Entrar
Navegação do blog
  1. Carteira Digital
  2. Blog
  3. Pagar Conta Celular

Como pagar conta pelo celular de forma prática

Saiba como fazer pagamentos por meio de aplicativos de celular.

Publicado em: 29 de fevereiro de 2024

Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Depositando cheque por telefone no restaurante

A tecnologia está deixando algumas tarefas mais fáceis, inclusive pagamento de boletos.

Ter de ir até o banco ou a lotérica já é coisa do passado. Atualmente existem maneiras mais simples e convenientes de efetuar transações financeiras sem nem precisar sair de casa. Entenda como pagar conta pelo celular de forma prática.

Assista | Como pagar boleto com cartão de crédito

Como pagar conta pelo celular

Pagar conta pelo celular é simples, basta apenas pegar a prática e ganhar confiança. Há duas maneiras de fazer isso: pelo aplicativo do banco (ou internet banking) ou por aplicativos alternativos que não estão vinculados à conta de um banco específico, mas permitem a realização de pagamentos e outras transações pelo celular. Esses aplicativos são chamados também de carteiras digitais ou contas digitais.

Entenda como funciona cada um deles.

banner de oferta

Aplicativos bancários (internet banking)

Quase todos os bancos disponibilizam seus serviços online para evitar o deslocamento do cliente até uma agência. Além de pagar conta, por lá também é possível efetuar transferências, emitir extratos e fazer compras e recargas para celular, por exemplo.

No entanto, é preciso verificar se já existe um cadastro prévio para ter acesso ao aplicativo. Isso porque nem sempre ter uma conta no banco dá acesso automático ao internet banking. É preciso um login e uma senha para acessar a conta pelo celular. No caso dos bancos mais tradicionais, o primeiro acesso é feito de forma presencial. Os bancos digitais, por outro lado, permitem que o cliente defina login e senha de maneira totalmente digital.

Feito isso, basta seguir o passo a passo:

  • ● Acesse o site ou aplicativo com o login e senha cadastrada.
  • ● Procure a aba “pagamentos”.
  • ● Selecione o tipo de pagamento que será realizado: boleto bancário comuns, tributo (como água, luz e IPTU), fatura do cartão de crédito, Simples Nacional e outros.
  • ● Faça o pagamento, escolhendo a opção de digitação manual do código numérico ou o leitor de código de barras (usando a câmera do celular).
  • ● Confirme os dados e digite a senha para completar a transação.
  • ● Salve o comprovante ou compartilhe-o digitalmente via e-mail ou WhatsApp.

 

Leia também | Internet banking: como abrir uma conta online com segurança

Aplicativos de pagamento

Além dos programas oficiais dos bancos, que estão vinculados à conta bancária do titular, existem também outros aplicativos alternativos que permitem o pagamento de boletos e a realização de outras transações pelo celular.

Eles funcionam como uma carteira digital e oferecem diversos recursos úteis que facilitam a vida do usuário na hora de quitar as faturas mensais. A principal delas é a possibilidade de pagar faturas por meio de cartão de crédito e, até mesmo, parcelá-las, por exemplo.

Embora cada app tenha seu próprio método de navegação, o caminho que permite o pagamento de boletos costuma ser semelhante. Em geral, eles se parecem muito com os programas oferecidos pelos bancos, mas podem ser ainda mais amigáveis e intuitivos que eles, com elementos gráficos e funcionais que facilitam o uso até de quem não tem familiaridade com a tecnologia.

A maioria desses aplicativos está disponível gratuitamente para download e pode ser encontrada nas versões Android e iOS.

Carteira Digital Serasa

A Carteira Digital Serasa permite efetuar pagamentos de diversos boletos, fazer recargas de celular e até organizar as contas e a vida financeira, pagando acordos firmados no Serasa Limpa Nome e quitando débitos veiculares com opções de parcelamento.

A Carteira Digital está presenta no aplicativo da Serasa, que incentiva os usuários a manter a vida financeira em dia, ajudando a organizar as contas em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura.

Para acessar a Carteira Digital Serasa, basta seguir o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS ou Android).
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.2 de 5

Artigos relacionados