Entrar
Navegação do blog
  1. Carteira Digital
  2. Blog
  3. Boleto Online

Saiba como pagar boleto online

Pagar boleto online: passo a passo para quem ainda tem dúvida de como fazer

Publicado em: 28 de março de 2024

Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Internet compras inserir informações de cartão de crédito usando o laptop teclado

Ficar horas na fila dos bancos e das lotéricas para pagar as contas do mês é algo que cada vez mais faz parte do passado. Muitas pessoas, porém, ainda ficam com receio e tem dúvidas sobre pagamentos online, por isso continua indo todos os meses às agências ou casas lotéricas para colocar as contas em dia. A tecnologia já permite fazer tudo isso sem precisar sair de casa. Confira neste artigo como pagar boleto online em seis etapas.

Leia também | Como fazer portabilidade de banco

Assista | Segunda via de boleto: como tirar? Evite quebra de acordo

Pagar boleto online é seguro?

É seguro sim pagar boleto online. No entanto, nunca é demais verificar se o site e o aplicativo estão mesmo corretos e são os oficiais das instituições. É importante fazer isso assim que acessá-los – antes mesmo de fazer qualquer pagamento.

  • Por isso, lembre-se de verificar especialmente:
  • site: assim que acessar, confira se é mesmo do seu banco, analisando o nome e o endereço na barra de navegação;
  • aplicativo: quando procurar na loja de apps, faça a checagem do nome do banco e confira as avaliações feitas pelos usuários antes de fazer o download.

 

Leia também | Internet banking: como abrir uma conta online com segurança

Como pagar boleto online

Não há mistério para pagar boleto online. O procedimento é rápido e prático, mas, ainda assim, pode trazer algumas dúvidas. Por isso, confira alguns pontos de atenção:

  1. Verifique se já existe acesso ao aplicativo ou internet banking

    Hoje em dia, quase todos os bancos disponibilizam seus serviços online para evitar o deslocamento do cliente até uma agência. O acesso pode ser feito tanto por meio do internet banking quanto por aplicativo. É possível não só pagar boleto online, como também efetuar transferências, emitir extratos e fazer compras e recargas para celular, por exemplo.

    Para ter acesso ao internet banking e ao aplicativo, é necessário ter cadastro com login e senha. No caso dos bancos mais tradicionais, o primeiro acesso é feito de forma presencial. Por sua vez, os bancos digitais permitem que o cliente defina login e senha de maneira totalmente digital.

     

  2. Acesse o site ou aplicativo

    Em qualquer plataforma, seja no site ou no app, o caminho para pagar boleto online será provavelmente o mesmo. Por isso, em primeiro lugar, procure pela aba “pagamentos”.

    Ao encontrá-la, selecione o tipo de pagamento que será realizado: boletos bancários comuns, tributos (como água, luz e IPTU), fatura do cartão de crédito, Simples Nacional e outros. Escolha, portanto, a modalidade correta e confirme.

     

  3. Tenha o boleto em papel ou em meio digital

    Antes de pagar boleto online, é preciso estar com ele. Nesse caso, a fatura pode ser física ou até mesmo online, como as que são enviadas por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

    Mas atenção: o boleto não pode estar com a data vencida. Se isso acontecer, talvez seja necessário emitir uma segunda via com a correção dos valores (os encargos e multas por atraso) e uma nova data para pagamento – em geral válida apenas para o dia em que foi emitida. Por outro lado, nem sempre isso é exigido. O sistema online de alguns bancos já consegue fazer uma atualização automática dos dados, ajustando o novo valor com a correção necessária.

    Por isso, lembre-se de verificar a data de vencimento antes de dar continuidade ao processo.

     

  4. Faça o pagamento

    Para fazer o pagamento do boleto de forma online, há dois caminhos.

    No caso do boleto físico, clique em “pagamento com código de barras” e, em seguida, posicione o boleto para que o código de barras seja lido. Se o pagamento for feito via aplicativo, basta colocar a câmera do próprio celular para fazer esta leitura.

    No caso de boleto digital, será necessário clicar em “pagamento sem código de barras” e digitar o número dele.


  5. Confirme os dados e digite a senha para completar a transação

    Depois de inserido o código de barras, será necessário confirmar os valores e a data de pagamento. Então, não custa conferir uma última vez. Se estiver tudo certo, basta confirmar o procedimento e digitar novamente a senha para concluir a transação.

     

  6. Salve o comprovante

    Assim que o processo for finalizado, o sistema vai gerar o comprovante de pagamento. É possível salvar o arquivo no computador ou no celular e compartilhá-lo digitalmente via e-mail ou WhatsApp, por exemplo. Isso ajuda a manter a transação registrada. De qualquer forma, o comprovante pode ser visualizado sempre que for necessário. Para isso, basta acessar a internet banking ou app e procurar por “comprovantes”.

    O documento pode ser necessário em razão do tempo que os boletos online levam para serem confirmados – o que não é imediato. Em geral, eles são compensados sempre à noite, ainda que o pagamento seja feito pela manhã. Quando a operação acontece em fins de semana ou feriados, a compensação só será feita no próximo dia útil.

Use o aplicativo Serasa para pagar boleto online e as contas do mês

Pagar boleto online é uma das maiores praticidades da vida moderna. O aplicativo da Serasa traz todos os recursos para fazer pagamentos online com rapidez, praticidade e segurança.

A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Por meio dela, é possível fazer recargas de celular, efetuar pagamentos de diversos boletos, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome e quitar débitos veiculares com opções de parcelamentos.

Para acessar:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS ou Android).
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados