Entrar

Como aumentar o score do CPF? É possível fazer isso em 30 dias?

Entenda como aumentar o score do CPF. Com medidas simples e constantes, é possível aumentar, aos poucos, sua pontuação de crédito. Confira!

elaine ortiz colunista
Atualizado em: 18 de março de 2022

Como aumentar o score do CPF? Eis uma das questões mais presentes entre os consumidores brasileiros. Isso porque o score é a ferramenta que o mercado utiliza para conceder crédito ou não as pessoas, já que sua pontuação reflete diretamente o comportamento do consumidor.

Basicamente, se você possui um score alto, para o mercado, você é um bom pagador. E, por isso, cartão de crédito, empréstimo, financiamento de carro ou casa são concedidos a você mais facilmente e com juros moderados.

No entanto, se você possui um score baixo, o mercado enxerga você como um cliente não muito confiável. Isto é, que pode acabar não pagando o empréstimo, o financiamento ou a fatura do cartão de crédito. Por isso, para equilibrar este risco, muitas vezes o crédito é até concedido, só que com taxas de juros muito mais altas.

É por este motivo que muitas pessoas, cada vez mais, estão interessadas em descobrir como fazer para aumentar o score.

Para entender melhor, é importante saber que a maneira que o score funciona é muito dinâmica, as pessoas sempre perguntam se ele aumenta ou diminui em um período específico. A verdade é que tudo vai depender do consumidor: a sua vida financeira é quem dita a forma com que o seu score se comporta. Entendeu? O score nada mais é do que um espelho da sua vida e hábitos financeiros.

Por isso, a primeira informação que você deve ter é que não existe uma mágica capaz de fazer seu score aumentar da noite para o dia. O que existe são boas práticas e comportamentos financeiros que você pode adotar agora mesmo. Essa postura irá contribuir para aumentar sua pontuação de crédito ao longo do tempo, não exatamente em 30 dias.

Continue a leitura e confira dicas de como aumentar score do CPF.

Leia também | Pontuação de crédito: o que é e como consultar

Como aumentar o score do CPF? Dicas práticas

É muito corriqueiro as pessoas buscarem o que fazer para aumentar o score rápido. No entanto, tome cuidado se você se deparar com alguma empresa que aumenta score. Isso não existe e é cilada. Se alguém fizer uma proposta para você desse tipo, fuja imediatamente!

E lembre-se que a Serasa é a melhor fonte de conteúdo para você tirar qualquer dúvida sobre o assunto, já que é uma das empresas que calcula e fornece esses dados para o mercado. Você pode consultar nosso Manual do Score, o guia oficial, único e definitivo da Serasa com todas as informações que você precisa para aumentar a sua pontuação de crédito. Ou ainda procurar os canais oficiais da Serasa para tirar suas dúvidas.

Mas nunca pague alguém com o objetivo de aumentar seu score. Isso é um golpe, que pode prejudicar ainda mais suas finanças. Combinado? A forma mais confiável de fazer isso é tendo uma vida financeira organizada. Não tem milagre!

Agora sim, confira dicas práticas de como aumentar score CPF:

  1. Limpe o seu nome: é possível conseguir boas ofertas no Serasa Limpa Nome. Basta fazer o cadastro e consultar possíveis ofertas.

  2. Pague suas contas em dia: o seu histórico de pagamentos é um dos principais responsáveis pela sua pontuação de crédito.

  3. Utilize o Cadastro Positivo: ele registra suas contas pagas, e não apenas as dívidas e cria um histórico positivo para as empresas.

Quanto tempo demora para aumentar o score?

Para saber quanto tempo demora para aumentar o score você precisa antes compreender como funciona o aumento de score, para que serve o score, o que é, de fato, o score.

Você já entendeu que o score é usado pelo mercado de crédito como uma das ferramentas para conceder crédito com mais segurança. E também que o score é reflexo do comportamento do consumidor, certo? Mas para colocar as dicas em prática e conseguir aumentar o seu score, é muito importante entender o que é e como funciona a sua pontuação de crédito.

Aqui na Serasa o seu score agora é chamado de Score 2.0, uma nova versão na qual os seus bons hábitos financeiros, como pagar as contas em dia, têm mais peso na sua pontuação final. O Serasa Score 2.0 é uma pontuação de crédito dinâmica que vai de 0 a 1000 e indica para o mercado quais são as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos seis meses.

