Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Serasa Conexao Bancaria

Conexão Bancária e Serasa Score versão 3.0: o que mudou

O Serasa Score versão 3.0 dá autonomia para o consumidor optar por adicionar informações de contas bancárias que podem melhorar a pontuação.

Publicado em: 8 de setembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Aplicativo Serasa na tela do smartphone na mesa do escritório.

A Conexão Bancária é um recurso que permite a integração e o compartilhamento de informações financeiras entre instituições e plataformas digitais. Por meio dessa conexão, é possível conhecer o histórico de transações, saldos, extratos, pagamentos e outros dados relacionados às contas bancárias de um indivíduo de forma rápida e segura.

A versão 3.0 do Serasa Score, lançada em agosto de 2023, permite o uso das informações obtidas com a Conexão Bancária no cálculo da pontuação de crédito. O consumidor tem a opção de compartilhar dados financeiros adicionais com a Serasa, caso queira e dê consentimento para essa conexão. Esses dados vão se somar àqueles já considerados no cálculo do Serasa Score.

Essas novas informações poderão melhorar a pontuação, caso sejam relevantes e positivas para o consumidor. O Serasa Score versão 3.0 pode não subir logo após o consumidor realizar a conexão, mas, mantendo a conta conectada, ele continua a ter chance de melhorar a pontuação.

Leia também | Extrato bancário: por que acompanhar

Imagem com vários tablets mostrando a nova Home da consulta do Serasa Score, com uma tela central mostrando 800 pontos de Score
Ícone com ilustração de um computador e um smartphone trocando dados

Análise mais precisa

A Conexão Bancária fornece dados atualizados sobre saldo disponível, investimentos e histórico de cheque especial.

Ícone com ilustração de pincel

Mais personalização

Ao optar pela Conexão Bancária, você estabelece uma relação direta e estreita com a Serasa, deixando seu indicador do Serasa Score mais personalizado.

Ícone com ilustração de velocímetro

Melhore ou mantenha sua pontuação*

O Serasa Score versão 3.0 só melhora ou mantém a pontuação, não permitindo que ela caia devido à Conexão Bancária.

Ícone com ilustração de cartão de crédito

Maior aliado para crédito

O Score versão 3.0 se torna o maior aliado para quem busca crédito, aumentando suas chances de aprovação.

Conexão Bancária e possível aumento do Serasa Score

A Conexão Bancária desempenha um papel significativo no Serasa Score, pois contribui para uma avaliação mais precisa, fornecendo informações atualizadas sobre o histórico de pagamentos, utilização do crédito e relacionamento com instituições financeiras.

Embora não exista garantia de que a Conexão Bancária resulte em aumento da pontuação do Serasa Score, isso tende a acontecer caso as novas informações sejam positivas e relevantes para o cálculo. É importante ressaltar que a Conexão Bancária não prejudicará a pontuação; esta apenas poderá aumentar ou permanecer igual devido à conexão das contas bancárias.

É importante ressaltar, porém, que a pontuação é dinâmica, portanto poderá aumentar ou diminuir por conta de outros fatores sem relação com a Conexão Bancária (como uma negativação, por exemplo). 

Leia também | Pagar para aumentar Score: descubra se é seguro e eficaz

Conexão de Contas de Trabalho e FGTS

Participe do estudo da Serasa que permitirá, no futuro, uma análise mais assertiva da sua situação financeira e um Score ainda mais customizado:

  • Trabalhadores autônomos podem conectar suas contas de trabalho, como Uber Driver, 99 Motoristas e iFood.

  • Trabalhadores assalariados podem incluir as Contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Assista | Score versão 3.0: o que muda na pontuação?

É seguro fazer a Conexão Bancária?

Sim. Todos os dados concedidos a partir da Conexão Bancária recebem as medidas de proteção que seguem os requisitos da ISO27001, padrão de segurança internacional adotado em diversos bancos digitais. Isso torna a Conexão Bancária totalmente segura.

O objetivo da Conexão Bancária é fornecer informações sobre transações financeiras, saldos, histórico de pagamentos e outros dados financeiros relevantes para a avaliação de crédito. Essas informações ajudam a compor o Serasa Score versão 3.0 e a fornecer uma visão mais completa do perfil de crédito de um consumidor.

Para fazer a Conexão Bancária, é necessário inserir a senha do aplicativo bancário – uma senha utilizada apenas para a visualização das informações bancárias. Então, com autorização do consumidor, a Serasa acessa as informações no modo leitura e capta dados transacionais históricos e atuais, sem afetar as operações.

Assim, a Serasa não pode nem tem a capacidade de realizar transferências, saques ou qualquer transação na conta conectada. A empresa nunca solicita senhas ou informações para fazer transações financeiras.

Serasa Score: chegou a versão 3.0


A Serasa terá acesso à conta bancária do consumidor?

A senha solicitada durante o processo de Conexão Bancária é utilizada apenas para fins de visualização das informações (modo leitura). Isso significa que não haverá permissão à Serasa ou a qualquer outra plataforma para realizar operações financeiras na conta conectada, como transferências, saques ou solicitações. A função da Conexão Bancária é apenas coletar informações relevantes para a avaliação de crédito.

Como autorizar a Conexão Bancária

A conexão de contas bancárias é uma opção do consumidor, realizada apenas com o consentimento da pessoa. Caso deseje, é possível excluir a conexão de forma simples e sem burocracia. Essa funcionalidade está em conformidade com a legislação vigente, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei do Sigilo Bancário.

O procedimento é descomplicado e totalmente realizado pela internet. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o portal da Serasa e faça o login utilizando seu CPF e senha.

  2. Na seção "Conecte suas contas bancárias", clique em "Saiba mais" para obter informações adicionais. Ali existe também uma lista das instituições financeiras elegíveis para conexão. Selecione as contas que deseja conectar.

  3. Preencha os campos com seu nome de usuário da conta corrente e a senha do aplicativo do banco. Em seguida, clique em "Li e aceito os Termos de Uso".

  4. Aguarde enquanto a conexão é estabelecida. Dependendo do volume de informações, esse processo pode levar alguns minutos. Não é necessário permanecer na tela durante esse período. Você pode navegar por outros sites enquanto a conexão é concluída.

Alguns bancos podem solicitar autenticação adicional, como um token enviado por e-mail ou SMS. Além disso, ao longo do tempo, é possível que o banco solicite a atualização da conexão. Nesses casos, a Serasa solicitará a inserção de um novo token no acesso seguinte.

Como consultar o Serasa Score

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.68 de 5

Artigos relacionados