Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Crediario O Que E Como Funciona

O que é crediário e como ele funciona

Entenda como é o parcelamento de compras oferecido pelas lojas e avalie se essa é a melhor opção.

Atualizado em: 27 de novembro de 2023

Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Homem usando calculadora Calculadora Calculando Custo Contas Econômicas com pilha de dinheiro passo crescimento crescimento economizando dinheiro em casa , conceito de finanças

Quem está na faixa dos 20 anos talvez não saiba exatamente o que é crediário. O famoso carnê foi muito usado como opção de parcelamento no comércio, mas recentemente perdeu força com a popularização do cartão de crédito. Apesar disso, ainda é oferecido por algumas lojas. Entenda o que é crediário, como funciona e em que momentos ele ainda é uma boa alternativa para fazer compras.

Assista | O que é melhor: comprar no crédito ou débito?

O que é crediário

O crediário é uma forma de financiamento de bens e serviços. Em outras palavras, uma modalidade de crédito. Com a democratização do crédito no Brasil, que aumentou o acesso aos cartões para pagamentos, o crediário perdeu força.

As parcelas do crediário são fixas, acrescidas de juros e correção monetária. Ou seja, o consumidor sai do estabelecimento sabendo exatamente quanto pagará e a data de vencimento de cada parcela.

O crédito pode ser disponibilizado em até 48 parcelas. Esse é um ponto de atenção nessa forma de pagamento: o longo prazo para quitar uma compra pode levar ao endividamento, já que o cliente pode se esquecer de pagar alguma parcela ou precisar desse dinheiro para uma emergência.

Leia também | Descubra o que é grau de endividamento

O que é crediário em loja

O crediário próprio das lojas foi a forma mais conhecida de parcelamento de compras durante muito tempo. Os estabelecimentos emitem um carnê com as parcelas a vencer, uma espécie de caderneta. Essa forma de pagamento ainda é oferecida em algumas grandes lojas de varejo.

Cada comércio tem suas regras para o pagamento mensal das parcelas. Alguns solicitam que o cliente vá pessoalmente à loja para pagar o crediário, outros disponibilizam pagamento online, como um boleto comum.

Como funciona o crediário

O crediário é um tipo de empréstimo feito para dar acesso a um produto. Para conseguir a aprovação do crediário, o cliente precisa passar por uma análise de crédito. Ela pode ser feita por um banco, instituição financeira ou direto na loja da compra.

A maioria das lojas atualmente pararam de liberar carnês e passaram a oferecer cartões de crédito aos clientes que desejam parcelas as compras. Essa opção é mais fácil de administrar, além de possibilitar o parcelamento sem juros.

Outra opção oferecida por grandes lojas hoje é o carnê digital. Esse formato pode ser administrado pelo celular ou computador, com emissão online de segunda via e possibilidade de parcelamento para compras no site da loja também.

O que é limite para crediário

As lojas com crediário próprio determinam um limite máximo de valor que pode ser parcelado no carnê pelo cliente. Essa é uma decisão tomada pela empresa como forma de evitar a inadimplência – assim como os bancos não emprestam qualquer quantidade de dinheiro para qualquer pessoa.

Uma das formas usadas pelo comércio para determinar o limite de crediário é conhecer a renda mensal do cliente. Por isso, além de as lojas verificarem dados como Serasa Score e cadastros de inadimplência, também podem pedir alguma comprovação de renda ao cliente.

O que é preciso para comprar no crediário?

Ao solicitar crédito em uma loja, é importante estar preparado para responder a algumas questões e apresentar documentos.

Geralmente, são solicitados na abertura de crediário:

  • ●     dados pessoais;
  • ●     documento de identificação;
  • ●     comprovante de residência;
  • ●     comprovante de renda;
  • ●     contato de terceiros.

Crediário ou cartão de crédito: qual a melhor alternativa?

Ao precisar comprar a prazo, é preciso comparar as opções com o mesmo critério de quem faz um empréstimo.

A princípio, o cartão de crédito pode ser uma alternativa melhor, por ser mais fácil de controlar e não cobrar juros em parcelamentos de até 12 vezes. Mesmo assim, é bom conhecer as taxas do cartão, o valor dos juros, a anuidade e o CET (custo efetivo total).

Entretanto, quem não tem acesso a um cartão de crédito ou a uma conta bancária pode se beneficiar da possibilidade de fazer um crediário tradicional. O alerta para o crediário é que o longo pode levar ao endividamento e os juros aplicados em caso de atraso podem chegar a 6%.

Em qualquer alternativa escolhida, é importante refletir se a compra é de fato necessária e se o valor da parcela poderá ser absorvido com segurança no orçamento doméstico pelos próximos meses.

Para a saúde da vida financeira, o ideal seria conseguir um desconto em uma compra à vista.

Ao escolher um cartão de crédito, pesquise a melhor opção

Se o interesse é ter um bom cartão de crédito para eventuais compras parceladas, antes de contratar um cartão de loja ou mesmo do banco, é importante comparar as opções disponíveis para o seu perfil. Com um pouco de pesquisa é possível encontrar melhores ofertas para taxas e anuidade.

O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ●     Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ●     Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ●     Compare as opções sugeridas.
  • ●     Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.


*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.75 de 5

Artigos relacionados