Entrar

Qual score é bom para financiamento? Entenda

Descubra qual score é bom para financiamento, o que é considerado um bom score e qual é o peso da sua pontuação em uma análise de crédito.

Foto elaine ortiz
Publicado em: 30 de novembro de 2021.

Qual score é bom para financiamento? Essa é a dúvida de muitos consumidores que estão em busca de crédito para adquirir bens de valor alto, como imóveis e automóveis.

Neste conteúdo, você vai entender se realmente existe um bom score para as instituições financeiras, o que elas levam em consideração antes de aprovar um financiamento e conferir algumas dicas para aumentar sua pontuação. Continue a leitura!

Afinal, qual score é considerado bom?

O Serasa Score 2.0, como é chamado o score da Serasa, é uma pontuação calculada com base no comportamento financeiro de cada brasileiro. Ela varia de 0 a 1.000 e indica para o mercado quais são as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses.

Na prática, quanto maior for o seu score, menores são as chances de você se tornar um inadimplente. Então, a possibilidade de conseguir um empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou crediário, por exemplo, também é maior. Mas o que é, afinal, um score “bom”?

Para saber se a sua pontuação é considerada boa para o mercado, confira as faixas de classificação do Serasa Score 2.0:

  1. de 1000 a 701: muito bom (verde)

  2. de 700 a 501: bom (amarelo)

  3. de 500 a 301: regular (laranja)

  4. de 300 a 0: baixo (vermelho)

Com base nessas faixas de classificação, poderíamos afirmar que uma pontuação acima de 500 já é considerada um score bom para financiamento ou qualquer outra modalidade de crédito do mercado. Contudo, vale ressaltar que este não é o único critério avaliado em uma análise de crédito.

O que as instituições financeiras observam para aprovar um financiamento?

Para as empresas e instituições financeiras que oferecem financiamentos, analisar o risco de crédito de cada um dos seus clientes é parte fundamental da rotina.

Leia também | Entenda o que é risco de crédito e por que ele deve ser calculado

Os critérios avaliados podem variar de uma instituição para outra, mas normalmente verifica-se a atual situação financeira do solicitante, sua renda mensal e o seu relacionamento com a empresa credora e o mercado (histórico de pagamentos e movimentações financeiras).

Outro fator tem um peso importante na análise de crédito: as políticas internas dessas empresas. Ao fazer pesquisas em diversas instituições financeiras, você vai perceber que algumas são mais flexíveis e outras têm políticas de crédito mais rígidas, ou seja, preferem se expor menos aos riscos. Vamos a um exemplo.

Suponhamos que você precisa contratar um financiamento e faz duas simulações: uma no banco A e outra no banco B. Os dois bancos pedem seus comprovantes de renda e alguns dados pessoais, mas, depois da análise de risco de crédito, os resultados são diferentes.

Enquanto o banco A aprovou um financiamento com taxas de juros de 1,01% ao mês, o banco B liberou o crédito com tarifas mais altas, de 1,15% ao mês. Por que isso aconteceu? Provavelmente, porque o banco B adota políticas de crédito mais rígidas e entende que há um risco maior em emprestar dinheiro a você.

Em casos assim, mesmo que seu score apareça da mesma forma para todas as empresas, você ainda pode encontrar condições distintas em lugares diferentes — o que reforça a importância de comparar diferentes ofertas antes de fechar negócio.

Resumindo: além do seu score, outras informações são observadas durante a análise de crédito. Por isso, ter uma boa pontuação é muito importante, mas esse não é o fator que decidirá se você terá o financiamento aprovado ou não.

Como aumentar o score para financiamento?

Muitos consumidores ficam se perguntando como aumentar o score para fazer um financiamento, mas a verdade é que não existe uma receita ou método que faça sua pontuação de crédito aumentar rapidamente. No entanto, alguns comportamentos podem te ajudar a alcançar um score melhor. Por consequência, também ficará mais fácil encontrar ofertas de crédito melhores.

De modo geral, manter o Cadastro Positivo ativo, atualizar os seus dados na Serasa, regularizar dívidas atrasadas/negativadas, pagar as contas em dia e solicitar crédito com cautela, dentro das suas possibilidades de pagamento, estão entre os hábitos que mais favorecem a sua pontuação de crédito.

Leia também | Como fazer acordo para limpar o nome pela Internet?

No Manual do Score Serasa, você confere as melhores dicas para aumentar a sua pontuação de crédito. Baixe o seu agora mesmo!

Posso consultar meu score antes de fazer um financiamento?

Sim! Você pode fazer essa consulta de forma segura e gratuita na Serasa. Basta seguir estes passos:
  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play (para celulares Android) e na App Store (para aparelhos com sistema iOS).

  2. Cadastre uma senha e faça login.

  3. Pronto! Na tela inicial, você já poderá consultar a sua pontuação.

Além de consultar a sua pontuação atual, no site ou aplicativo da Serasa você também pode conferir o histórico da sua pontuação e os principais comportamentos que estão afetando o seu score — positiva ou negativamente.

Assim, fica mais fácil corrigir esses hábitos, conseguir uma pontuação melhor e aumentar suas chances de ter um financiamento aprovado com condições mais vantajosas.

Você percebeu que, apesar das faixas de classificação do score, não existe uma resposta pronta para saber qual score é bom para financiamento de imóvel, de veículo ou qualquer outro, né? Isso porque, além da sua pontuação de crédito, as instituições financeiras também avaliam outros fatores que também podem ser decisivos na resposta da sua solicitação.

De qualquer forma, manter uma pontuação de crédito mais alta facilita e muito a obtenção de um bom financiamento. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender a importância que a sua pontuação tem nas análises de crédito.

No aplicativo da Serasa, além de consultar score, você também pode negociar dívidas, solicitar empréstimos e cartões de crédito, monitorar seu CPF e muito mais. Baixe agora e aproveite!