Pix: a revolução dos pagamentos no Brasil e suas aplicações pr...
Pix: a revolução dos pagamentos no Brasil e suas aplicações práticasData de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 14 de maio de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Ter o próprio veículo é uma conquista e tanto na vida do trabalhador. Com ele, porém, vêm obrigações, como o pagamento do IPVA. Se for possível parcelar essa conta, pode ajudar a fechar as contas do mês. Uma forma de fazer isso é utilizando o cartão de crédito. Por isso, saiba como pagar o IPVA no cartão de crédito e conheça as eventuais taxas cobradas nessa operação.
Leia também | O que é o IPVA e para que serve este imposto
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos compromissos financeiros do início do ano para quem tem automóvel próprio. Para os cofres públicos, o recolhimento do tributo é muito importante e dá suporte à manutenção de vários serviços.
Esse imposto é recolhido por cada estado, dependendo de onde o carro está registrado. Por causa disso, cada estado vai disponibilizar a fatura e as informações em sites ou locais físicos próprios.
É possível pagar o IPVA de diferentes formas, como via Pix, boleto ou até cartão de crédito. Uma opção prática, segura e rápida é pela Carteira Digital Serasa.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online (incluindo o IPVA) em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. É possível parcelar o IPVA 2024 em até 12 vezes e com desconto.
Por meio dela, é possível também fazer recargas de celular, efetuar pagamentos de diversos boletos, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome e quitar débitos veiculares com opções de parcelamento.
Para acessar:
Pagar com cartão por meio da rede bancária credenciada pelo estado em que o carro está registrado
Procure o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado em que o carro está registrado.
Tenha o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). Ele pode ser encontrado diretamente no documento de seu veículo.
Consulte a rede bancária credenciada para pagamento no cartão. A Secretaria da Fazenda de cada estado pode trazer essa informação.
Analise a condição oferecida por cada empresa cadastrada, pois pode variar.
Informe os dados do veículo, como a placa.
Agora é hora de decidir se quer pagar à vista, parcelado e em quantas vezes. Alguns locais oferecem o parcelamento em até 12 vezes.
Verifique eventuais taxas cobradas pela empresa de cartão de crédito.
Finalizado o processo, guarde o comprovante de pagamento.
A opção de pagamento via cartão de crédito é válida apenas para pagamento de débitos não inscritos em dívida ativa. Ou seja, o dono do veículo não pode ter seu nome inscrito nesse cadastro de inadimplência do governo.
Outra forma de pagar via cartão de crédito e conseguir parcelar o IPVA é pelo próprio banco. Muitas instituições financeiras hoje oferecem a opção de pagamento de boletos no cartão de crédito. Isso funciona para diversos tipos de boletos, inclusive do IPVA.
Confira as etapas:
Procure o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado em que o carro foi registrado.
Consulte o calendário de vencimento a partir do final de placa do veículo e do estado em que ele está registrado.
Tenha o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). Ele pode ser encontrado diretamente no documento de seu veículo.
Emita o boleto de pagamento do IPVA no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado.
Entre no aplicativo do banco e escolha a opção de pagamento com o código de barras.
Escaneie ou digite o código e, se o banco permitir, selecione a opção "pagar com cartão de crédito".
Se houver opção de parcelamento, escolha o número de parcelas.
Escolha essa opção e conclua o pagamento, que será cobrado na fatura do cartão.
Guarde o comprovante de pagamento.
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura