Contas da casa: como se organizar financeiramente
Contas da casa: como se organizar financeiramenteData de publicação 7 de maio de 20259 minutos de leitura
Atualizado em: 28 de novembro de 2024
Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
As compras de Natal fazem com que dezembro seja um mês atípico no orçamento doméstico. Assim, é preciso planejamento para não se exceder nos gastos.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, 81% dos brasileiros pretendiam fazer compras de Natal em 2023, para outros ou para si. Em média, os brasileiros pretendiam comprar quatro presentes, no valor de R$138 cada.
Entretanto, os gastos nesta época vão além dos presentes. Decoração e ingredientes da ceia em família também precisam ser considerados na conta do mês. Com organização e estratégias certeiras, é possível aproveitar as compras de Natal sem extrapolar o orçamento.
Fazer lista de compras para o Natal é uma excelente forma de manter a organização do orçamento e não gastar mais que o necessário.
Com essa organização, as compras de Natal se tornam mais práticas e econômicas.
Em geral, lojas de variedades (as antigas lojinhas de R$1,99) oferecem artigos natalinos mais em conta. Na internet também é possível encontrar opções de árvores com desconto.
Assim como na escolha da árvore, existem decorações de todos os preços. Lojas populares oferecem kits com um bom custo-benefício. Também é possível criar em casa (há tutoriais na internet que ensinam o passo a passo de enfeites baratos e práticos).
Às vezes vale mais a pena investir em uma toalha de mesa lisa, por exemplo, que poderá ser usada em outras ocasiões ao longo do ano. Com uma pequena renovação, é possível ainda reaproveitar decorações de outros natais. Antes de comprar itens novos, considere também que todos esses produtos temáticos precisarão de espaço para ser armazenados até o próximo ano.
Leia também | 10 maneiras de economizar no mercado
O primeiro passo é fazer uma lista das pessoas que serão presenteadas e definir o quanto vai gastar. Outra possibilidade é criar presentes manualmente, caso tenha tempo para se dedicar a alguma atividade manual.
Pesquise e busque os melhores descontos. Na internet normalmente os preços são melhores, por isso é importante comprar com antecedência. No entanto, em lojas físicas é possível negociar bons descontos no pagamento em dinheiro à vista ou no Pix.
Estabeleça um orçamento máximo e não gaste todo o décimo terceiro nas compras. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e (CNDL) e do SPC Brasil revelou que 27% dos brasileiros pretendiam gastar o benefício para comprar presentes em 2023. Lembre-se que a partir de janeiro começam os pagamentos de matrícula escolar, IPTU e IPVA.
Com planejamento, é possível realizar as compras de Natal sem estourar o orçamento, garantindo presentes, uma ceia farta e uma casa decorada. Essa abordagem permite iniciar o ano seguinte com mais tranquilidade financeira e sem dívidas acumuladas.
Leia também | Como aproveitar bem o 13º salário
Estar no controle da vida financeira e com as contas pagas em dia traz mais tranquilidade para planejar os gastos do fim do ano sem desestabilizar o orçamento doméstico.
O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira:
Organize e gerencie suas contas do mês;
Simule e contrate crédito;
Negocie dívidas do seu CPF ou CNPJ;
Monitore seus dados;
Consulte seu score de crédito;
Contrate seguros e assistências para você e sua família;
Ganhe Vale Bonus e troque por cupons para economizar em mais de 600 empresas parceiras;
E muito mais! Tudo isso de forma rápida, prática, segura e de graça.
Data de publicação 7 de maio de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 17 de julho de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 22 de maio de 202514 minutos de leitura