Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Como Saber Meu Score

“Como consultar Score?”. Confira o passo a passo

Para saber como fazer a consulta da pontuação no site ou app da Serasa, acompanhe o passo a passo.

Publicado em: 5 de setembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Aplicativo Serasa na tela do smartphone na mesa do escritório.

“Como saber meu Score”?. Muitas pessoas fazem essa pergunta em mecanismos de busca na internet. A consulta ao próprio Serasa Score é prática, gratuita e toda pessoa que tem cadastro na Serasa pode fazê-la.

O que é o Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito calculada pela Serasa. A pontuação vai de 0 a 1000 e sinaliza ao mercado qual é a probabilidade de um consumidor pagar as contas em dia pelos próximos meses. Por isso, o Score de uma pessoa é consultado por lojas, bancos e instituições financeiras antes de fechar negócios.

É uma ferramenta que ajuda as empresas a reduzir o risco de inadimplência antes de conceder crédito ou realizar um serviço – o que é positivo para toda a economia.

Leia também | Por que o Serasa Score é importante?

Passo a passo para consultar Serasa Score

  1. Acesse o site ou baixe o app no celular (Android e iOS);

  2. Se ainda não tiver cadastro na Serasa, informe CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e crie uma senha.

  3. Depois de fazer login, seu Serasa Score e a classificação da pontuação aparecerão na tela.

  4. Além de mostrar o Score, o site e o app também indicam quais fatores estão influenciando a pontuação.

Serasa Score: chegou a versão 3.0


Posso consultar Score de outras pessoas?

A pesquisa só pode ser feita pelo titular do CPF ou por empresas. Não é permitido a uma pessoa física consultar o Score de outra pessoa.

Entretanto, é possível consultar o CPF de terceiros por meio do serviço Você Consulta da Serasa, que custa R$35. Essa consulta não mostra o Serasa Score, mas traz informações como:

  • ●     pendências comerciais e anotações negativas;
  • ●     ações judiciais;
  • ●     participações em falências;
  • ●     protestos;
  • ●     cheques sem fundos;
  • ●     dados cadastrais e situação na Receita Federal.

Assista | Score versão 3.0: o que muda na pontuação? como consultar Score.

O que o Serasa Score sinaliza?

É importante entender o que a pontuação de crédito sinaliza sobre a vida financeira dos consumidores. A pontuação é dividida em 4 faixas de classificação: Score muito baixo, baixo, bom e excelente. Veja o que cada uma significa:

PontuaçãoClassificaçãoO que indica
0 a 300 Muito baixo Chance muito baixa de obter crédito e grande probabilidade de inadimplência.
301 a 500 Baixo Baixa chance de obter crédito e considerável probabilidade de inadimplência.
501 a 700 Bom Boa chance de obter crédito e baixa probabilidade de inadimplência.
701 a 1000ExcelenteChance muito alta de obter crédito e muito baixa probabilidade de inadimplência.

Como o Serasa Score é calculado

Sim. Depois que a portabilidade é solicitada e finalizada, o salário cai na nova conta no mesmo dia em que o empregador faz o depósito na conta salário original. Entretanto, se o pagamento for efetuado após as 17h ou em um fim de semana, ele cairá na conta no dia útil seguinte. 

FatorPeso na pontuaçãoO que é considerado
Compromisso com o crédito/Cadastro Positivo 55% Pagamentos de contas e contratos de crédito ativos ou finalizados nos últimos 12 meses.
Registro de dívidas e pendências33% Dívidas no cadastro de inadimplência da Serasa e outras pendências, como protestos e cheques sem fundo.
Consultas ao CPF6%Consultas ao CPF do usuário feitas por empresas.
Evolução 6%Tempo de relacionamento com o mercado de crédito e participação em empresas.

O que fazer para aumentar o Serasa Score

A vida financeira é dinâmica, e assim também é o Serasa Score. Ele pode aumentar ou diminuir com o passar dos meses, dependendo das decisões tomadas pelo consumidor.

Por isso, é possível traçar uma meta para aumentar pouco a pouco o Score e assim ter acesso a melhores oportunidades de crédito, parcelamentos e financiamentos. Mas é preciso lembrar que esse aumento geralmente não ocorre de um dia para outro. Ele é resultado da constância de bons hábitos.

Confira 4 dicas para aumentar a pontuação de crédito.

  1. Livre-se das dívidas

    Ter o nome inscrito em um cadastro de inadimplência puxa a pontuação para baixo. E é normal que as empresas não queiram ceder crédito a quem está com o CPF negativado. Por isso a dica é eliminar as dívidas o quanto antes, buscando formas de renegociação. Pela plataforma do Serasa Limpa Nome é possível renegociar dívidas com até 90% de desconto.

  2. Faça mais pagamentos no crédito

    Fazer pagamentos no cartão de crédito aumenta o bom histórico no Cadastro Positivo. Mas atenção: isso só vale para as faturas pagas sem nenhum atraso.

  3. Pague as contas sempre em dia

    Esse item é essencial na construção de um bom Serasa Score. O fator de maior peso no cálculo é justamente o compromisso com o crédito, que é conquistado pagando as faturas sem atraso. Uma pessoa que assume compromissos de crédito e paga sempre em dia é o cliente que todas as empresas desejam.

  4. Simule crédito com moderação

    Tenha cautela ao fazer simulações de cartão de crédito ou empréstimo – mesmo que não contrate nenhuma. Simular muitas oportunidades em pouco tempo pode gerar muitas consultas ao mesmo CPF, o que o sistema interpreta como necessidade urgente de crédito.

    Porém, a consulta feita pelo próprio titular do CPF não prejudica em nada o Serasa Score e pode ser feita quantas vezes for necessário.

    Leia também | Qual a relação entre Score e cartão de crédito?

Dica extra: a Conexão Bancária pode ajudar a construir sua pontuação de crédito

Uma das possibilidades para aumentar o Score é aderir à Conexão Bancária, funcionalidade da Serasa. Funciona assim: o usuário permite que a Serasa tenha acesso a informações da conta bancária, como dados cadastrais e histórico de transações.

Esses dados funcionam como informações extras para calcular o Serasa Score. Por isso, se eles revelarem bons comportamentos financeiros, poderão ser positivos para o cálculo da pontuação. Para liberar o acesso, é preciso dar a permissão para a funcionalidade no site da Serasa. O processo é feito dentro de um ambiente virtual seguro, e a Serasa acessar a conta em modo leitura. Não pode, portanto, realizar qualquer transação.

É importante lembrar que o aumento do Serasa Score não é garantido para quem tem o Conexão Bancária. Entretanto, o acesso aos dados nunca será responsável por reduzir a pontuação.

E atenção: há muitos golpes sugerindo que é possível pagar para ter um Serasa Score mais alto. A Serasa nunca pedirá pagamentos para aumentar a pontuação, que é sempre resultado do histórico e do momento financeiro do consumidor.

Leia mais | Por que meu Score baixou do nada? Entenda as variações


Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.48 de 5

Artigos relacionados