Entrar

Como consultar Score na Serasa?

Saiba como consultar Score na Serasa e tudo o que você precisa acompanhar sobre sua pontuação de crédito.

Como consultar Score na Serasa?

Essa é a dúvida de muita gente que quer acompanhar a sua pontuação para pedir crédito no mercado ou simplesmente ficar por dentro da sua situação financeira.

Aliás, você sabia que ao consultar o seu Serasa Score 2.0 você consegue ter acesso a cada detalhe sobre o que faz os pontos aumentarem ou diminuírem? Essa é uma funcionalidade muito útil para identificar quais hábitos precisam ser mudados e melhorar sua reputação em relação ao mercado de crédito. Por isso, vamos te ensinar, a seguir, como consultar Score na Serasa. Confira!

Como consultar Score na Serasa?

Consultar Score na Serasa é muito simples e você não paga nada por isso. É só acessar o site da Serasa ou, se preferir, baixar o aplicativo oficial, disponível para download no Google Play e na App Store.

No site, basta selecionar a opção “Consultar CPF grátis”. Então, é só inserir o seu CPF e senha. Caso você ainda não tenha cadastro, pode criar o seu na hora, em poucos minutos.

Ao fazer login, sua pontuação atual aparecerá na tela, assim como o histórico, para você acompanhar a evolução do seu Serasa Score.
No aplicativo, funciona da mesma forma: depois de fazer o download e login, a pontuação também aparecerá na tela. A vantagem de ter o aplicativo da Serasa é poder acessar seu Serasa Score e todos os serviços da Serasa com mais facilidade em seu celular sempre que precisar.

Como o Serasa Score é calculado?

Agora que você já sabe como consultar Score na Serasa, é importante saber como ele é calculado. A pontuação que você vê na tela é definida de acordo com os seguintes critérios:
  • Comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito: quando você busca crédito ou faz algum negócio, as empresas consultam seu CPF e sua pontuação de crédito. Consultas muito frequentes podem indicar que você está buscando crédito no mercado de maneira “desesperada”, o que pode reduzir sua pontuação temporariamente. Por isso, tenha cautela e evite fazer muitas simulações em um intervalo curto de tempo.

  • Histórico de dívidas: todas as suas dívidas ativas são consideradas no cálculo da pontuação. Por isso, manter o pagamento das contas em dia é fundamental para quem deseja manter o Serasa Score alto.

  • Pagamento de crédito: as modalidades de crédito que você contrata no mercado, como empréstimos, financiamentos e parcelamento em lojas, também são consideradas no cálculo da sua pontuação. Por isso, também é importante pagar essas despesas em dia.

Agora que você já sabe como consultar Score na Serasa, não precisa se preocupar: nosso site e aplicativo são 100% seguros e confidenciais, e todas as suas informações estão protegidas com a gente.

Quais são as vantagens de consultar Score na Serasa?

Saber como consultar Score na Serasa e fazer isso com frequência é muito importante epara manter uma vida financeira mais saudável e construir uma reputação melhor no mercado de crédito. Confira alguns dos benefícios de acompanhar a sua pontuação:

Facilidade para contratar empréstimos e financiamentos

Ao solicitar um empréstimo ou financiamento, por exemplo, a instituição irá consultar seu Serasa Score e os detalhes do seu histórico financeiro. Se a sua pontuação estiver alta, as chances de ter crédito aprovado com melhores condições (taxas mais baixas e maiores prazos de pagamento) são mais altas. Acompanhar a sua pontuação de crédito e saber quais tipos de comportamento você pode adotar para melhorar seu Score pode facilitar – e muito – o seu acesso a crédito.

Proteção de dados

Ao consultar Score na Serasa, você também consegue acompanhar as movimentações registradas em seu nome e, com isso, prevenir/identificar fraudes relacionadas ao seu CPF.

Se alguém usou seus dados para fazer um empréstimo ou adquirir um serviço financeiro, por exemplo, você consegue identificar essa ação através da consulta ao seu Score. Além disso, o Serasa Premium, que permite o monitoramento de seus dados, fica disponível na mesma plataforma, o que amplia a sua visão sobre o uso de suas informações pessoais.

Melhores condições de pagamento de crédito

Como já menciomamos, as condições de pagamento de empréstimos e financiamentos para quem tem uma boa pontuação costumam ser bem melhores. Juros mais baixos, prazos mais longos e benefícios exclusivos são apenas algumas das vantagens que os bons pagadores têm no mercado.

Ao acompanhar o seu Score com frequência, você tem mais controle sobre a sua pontuação e sabe o que pode ser feito para aumentar seus pontos.

O que é o Serasa Score 2.0?

Antes de consultar seu Serasa Score 2.0, é muito importante entender o que é e como funciona a sua pontuação de crédito.

Em 2021, o Score da Serasa passou a ser chamado de Serasa Score 2.0. Nessa nova versão, os seus bons hábitos financeiros, como pagar as contas em dia, têm mais peso na sua pontuação final. Em outras palavras, quem honra com os seus compromissos financeiros têm mais chances de conseguir uma pontuação mais alta.

O Serasa Score 2.0 é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica para o mercado quais são as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses. Na prática, essa pontuação ajuda as empresas a entenderem qual é o nível de risco de dar crédito a você com base no seu comportamento atual. Quanto maior for a sua pontuação de crédito, menores são os riscos de te oferecer crédito.

Mesmo assim, é importante lembrar que a decisão de aprovar o crédito não tem qualquer interferência da Serasa e é tomada apenas pela instituição financeira. Junto com a sua pontuação, cada empresa também avalia suas políticas internas e seu relacionamento com ela para te dar uma resposta.

Ao longo do tempo você pode perceber algumas variações na sua pontuação de crédito para mais ou para menos. É que, como o Serasa Score 2.0 é dinâmico, ele vai mudando conforme a evolução do seu comportamento financeiro. Assim, o mercado pode entender como você se relaciona com o dinheiro de forma atualizada e fazer uma análise mais assertiva e mais justa.

Quer saber se a sua pontuação é considerada boa para o mercado? Confira as faixas de classificação do Serasa Score 2.0:
  • 0-300: Baixo

  • 301-500: Regular

  • 501-700: Bom

  • 701-1000: Excelente

Quer saber como está a sua pontuação agora? Você pode consultar seu Score na Serasa a qualquer momento, quantas vezes quiser e sem pagar nada. É só baixar o app da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse nosso site.