Passo a passo para consultar e pagar IPTU

É possível pagar IPTU pelo carnê ou acessando o site da prefeitura. O importante é não perder o prazo.

IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano. Conceito de pagamento.

Publicado em: 7 de junho de 2023

Autora: Mariana Furlan


O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma das obrigações anuais para proprietários de imóveis. O tributo é recolhido pelo município, por isso cada cidade pode ter particularidades na hora de fazer a cobrança.

De forma geral, além do tradicional carnê, é possível pagar o IPTU pela internet, mesmo que as parcelas estejam em atraso. Confira a seguir como pagar esse imposto e a importância de mantê-lo em dia.

Leia também | Entenda o que é o IPTU

O que é preciso saber antes de pagar IPTU

O IPTU é um tributo anual que incide sobre todos os tipos de imóveis nas áreas urbanas, como casas, apartamentos, galpões ou prédios comerciais. O valor é recolhido pelo governo municipal e a arrecadação cria recursos que serão investidos na cidade.

O imposto é obrigatório para os proprietários de imóvel. Em alguns casos, porém, é o inquilino que fica responsável pelo pagamento. Essa questão sempre precisa ser definida previamente, no contrato com o locatário.

Leia também | Alugar ou financiar um imóvel: o que vale mais a pena?

Como pagar IPTU

A cobrança de IPTU geralmente ocorre no início de cada ano. Apesar de cada município ter um sistema de pagamento e calendário próprios, de forma geral as etapas são similares. Confira:

Por boleto

  • ●      A maioria das prefeituras ainda emite carnês físicos para o pagamento do IPTU, que são entregues no endereço.
  • ●      Algumas cidades oferecem no mesmo carnê mais de uma opção de pagamento: em cota única (com desconto) ou em parcelas.
  • ●      Faça o pagamento escolhido respeitando o prazo de vencimento;
  • ●      O pagamento pode ser feito como um boleto comum, pelo código de barras, em caixas eletrônicos, internet banking ou aplicativo do banco. Algumas prefeituras já permitem pagar via Pix.
  • ●      Se o prazo de vencimento estiver próximo e o carnê ainda não chegou ao endereço, é possível ir pessoalmente na prefeitura e solicitar as guias de pagamento. Geralmente é preciso apresentar documentos pessoais e um carnê antigo do IPTU, em que consta o número de inscrição municipal do imóvel.

Pelo site da prefeitura

  • ●      Se o carnê ainda não chegou, a forma mais prática de emitir a 2ª via das guias de pagamento é pelo site da prefeitura.
  • ●      A página inicial dos sites oficiais dos municípios normamente tem um atalho para IPTU. Se não houver, digite “IPTU” no sistema de busca do site.
  • ●      Para acessar a 2ª via, é preciso informar o número de documentos como o CPF e a inscrição municipal do IPTU.
  • ●      O pagamento das vias online pode ser feito da mesma forma que o carnê físico, no banco ou pelo aplicativo.


Leia também | Como pagar o IPTU 2023 SP

Prazos de pagamento

Como o recolhimento do IPTU é administrado de forma independente por cada cidade, não há um calendário único para todo o país. A regra geral é que a cobrança ocorra no início do ano – normalmente a primeira parcela a vencer é a de cota única, com descontos que chegam a 30% em alguns casos.

É importante acompanhar o calendário divulgado pelo município para não perder o prazo. Em alguns casos, a primeira cota vence já nos primeiros dias de janeiro. Se a escolha for parcelar, os pagamentos costumam ocorrer nos primeiros meses do ano.

Pagar IPTU atrasado

Se não foi possível pagar o IPTU ou se o prazo de uma das parcelas passou, para quitar o pagamento será preciso emitir novas guias – não tente pagar com o carnê recebido no começo do ano. Para regularizar a situação, é possível buscar informações junto à prefeitura municipal ou emitir novas guias no site do município.

Veja como fazer pelo site:

  • ●     Encontre a seção “IPTU” no portal da sua cidade.
  • ●     Solicite a emissão do imposto do ano atual ou de anos anteriores.
  • ●     As guias terão novas datas de pagamento e o valor final será atualizado conforme a cobrança de juros aplicada no município.

Assista | O que é dívida ativa e como regularizar

Quem é isento de pagar IPTU

Algumas pessoas físicas têm direito à isenção de IPTU, como idosos e pensionistas – mas há condições para que os beneficiários se enquadrem na isenção.

Cada cidade tem as suas regras, e algumas aplicam a isenção também para famílias de baixa renda. É importante entrar em contato com o município para conhecer seus direitos e requerer o benefício, se for permitido.

Leia também | Os impostos pagos pelos brasileiros

O que acontece se não pagar IPTU

Deixar de quitar o IPTU é como atrasar o pagamento de qualquer conta: o resultado é a inadimplência, que pode trazer consequências legais e financeiras. A primeira delas é que, a partir do primeiro dia de atraso, o valor do imposto já começa a acumular juros.

A falta de pagamento também pode levar à inscrição do CPF na dívida ativa municipal, que funciona como um cadastro de inadimplência da cidade. A dívida poderá ser protestada em cartório pelo município.

iput

Encontre empréstimos para seu perfil

Quando a grana está curta, em alguns casos vale mais a pena contratar um empréstimo a juros baixos do que deixar o IPTU vencer. Para entender o que pode ser mais vantajoso, é importante colocar tudo na ponta do lápis.

Para saber que tipo de crédito está disponível para o seu CPF, acesse o Serasa Crédito. O serviço da Serasa pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita.

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como fazer uma simulação:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare as opções

    Se optou pela opção “empréstimo”, por exemplo, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.