score na Serasa é muito simples. É possível fazer a consulta de forma online e gratuita.
Confira o passo a passo:
Acesse o site da Serasa ou, se preferir, baixe o aplicativo oficial, disponível para download no Google Play e na App Store.
Depois de fazer login, selecione a opção “Consultar CPF grátis”. Depois é só inserir CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, pode criar na hora, em poucos minutos.
Ao fazer o login, a pontuação atual aparecerá na tela, assim como o histórico, para poder acompanhar a evolução do seu Serasa Score.
No aplicativo funciona da mesma forma: depois de fazer o login, a pontuação também aparecerá na tela. A vantagem de ter o aplicativo da Serasa é poder acessar o Serasa Score e todos os serviços da Serasa com mais facilidade no celular sempre que precisar.
A pontuação que aparece na tela é definida de acordo com os seguintes critérios:
Antes de fechar negócio, muitas empresas acessam o CPF e a pontuação de crédito.
Consultas muito frequentes em pouco tempo podem indicar que o consumidor está buscando crédito no mercado de maneira urgente, por isso podem reduzir a pontuação temporariamente.
Pelo Serasa Crédito é possível simular gratuitamente as opções de crédito sem redução do Serasa Score.
As dívidas negativadas são consideradas no cálculo da pontuação. Por isso, manter o pagamento das contas em dia é fundamental para quem deseja ter um bom Serasa Score.
As modalidades de crédito contratadas no mercado, como empréstimos, financiamentos e parcelamento em lojas, são consideradas no cálculo da pontuação. Por isso, também é muito importante pagar essas despesas em dia e manter o Cadastro Positivo ativo.
Esse critério diz respeito ao tempo de relacionamento com o mercado de crédito. Uma forma de garantir esse fator é ter os dados cadastrais sempre atualizados na Serasa.
O uso da Conexão Bancária no cálculo da pontuação é a grande novidade do Serasa Score versão 3.0, em vigor desde agosto de 2023.
A Conexão Bancária é um sistema em que o consumidor autoriza o compartilhamento de suas informações bancárias com a Serasa.
Ao permitir o compartilhamento, o Serasa Score passa a analisar os seguintes dados da conta bancária do consumidor:
Por isso, com a Conexão Bancária ativa, é possível que a pontuação aumente ou pelo menos mantenha-se igual.
Ao autorizar a Conexão Bancária, a Serasa pode entender melhor como o consumidor lida com o dinheiro, resultando em uma avaliação mais precisa e que pode impactar positivamente o Score (nunca negativamente).
Leia também | Manual do Serasa Score versão 3.0
O Serasa Score é calculado de forma automática, por inteligência artificial, e considera 4 fatores principais. Cada um deles tem um peso diferente – o mais importante, como já dissemos, é o pagamento em dia dos contratos de crédito assumidos.
Conheça quais são esses fatores e o peso de cada um:
Leia também | Tudo sobre os novos critérios de pontuação do Serasa Score
Consultar o Score na Serasa com frequência é muito importante para manter uma vida financeira mais saudável e construir uma reputação melhor no mercado de crédito.
Confira os benefícios em acompanhar e cuidar da pontuação:
Ao solicitar um empréstimo ou financiamento, por exemplo, a instituição pode consultar seu Serasa Score e os detalhes de seu histórico financeiro. Se a pontuação estiver alta, a probabilidade de ter crédito aprovado é maior.
Assim, acompanhar a pontuação de crédito e saber quais tipos de comportamento devem ser adotados para melhorar o Score pode facilitar o acesso ao crédito.
Ao saber como consultar Score na Serasa, é possível acompanhar as movimentações registradas em seu nome e, com isso, identificar fraudes relacionadas ao seu CPF, caso ocorram.
Qualquer alteração brusca na pontuação pode servir de alerta para situações envolvendo seu CPF, inclusive solicitações de crédito não autorizadas.
As condições de pagamento de empréstimos e financiamentos para quem tem boa pontuação costumam ser melhores.
Juros mais baixos, prazos mais longos e outros benefícios aparecem mais frequentemente para consumidores com o Serasa Score alto.
Bons hábitos financeiros, como pagar as contas em dia, têm mais peso no cálculo final. Em outras palavras, quem honra com os compromissos financeiros têm mais chances de conseguir uma pontuação mais alta.
A pontuação vai de 0 a 1000 e fornece ao mercado informações sobre a probabilidade de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses.
Na prática, essa pontuação ajuda as empresas a entender o nível de risco de uma operação de crédito com base em seu momento financeiro. Quanto maior a pontuação de uma pessoa, menor o risco de inadimplência associado a ela.
Mesmo assim, é importante saber que a decisão de aprovar o crédito não tem qualquer interferência da Serasa e é tomada apenas pela instituição financeira. Além da pontuação, cada empresa também avalia políticas internas e o relacionamento do cliente com ela para decidir liberar ou não o crédito.
Ao longo do tempo podem aparecer variações na pontuação de crédito, para mais ou para menos. Como o Serasa Score é dinâmico, ele tende a ir mudando conforme a evolução do comportamento financeiro.
Confira as faixas de classificação, que indicam as chances de conseguir crédito:
Leia também | Como aumentar meu Score de forma rápida e grátis?
Data de publicação 29 de novembro de 202310 minutos de leitura
Data de publicação 29 de novembro de 20233 minutos de leitura
Data de publicação 13 de outubro de 20233 minutos de leitura