Entrar

Planejamento sucessório: o que é e como fazer o seu?

O planejamento sucessório é uma forma de manter a sua família financeiramente segura e longe das dívidas em qualquer situação. Entenda.

Homem fazendo um planejamento sucessório para organizar seus próximos passos

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 31 de janeiro de 2022.

Falar de morte nunca é um dos melhores assuntos no almoço de domingo. Mas para garantir que a família esteja segura em caso de falecimento do provedor do lar, é importante não só conversar sobre assunto, como se planejar para isso. E o planejamento sucessório é uma ideia interessante para quem busca minimizar o impacto financeiro de um possível falecimento nas finanças familiares.

O que é, exatamente, o planejamento sucessório?

Antes de mais nada, o que de fato é o planejamento sucessório? É uma série de estratégias que permitirão que a sua família tenha alternativas para se sustentar com o patrimônio que foi deixado por você.

Dessa forma, todos podem continuar em harmonia e com o nome limpo, mesmo após sua partida. Essa uma das melhores formas de evitar disputas familiares e a perda de tempo com burocracias e gastos com inventário.

Então, se você busca segurança para a família, neste conteúdo vamos explicar como dar os primeiros passos para criar um planejamento estratégico que realmente funcione.

Quais são os benefícios de fazer um planejamento sucessório em vida?

Existem milhares de benefícios pelos quais você deveria adotar um planejamento sucessório e se organizar para que, quando essa fatalidade aconteça, as pessoas que você ama não fiquem desamparadas.

Você com certeza já escutou alguma história sobre famílias que não tiveram dinheiro para acessar o terreno, por exemplo, que o “chefe da família” deixou quando faleceu. Ou história de brigas sobre a repartição desse bem.

Diminuição de conflitos

Já imaginou toda a sua família em uma disputa pelo seu patrimônio? Pode ser um tanto desgastante tanto pensar quanto viver essa situação. Então, uma das formas de evitar esse

problema é através do planejamento, que indicará seus herdeiros de forma clara, assim como a distribuição da sua herança de acordo com os seus desejos.

Garantia de segurança

A melhor forma de garantir que os seus filhos ou parceiro continue tendo um teto sob onde morar e se mantenham bem financeiramente é por meio desse tipo de planejamento, que te ajudará a ter mais segurança e tranquilidade ao pensar no futuro da sua família.

Menos burocracia

Nada pior do que fazer inventário, distribuir herança e quitar dívidas com o patrimônio. É algo que pode se arrastar por meses ou até anos, dependendo do caso. Então, uma das melhores formas de evitar essas burocracias é fazendo um bom planejamento, que evitará que o seu patrimônio pare nas mãos de terceiros.

Afinal, quais são as formas de fazer sucessão patrimonial?

Para realizar uma boa sucessão do seu patrimônio garantindo que as pessoas certas recebam a sua herança, é importante que você escolha a forma certa de fazer o seu planejamento sucessório. Por isso, eu listei algumas opções que você pode adotar ao realizar o seu planejamento de forma bem-sucedida.

· Testamentos

Uma das formas mais comuns e seguras, o testamento é um documento que expressa a vontade do falecido sobre a distribuição da sua herança após o seu falecimento. É uma opção tranquila para quem quer começar a se planejar, mas ainda não tem certeza de quem ficará com o quê no seu falecimento.

· Doações

A doação é uma das melhores e mais simples maneiras de distribuir o seu patrimônio para a família enquanto se ainda está em vida, tudo isso feito de forma antecipada.

Essa é uma transferência de bens gratuita feita por meio de um contrato. Com ele, é permitido transmitir bens de qualquer tipo e valor.

· Seguro de vida

Um seguro de vida é uma das alternativas que mais geram confiança e tranquilidade em quem deseja se planejar para o futuro, mas não tem muitas formas de fazer isso sozinho.

A apólice de seguro é uma das formas de garantir ganhos isentos, já que não entra no inventário final. Além disso, o valor do seguro é pago imediatamente ao beneficiário.

Ainda não tem formas de criar uma herança com um patrimônio significativo? Calma que eu tenho algumas sugestões que te ajudarão a deixar a sua poupança ainda mais gordinha em vida – lembrando que, como se trata de um planejamento para um futuro bem distante, o ideal aqui é que você não utilize o dinheiro para outros fins.

· Investimentos

Os investimentos são uma das formas mais seguras de aumentar o seu dinheiro. Caso queira optar por ganhos a longo prazo, não deixe de escolher opções que te trarão ainda mais rentabilidade sem deixar de oferecer segurança. Hoje, existem diversas opções que podem satisfazer o requisito para preencher uma “poupança de morte”.

· Renda extra

Renda extra é uma das melhores formas de aumentar seu orçamento mensal e ganhos que podem melhorar a sua saúde financeira. Aqui, ela pode ser um dos seus grandes aliados, já que você pode ter ganhos expressivos logo no início da oferta dos seus serviços/produtos.

Então, essa é uma das melhores opções para você que deseja ver o crescimento do seu patrimônio de forma mais rápida.

· Separar 20% da sua receita atual

Se as duas primeiras opções não forem as ideais para você, ainda existe uma alternativa que te ajudará a ter dinheiro para garantir um futuro bom para as pessoas que ama. Porém essa é uma das opções mais longas e a que tem a mais alta chance de não ser completada.

Destinar pelo menos 20% da sua renda mensal para uma conta que não será utilizada pode ser uma opção para você que não tem pressa ao criar uma fonte de renda para a sua família.

Essa é uma das formas com que você pode planejar o seu futuro e ter controle do que acontecerá com as finanças da sua família mesmo em casos de morte, onde não é possível mais ajudá-los, mas é possível diminuir o impacto da sua partida. Portanto, não deixe de dar mais esse passo rumo ao planejamento da sua vida financeira.

Deseja aprender ainda mais sobre finanças e quer continuar lendo conteúdos exclusivos sobre educação financeira? Acompanhe as publicações do blog da Serasa!