Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Emprestimo Facil Aprovar

Empréstimo fácil de aprovar: é possível?

Confira os tipos de empréstimo mais fáceis de serem aprovados e dicas para aumentar as chances de crédito.

Publicado em: 16 de maio de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Dinheiro brasileiro, um arquivo de notas de cem reais passadas de mão em mão, conceito econômico e empresarial

Será que existe empréstimo fácil de aprovar? Como muitas pessoas buscam crédito para suprir necessidades financeiras urgentes, a aprovação de um empréstimo nem sempre é fácil, pois as instituições financeiras avaliam diversos critérios antes de conceder o dinheiro.

Porém, em alguns casos, pode ser possível conseguir um empréstimo fácil de aprovar. Conheça neste artigo os tipos de empréstimo mais fáceis de conseguir aprovação, os critérios que facilitam o crédito e dicas que podem ajudar na aprovação. 

Assista | Tipos de crédito: Qual é o ideal para você?

É possível conseguir um empréstimo fácil de aprovar?

Sim, é possível, mas isso dependerá de alguns fatores.

Um desses fatores, por exemplo, é o Score do consumidor, ou seja, a pontuação de crédito. Quanto mais alta for a pontuação, maiores as chances de aprovação. Mas apenas o score não garante o empréstimo. Bancos e instituições financeiras têm critérios próprios para a análise de crédito.

No entanto, alguns tipos de empréstimo geralmente facilitam a aprovação.

O que facilita a aprovação de um empréstimo?

  • Os critérios que tornam um empréstimo mais fácil de aprovar são:
  •  
  • ●     Histórico de crédito positivo: pessoas que pagam as contas em dia, como faturas de cartão de crédito, boletos e financiamentos, têm mais chances de aprovação. Isso porque as instituições financeiras consideram que essas pessoas têm mais chances de pagar o empréstimo.
  • ●     Renda fixa e estável: pessoas com renda fixa e estável, como funcionários públicos, assalariados CLT e aposentados, têm mais chances de aprovação. Isso porque as instituições financeiras consideram que essas pessoas têm mais capacidade de pagar o empréstimo. No entanto, empresários e profissionais autônomos também têm chances de conseguir empréstimo fácil de aprovar.
  • ●     Garantia: empréstimos com garantia, como o empréstimo consignado e com garantia de veículo, são mais fáceis de serem aprovados. Isso porque as instituições financeiras têm uma garantia em caso de inadimplência.

 

Leia também | Entenda o que é risco de crédito e por que ele deve ser calculado

Quais os tipos de empréstimo mais fáceis de serem aprovados?

Os tipos de empréstimo mais fáceis de serem aprovados são:

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é descontado diretamente na folha de pagamento ou no benefício do INSS. Por isso, é considerado um empréstimo mais seguro para as instituições financeiras, pois a inadimplência é menor.

Empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS

Assim como o empréstimo consignado, o empréstimo pessoal ou consignado para aposentados e pensionistas do INSS também é descontado diretamente no benefício.

Empréstimo com antecipação do FGTS

O empréstimo Saque-Aniversário do FGTS é outro tipo de empréstimo fácil de aprovar. Afinal, a garantia de pagamento é o próprio saldo do FGTS, que é resgatado pela instituição financeira.

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é um empréstimo fácil de aprovar porque tem o imóvel como garantia, que fica alienado ao banco até ele ser totalmente quitado. Por isso, é considerado um empréstimo mais seguro para as instituições financeiras.

Empréstimo com garantia de veículo

O empréstimo com garantia de veículo também é um empréstimo fácil de aprovar porque tem o veículo como garantia, que fica alienado ao banco até o término da quitação. Por isso, é considerado um empréstimo mais seguro para as instituições financeiras.

Leia também | O que é crediário no cartão de crédito

Dicas e cuidados financeiros para manter o empréstimo pago em dia

Para conseguir um empréstimo fácil de aprovar, é importante colocar em prática as dicas e cuidados a seguir:

Faça um planejamento financeiro

Antes de solicitar um empréstimo fácil de aprovar, faça um planejamento financeiro detalhado. Avalie sua capacidade de pagamento e a real necessidade do empréstimo.

Tabela Financeira Serasa

Salve uma cópia da nossa planilha e organize suas finanças


Quer guardar dinheiro para realizar um sonho, trocar de carro ou ainda quitar aquela dívida que tira seu sono?

Não importa o motivo, a Serasa está com você! Clique no botão abaixo e salve uma cópia da nossa planilha financeira e mantenha a organização das finanças sempre em dia.

Faça simulações antes de contratar o empréstimo

Simule o empréstimo em diferentes instituições financeiras para comparar as taxas de juros e as condições de pagamento. A dica é simular na plataforma do Serasa Crédito para buscar ofertas disponíveis para seu perfil em um só lugar. Ao simular, a plataforma da Serasa indica as chances de ter o pedido aprovado. A simulação é gratuita e não afeta o Serasa Score.

Compare as taxas de juros e demais custos

Não hesite em comparar as taxas de diferentes instituições. Escolher a opção com as condições mais favoráveis pode resultar em mais economia.

Leia o contrato antes de assinar o empréstimo

Leia atentamente todas as cláusulas do contrato. Compreender as condições, taxas e prazos é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Tenha uma reserva de emergência

Mantenha uma reserva de emergência para imprevistos. Isso ajuda a evitar atrasos nos pagamentos em caso de dificuldades financeiras temporárias.

Organize-se para antecipar as parcelas

Se possível, antecipe os pagamentos das parcelas do empréstimo. Isso não apenas reduz o custo total do empréstimo, mas também melhora sua relação com a instituição financeira.

Leia também | Amortização: entenda como funciona e os principais tipos

Qual o banco mais fácil de aprovar um empréstimo?

Não existe um banco que seja o mais fácil de aprovar um empréstimo, pois as condições de aprovação variam de acordo com cada instituição financeira e o histórico do consumidor. Assim, o mais indicado é manter um relacionamento longo e saudável com sua instituição bancária. Afinal, um banco conhece melhor muito melhor seus próprios clientes do que os clientes de outros bancos.   

Leia também | Como aumentar meu Score rápido e grátis? Saiba se é possível

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados