O que é SCR? Saiba tudo sobre este banco de dados

Seu nome está no SCR e você não sabe o que isso significa? Aqui explicamos o que é SCR, ou Sistema de Informações de Créditos. Confira!

pessoa mexendo no computador


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 23 de dezembro de2022

O que é SCR? Quem está em busca dessa resposta provavelmente quer descobrir se a sigla se refere a algum órgão de proteção ao crédito ou se existe algum problema com seu nome nesse banco de dados.  

O SCR nada mais é que o Sistema de Informações de Créditos do Banco Central. Continue a leitura para saber como funciona o órgão, para que serve e como consultar

Assista | Dívida ativa: o que é e como regularizar?

O que é SCR Bacen e para que serve?

Como o próprio nome diz, Sistema de Informações de Créditos (SCR) é um sistema que contém informações sobre operações de crédito (como empréstimos e financiamentos) feitas pelos consumidores, além de limites de crédito concedidos aos clientes pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central. 

Funciona, na prática, como um “currículo” atualizado mensalmente pelas instituições com as informações de crédito acima de R$200 realizadas pelos clientes. O sistema inclui tanto operações a vencer quanto operações já vencidas (dívidas em atraso).  

No caso dos cartões de crédito, por exemplo, é como se todo mês o usuário fizesse dívidas que são quitadas ao pagar a fatura, gerando uma operação de crédito. 

Ao ser gerido pelo BC e alimentado mensalmente pelas instituições financeiras, o SCR do Banco Central permite à supervisão bancária a adoção de medidas preventivas, com o aumento da eficácia de avaliação dos riscos ao conceder crédito a alguém. Além disso, por meio dele, o BC consegue também verificar operações de crédito atípicas e de alto risco.  

Leia também | Cheque especial: Como funciona? 

Como funciona o SCR?

Todos os meses, as instituições fornecedoras de crédito precisam enviar para o SCR as informações atualizadas sobre as operações de crédito de seus clientes. Esses dados vão desde faturas a vencer, compras parceladas, empréstimos ou financiamentos até valores em atraso.  

É possível atualizar as informações conforme novos pagamentos forem feitos, mas não há como excluir ou alterar algum dado antigo. 

Além de servir como um registro para que o BC acompanhe as operações de crédito no sistema financeiro, o SCR também pode ser utilizado para que outras instituições consultem as informações de crédito de uma pessoa e analisem o risco de conceder crédito a ela. Mas atenção: o SCR não é igual nem funciona como o score de crédito.  

Leia também | Como aumentar Score para financiamento: 8 dicas práticas 

O SCR é uma lista de restrição?

Não, o SCR não é uma lista de restrição ao crédito. Isso significa que ter um cadastro com suas informações no banco de dados não quer dizer necessariamente mais dificuldade em conseguir crédito. 

O SCR não classifica nem avalia nenhum consumidor. Apenas registra as operações realizadas por ele e apresenta o status da operação (se foi paga ou não). Portanto, as informações que constam neste sistema podem ser positivas ou negativas, tudo depende do histórico da pessoa. 

Para uma pessoa que paga tudo em dia, o SCR pode até ajudar na hora de conseguir crédito com uma instituição com a qual ainda não possui relacionamento. Isso porque mostra que aquele possível cliente está consumindo e conseguindo pagar as contas (no caso de faturas do cartão quitadas na data certa do vencimento, por exemplo).   

Leia também | Cartão de crédito: como aumentar o limite? 

Como saber se meu nome está no SCR?

O sistema do Bacen disponibiliza o acesso às informações de crédito dos brasileiros dos últimos 2 anos. Para saber como consultar SCR e descobrir se tem ou não registro no banco de dados, basta acessar o Registrato (Extrato do Registro de Informações), sistema que fornece aos cidadãos informações disponíveis em cadastros administrados pelo Banco Central. 

Também é possível consultar essas informações entrando em contato com as Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central. 

É importante deixar claro que os dados do SCR podem ser consultados pelas pessoas físicas, pelo Banco Central e por outras instituições financeiras, desde que a consulta seja autorizada pelo próprio cliente. Muitas vezes, as pessoas permitem que a consulta seja feita ao assinar contratos de produtos ou serviços sem ler atentamente as cláusulas. 

Leia também | Dinheiro esquecido: saiba o que é registrato Banco Central. 

Como tirar o nome do SCR? É possível?

Não dá para tirar o nome do SCR. Como explicamos anteriormente, o sistema não é um órgão de proteção ao crédito.  

Por isso, ter o nome no SCR não é motivo de preocupação, não significa que o nome está negativado. Só quer dizer que algumas das operações de crédito da pessoa estão armazenadas em um banco de dados, para simples consulta. 

Leia também | Empréstimo consignado para negativado: como fazer e onde conseguir? 

Quanto tempo fica um nome no SCR?

Um usuário de cartão de crédito, por exemplo, sempre vai ter o nome no SCR já que faz um uso recorrente de operações de crédito. 

E quanto tempo leva para as informações do SCR serem atualizadas? Funciona assim: as instituições encaminham as informações dos clientes para o Banco Central até o 9º dia útil de cada mês. Essas informações se referem à posição das operações no último dia do mês anterior e são processadas entre 2 e 3 dias úteis após o envio delas. 

Devido ao tempo entre o envio das informações e o processamento delas, é comum que os dados do relatório do SCR tenham uma defasagem mínima de 20 dias em relação à última informação enviada.  

Dessa forma, se você fez algum pagamento que ainda não apareceu no registro, é só aguardar até o mês seguinte para verificar as informações mais recentes.

Meu SCR está com erro. O que fazer?

É possível registrar uma Manifestação de Discordância ao se deparar com alguma operação desconhecida e reportada em seu nome no SCR. O Banco Central disponibiliza 5 tipos de manifestações que se aplicam quando o cliente não concorda com:  

• a existência de operação; 

• o valor de operação; 

• o prazo da operação; 

• a taxa de juros e outros custos da operação; 

• ou o estado inadimplente da operação. 

No entanto, a manifestação de discordância apenas registra o desacordo do cliente em relação à informação divulgada no SCR, sem ocultar as informações do Registrato.  

Assim, a operação continuará sendo vista nas próximas consultas, mas com um comunicado informando a existência da sua manifestação de discordância. 

Para registrar uma manifestação, é preciso entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira e pedir que faça esse registro no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central. 

Leia também | Serasa Score: saiba como bloquear a consulta pelo CPF 

Preciso me preocupar com o SCR?

Claro que é importante saber da existência do banco de dados do Bacen e estar por dentro de tudo o que acontece ou é registrado em seu nome. Mas mais importante do que acompanhar o relatório intensivamente é procurar pagar todas as suas contas em dia. Sempre! 

Este bom hábito financeiro será exposto no seu SCR e impactará sua busca por crédito.  

Leia também | Qual score é bom para crédito? Entenda o sistema de pontuação 

Procurando crédito? Conheça o Serasa Crédito

Quer encontrar o crédito ideal para o seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.  

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair da casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. 

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.  

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem ofertas de empréstimo disponíveis para você:

  • Acesse o Serasa Crédito Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito

  • Complete seu perfil Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito

  • Faça uma simulação Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras

  • Confira e compare opções Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta"

  • Finalize a contratação Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta mais interessante. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.