Essa pontuação ajuda as empresas a entenderem qual é o nível de risco de dar crédito a você com base no seu comportamento atual. Mas não se esqueça, a decisão de aprovar o crédito não tem qualquer interferência da Serasa e é tomada apenas pela instituição financeira.

E mais: a Serasa não tem o menor interesse em diminuir seu score. Pelo contrário. O que queremos é que cada vez mais as pessoas consigam equilibrar as contas, ter uma vida financeira saudável e um score que reflita isso já que, na prática, quanto maior for o seu Serasa Score 2.0, maior será a probabilidade de você estar com a vida financeira em ordem.

Com um score dinâmico, que muda conforme a evolução do seu comportamento financeiro, fica mais fácil para o mercado entender como você se relaciona com o dinheiro de forma atualizada e fazer uma análise cada vez mais justa.

Mas como o score é calculado? A Serasa utiliza Inteligência Artificial para calcular sua pontuação, levando em conta seis tipos de critérios:

  • Comportamento de consultas para serviço e crédito

  • Crédito contratado

  • Histórico de dívidas

  • Pagamento de crédito,

  • Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.

Cada uma dessas categorias tem um peso diferente para determinar a sua pontuação geral.

Leia também | Como usar o Serasa Score 2.0?

Agora que você sabe como funciona o score, fica mais fácil entender quanto tempo demora para aumentar o score. Não é instantâneo porque há toda uma dinâmica complexa por trás da pontuação de crédito.

Quer um exemplo? Quando você paga uma dívida que deixou seu nome negativado, ele fica limpo novamente em até sete dias úteis. Existe um prazo! Porém, com a sua pontuação de crédito é diferente, já que o score acompanha as suas movimentações financeiras. O score é dinâmico, não existe uma data definitiva para a sua atualização.

Por isso, é difícil definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o score, pois pode acontecer a qualquer momento.

Como aumentar o score rápido?

Aumentar score rápido é o objetivo de muita gente, principalmente quem está interessado em pegar um financiamento ou fazer um empréstimo. Isso porque, como explicamos, o score é um raio-x da sua vida financeira e quem concede crédito quer se certificar de que é seguro fazer a operação com você.

Já sabemos que a composição da pontuação de crédito, o score, leva em consideração, principalmente, o pagamento de crédito, histórico de dívidas e as consultas para serviço e crédito. Além do tempo de uso do crédito, do crédito contratado em si, do pagamento de dívidas e do comportamento de consultas.

Em resumo, quem tem uma vida financeira saudável, quem paga as dívidas na data certa e não tem o nome negativado vai ter uma boa pontuação.

Mas, se a pergunta “como faço pra aumentar meu score” ainda está na sua cabeça, conheça a ferramenta para quem deseja acelerar esse processo e entender, de fato, como fazer o score subir rápido: o Cadastro Positivo.

Cadastro Positivo

O uso do Cadastro Positivo também pode impactar na pontuação de crédito. Essa é uma ferramenta que reúne informações de como tem sido pagos empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Além disso, também é possível registrar o pagamento de contas de consumo como água, luz, gás e internet.

Essa é uma maneira de informar aos credores os pagamentos efetuados pelo consumidor, formando um histórico muito mais rico. Com isso, os registros ultrapassam apenas as dívidas não pagas.

Leia também | Score Cadastro Positivo: o que é e como ele aumenta suas chances de conseguir crédito

Então, como faço para aumentar meu score? Mesmo que não seja rápido?

Se você chegou até aqui, com certeza já sabe como aumentar seu score. Tenha paciência, lembre-se que é um processo. O mais importante é você organizar as suas contas, quitar suas dívidas, pagar os boletos em dia, não gastar mais do que ganha, honrar todos os pagamentos.

Este é o melhor caminho para descobrir como subir score. A pontuação subirá aos poucos, conforme você mudar a sua postura como consumidor. E o mercado reconhecerá essa mudança, oferecendo condições mais vantajosas nos produtos financeiros quando você solicitar. Cuide do seu nome, cuide do seu score.

Quer saber mais sobre score como aumentar? Então baixe o Manual do Score Serasa grátis e tire todas as suas dúvidas.

Gostou do conteúdo? Aproveite e confira este vídeo do Serasa Ensina, que mostra com mais detalhes como aumentar o score do CPF.