Demonstrativo de pagamento para inativos do SPPREV
Demonstrativo de pagamento para inativos do SPPREVData de publicação 23 de julho de 20256 minutos de leitura
Atualizado em: 18 de julho de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O trânsito é um assunto que envolve muita responsabilidade para que a vida de motoristas, condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres seja protegida. Por isso, preparamos este guia das placas de trânsito e seus significados.
As placas de trânsito desempenham um papel fundamental na organização, segurança e fluidez do tráfego nas vias públicas. Elas funcionam como uma linguagem universal, comunicando-se com todos.
Confira o que cada tipo significa:
As placas de trânsito de regulamentação estabelecem regras e regulamentos do tráfego, informando os usuários sobre proibições, restrições e obrigações específicas.
As placas de trânsito de advertência têm a função de alertar os motoristas sobre condições perigosas, obstáculos ou situações incomuns na estrada. Elas são colocadas em locais estratégicos para chamar a atenção e permitir que os condutores se preparem antecipadamente.
Caso elas não sejam respeitadas, o condutor pode se envolver em acidentes e responder civilmente pelos danos provocados.
As placas de trânsito de indicação fornecem informações úteis sobre direções, rotas, destinos e pontos de referência nas vias públicas. Elas têm o objetivo de orientar os motoristas para que eles possam se locomover com facilidade.
Um exemplo é placa indicando hospital próximo.
As placas de trânsito educativas dão orientações e reforçam cuidados que devem ser tomados pelos motoristas.
As placas de trânsito de serviços auxiliares indicam os serviços de apoio que o condutor pode encontrar ao longo da estrada.
Um exemplo é a placa que indica o aeroporto.
As placas de trânsito de atrativos turísticos indicam áreas culturais, naturais e de práticas de esportes e recreação.
Um exemplo é a placa indicando o Parque Nacional.
Por fim, as placas de trânsito de sinalização de obras são utilizadas temporariamente para indicar e informar sobre obras na pista.
Um exemplo é a placa indicando homens trabalhando na pista.
As placas de trânsito mais comuns no Brasil são as seguintes:
No Brasil, as normas e leis que regulamentam as placas de trânsito estão amparadas por dois documentos:
O conteúdo do manual aborda a classificação, as características, a localização e o significado de acordo com a função e mensagem de cada placa.
As placas são elementos essenciais para a harmonia nas vias públicas. Compreendê-las e segui-las é dever de todo cidadão, pois isso contribui para a proteção da vida, da saúde e do patrimônio de todos os envolvidos no trânsito.
Desobedecer às placas pode resultar em multas, deixar o veículo com débitos e até mesmo a suspensão da CNH. Ainda coloca em risco a vida de si e dos outros.
Data de publicação 23 de julho de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 14 de abril de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 30 de junho de 202516 minutos de leitura