CPF regular: o que significa e como consultar sua situação
CPF regular: o que significa e como consultar sua situaçãoData de publicação 9 de dezembro de 20247 minutos de leitura
Publicado em: 17 de abril de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Em geral, parcelar taxa de licenciamento de veículo e IPVA é algo comum nos estados brasileiros. Mas será que é possível parcelar multa de trânsito?
A resposta é sim. Não apenas é possível, como também o procedimento pode ser simplificado pelo app da Serasa. No entanto, existem critérios a serem preenchidos para o parcelamento.
Entenda todos os detalhes neste artigo.
Sim, desde 2016 é possível parcelar multas de trânsito de acordo com a lei – mais especificamente a Resolução nº 918/22 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que atualiza resoluções posteriores.
De acordo com o Artigo 27:
Art. 27. Os órgãos arrecadadores poderão firmar, sem ônus para si, acordos e parcerias técnico-operacionais para viabilizar o pagamento de multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo com cartões de débito ou crédito, disponibilizando aos infratores ou proprietários de veículos alternativas para quitar seus débitos à vista ou em parcelas mensais, com a imediata regularização da situação do veículo.
Em outras palavras, os Detrans de cada estado podem firmar parcerias com empresas para oferecer o parcelamento de multas de trânsito e outros débitos relacionados ao veículo. O pagamento pode ser feito por cartões de débito ou crédito.
No entanto, existem regras para que o parcelamento seja permitido, conforme explicaremos a seguir.
De acordo com a resolução do CONTRAN, os estados podem oferecer a opção de parcelar multa de trânsito, mas isso não é uma obrigação.
Por isso, o primeiro passo é saber se o Detran de seu estado permite o parcelamento de multas de trânsito.
Leia também | Como conseguir descontos em multas vencidas
De maneira geral, quando o Detran do seu estado oferecer a opção de parcelar multa de trânsito, é preciso verificar quais são as empresas autorizadas a realizar o parcelamento.
Portanto, o pagamento deve ser feito por meio das empresas credenciadas pelo Detran. A lista pode ser acessada nos sites oficiais dos departamentos ou entrando em contato diretamente no posto de atendimento do Detran de seu município.
No entanto, no aplicativo da Serasa é possível consultar e parcelar multas de trânsito de forma online, rápida, segura e sem burocracia.
A seguir, saiba como parcelar multa de trânsito pelo app da Serasa.
Leia também | IPVA 2024: como consultar o valor e onde pagar
Para fazer o pagamento, confira o passo a passo:
Baixe o aplicativo da Serasa (Google Play ou App Store).
Faça o login (ou cadastre-se pela primeira vez).
Na página inicial, vá em "Pagar" e depois em "Débitos veiculares".
Digite a placa do seu veículo. Se houver débitos em aberto, eles aparecerão na tela.
Selecione os débitos que deseja pagar, vá em "Pagar agora" e escolha a melhor forma de pagamento.
Pronto! É muito simples. Lembre-se: a opção de parcelar multa de trânsito aparecerá se os débitos preencherem os requisitos citados neste artigo.
Leia também | Consulte e pague débitos de veículos
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 9 de dezembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 25 de novembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura