Qual score é bom para financiamento? Entenda

Descubra qual score é bom para financiamento, o que é considerado um bom score e qual é o peso da sua pontuação em uma análise de crédito.

mulher consultando suas finanças para fazer um financiamento

Foto elaine ortiz

Publicado em: 30 de novembro de 2021.

Qual score é bom para financiamento? Essa é a dúvida de muitos consumidores que estão em busca de crédito para adquirir bens de valor alto, como imóveis e automóveis.

Neste conteúdo, você vai entender se realmente existe um bom score para as instituições financeiras, o que elas levam em consideração antes de aprovar um financiamento e conferir dicas para aumentar sua pontuação. Continue a leitura!

Afinal, qual score é considerado bom?

O Serasa Score, pontuação de crédito da Serasa, é calculado com base no comportamento e no perfil financeiro das pessoas. Varia de 0 a 1.000 e indica para o mercado as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos seis meses.

Na prática, quanto maior for o Serasa Score, menores as chances de inadimplência. Assim, a possibilidade de conseguir um empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou crediário, por exemplo, é maior.

Mas, afinal, quanto é um Score bom? Confira as faixas de classificação do Serasa Score:

  1. de 1000 a 701: muito bom (verde)

  2. de 700 a 501: bom (amarelo)

  3. de 500 a 301: regular (laranja)

  4. de 300 a 0: baixo (vermelho)

Com base nessas faixas de classificação, poderíamos afirmar que uma pontuação acima de 500 já é considerada um score bom para financiamento ou qualquer outra modalidade de crédito do mercado. Contudo, vale ressaltar que este não é o único critério avaliado em uma análise de crédito.

O que as instituições financeiras observam para aprovar um financiamento?

Para as empresas e instituições financeiras que oferecem financiamentos, analisar o risco de crédito é parte fundamental da rotina.

Os critérios avaliados podem variar de uma instituição para outra, mas normalmente verificam-se a atual situação financeira do solicitante, sua renda mensal e seu relacionamento com a empresa credora e o mercado (histórico de pagamentos e movimentações financeiras).

Outro fator tem um peso importante na análise de crédito: as políticas internas das empresas. Ao fazer pesquisas em diversas instituições financeiras, você vê que algumas são mais flexíveis e outras têm políticas de crédito mais rígidas, ou seja, preferem se expor menos aos riscos. Vamos a um exemplo.

Suponhamos que você precise contratar um financiamento e faz duas simulações: uma no banco A e outra no banco B. Os dois bancos pedem comprovantes de renda e dados pessoais, mas, depois da análise de risco de crédito, os resultados são diferentes.

Enquanto o banco A aprovou um financiamento com taxas de juros de 3,01% ao mês, o banco B liberou o crédito com tarifas mais altas, de 3,15% ao mês. Por que isso aconteceu? Provavelmente porque o banco B adota políticas de crédito mais rígidas e entende que há um risco maior em emprestar dinheiro a você.

Em casos assim, mesmo que seu Serasa Score apareça da mesma forma para todas as empresas, você ainda pode encontrar condições distintas em lugares diferentes — o que reforça a importância de comparar diferentes ofertas antes de fechar negócio.

Por isso, ter uma boa pontuação é muito importante, mas esse não é o único fator que decidirá se você terá o financiamento aprovado ou não.

Leia também | Entenda o que é risco de crédito e por que ele deve ser calculado

Como aumentar o Score para financiamento?

Não existe receita ou método que faça a pontuação de crédito aumentar e que garanta um Score para financiamento.

No entanto, alguns comportamentos podem ajudar você a alcançar um Score melhor. Por consequência, também ficará mais fácil encontrar ofertas de crédito melhores.

De modo geral, manter o Cadastro Positivo ativo, atualizar os dados na Serasa, regularizar dívidas atrasadas/negativadas, pagar as contas em dia e solicitar crédito com cautela, dentro das suas possibilidades de pagamento, estão entre os hábitos que mais favorecem a pontuação de crédito.

Leia também | Como fazer acordo para limpar o nome pela Internet?

No Manual do Score Serasa, você confere as melhores dicas para aumentar sua pontuação de crédito. Baixe agora mesmo!

Posso consultar meu Serasa Score antes de fazer um financiamento?

Sim! Você pode fazer essa consulta de forma segura e gratuita na Serasa. Basta seguir estes passos:
  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play (para celulares Android) e na App Store (para aparelhos com sistema iOS).

  2. Cadastre uma senha e faça login.

  3. Pronto! Na tela inicial, você já poderá consultar a sua pontuação.

Além de consultar a sua pontuação atual, no site ou aplicativo da Serasa você também pode conferir o histórico da sua pontuação e os principais comportamentos que estão afetando o seu score — positiva ou negativamente.

Assim, fica mais fácil corrigir esses hábitos, conseguir uma pontuação melhor e aumentar suas chances de ter um financiamento aprovado com condições mais vantajosas.

Apesar das faixas de classificação do Score, não existe resposta pronta para saber qual score é bom para financiamento de imóvel, de veículo ou qualquer outro. Isso porque, como vimos, as instituições financeiras também avaliam outros fatores.

De qualquer forma, manter uma pontuação de crédito alta facilita e muito a obtenção de um bom financiamento.

No aplicativo da Serasa, além de consultar o Score, você também pode negociar dívidas, solicitar empréstimos e cartões de crédito, monitorar seu CPF e muito mais. Baixe agora e aproveite!

Quer saber mais sobre o Serasa Score?

Quer entender mais sobre a pontuação de crédito da Serasa? Preparamos o Manual do Score Serasa: o único guia oficial disponível sobre o assunto no mercado.

No manual você vai encontrar alguns dos hábitos financeiros que podem ajudar a melhorar sua pontuação, aprender a identificar e evitar possíveis fraudes, se atualizar sobre as novidades recentes do Serasa Score, entre outros assuntos. Tudo de forma simplificada e gratuita!

Score para conseguir crédito