Como aumentar Score para financiamento: 8 dicas práticas

Aumentar Score para financiamento é possível. Saiba mais e entenda como uma boa pontuação pode ampliar as chances de ter crédito aprovado.

score


Autor: Elaine Ortiz

Atualizado em 22 de dezembro de 2022

Aumentar o Score para financiamento é possível? Essa é a dúvida de muitos consumidores que precisam do crédito para comprar uma casa, adquirir um automóvel ou qualquer outro bem de valor mais alto. Neste artigo vamos mostrar como aumentar Score para financiamento.  

Embora o Score não seja o único critério avaliado pelas instituições financeiras para aprovar crédito, a pontuação do consumidor tem um peso importante na análise de crédito. Neste conteúdo, vamos explicar como esse processo funciona e o que é possível fazer para aumentar o Score.  

Assista I Contato quente na Serasa

O que é considerado um bom Score?

O Serasa Score é uma pontuação calculada com base no comportamento financeiro de cada consumidor. Ela varia de 0 a 1.000 e indica para o mercado as chances de a pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses. 

Na prática, quanto maior o Score, menores as chances de o consumidor se tornar um inadimplente. Com isso, aumentam as possibilidades de conseguir um empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou crediário, por exemplo.  

A melhor forma de saber se a uma pontuação é considerada boa para o mercado é conhecer as faixas de classificação do Serasa Score. De 0 a 300, a pontuação é considerada baixa. De 301 a 500, regular. A partir de 501, o Score é considerado bom. Por fim, as pontuações entre 701 e 1.000 são consideradas excelentes. 

Leia também | Score para financiamento: o que é e como aumentar? 

Como descobrir se tenho um bom Score para financiamento?

Quem quer aumentar Score para financiamento precisa saber antes como anda o seu próprio perfil de crédito no mercado. Não tem segredo: basta fazer uma consulta gratuita na Serasa. Para isso, acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play (para celulares Android) e na App Store (para aparelhos com sistema iOS). 

Na sequência, é só cadastrar uma senha e fazer o login. A pontuação, histórico e faixa de classificação do Score já vão aparecer na tela inicial. 

Leia também | Cadastro Positivo: o que é e como ele aumenta suas chances de conseguir crédito 

Afinal, como aumentar Score para financiamento? Confira 8 dicas

Muitos consumidores buscam métodos ou “receitas prontas” para aumentar o Score antes de solicitar crédito no mercado, mas isso não existe. 

A boa notícia é que alguns hábitos podem contribuir para aumentar o Score e, consequentemente, as chances de conseguir melhores ofertas de crédito. A seguir, listamos 8 deles. Confira: 

1 - Mantenha o Cadastro Positivo ativo 

O Cadastro Positivo funciona como um histórico do comportamento de crédito do consumidor. Ele reúne informações sobre os compromissos financeiros pagos e em andamento, como o pagamento das contas, empréstimos, faturas de cartão de crédito etc. 

Assim, quem arca com compromissos e paga direitinho as contas em dia pode ter uma nota mais alta. E o melhor: as instituições financeiras costumam considerar essas informações positivas na hora de aprovar novos pedidos de crédito. 

Para descobrir se o seu Cadastro Positivo está ativo, é só consultar o seu Score no site ou aplicativo da Serasa, seguindo as orientações que já explicamos, e clicar na seção chamada “Cadastro Positivo”. 

A Serasa fez um vídeo que mostra como funciona o Cadastro Positivo. 

 

2 - Deixe os dados atualizados na Serasa 

Para aumentar o Score para financiamento é muito importante manter os dados cadastrais atualizados na Serasa. Quanto mais as empresas sabem sobre o consumidor, mais confiança elas podem ter para oferecer crédito. 

No aplicativo da Serasa, o consumidor também pode conferir todas as informações do seu perfil e saber se estão atualizadas. 

3 - Analise o orçamento 

 

Avaliar o orçamento é um passo importante para conquistar uma boa relação com as finanças e ver o Score aumentar. Ao olhar para as próprias contas com mais cuidado, é possível perceber se tem alguma coisa errada e saber o que pode ser feito para melhorar. 

4 - Negocie e pague dívidas atrasadas/negativadas 

Sabia que as dívidas negativadas têm 33% de peso no cálculo do Score? É por isso que regularizar essas contas é tão importante para conseguir aumentar Score para financiamento. 

No Serasa Limpa Nome é possível negociar as dívidas com até 90% de desconto. Mais de 100 empresas parceiras da Serasa têm ofertas especiais para os brasileiros que fecham acordo na plataforma. Vale a pena conferir. 

5 - Pague as contas em dia 

 

Além de ajudar a ter uma relação melhor com o dinheiro, acompanhar as finanças de perto e manter o controle das despesas são maneiras de não se perder nas datas de pagamento. Quando se paga uma conta em dia, essa atualização pode entrar no Cadastro Positivo e fazer a pontuação de crédito subir. 

6 - Tenha cautela ao pedir crédito no mercado 

Não há problema em pedir crédito no mercado, mas é preciso fazer isso de maneira consciente. 

Vários pedidos recentes de empréstimos ou simulações em diversos lugares ao mesmo tempo podem ser interpretados como um indício de necessidade urgente de crédito, representando risco de endividamento. Essa atitude acende um “alerta” no mercado e faz a pontuação cair por algum tempo. 

Nesse sentido, uma ótima dica é fazer simulações de empréstimo ou cartões de crédito, quando precisar, por meio do Serasa Crédito, plataforma de crédito da Serasa que reúne informações, faz pesquisa, compara e recomenda as melhores ofertas para o consumidor, sem que ele precise simular opções em diversas instituições financeiras. 

7 - Consulte o Serasa Score com frequência 

Ao realizar a consulta do Serasa Score, aparecem na tela os motivos que estão fazendo a pontuação aumentar ou diminuir. 

Assim, o consumidor pode mudar os hábitos que impactam seu Score e identificar as informações de dívidas, consultas e pagamentos que impactam a pontuação. 

Acompanhar o Score pode inclusive ajudar a identificar fraudes, como criação de cartões desconhecidos não solicitados em nome do consumidor. É sempre bom lembrar: a consulta ao próprio Score é gratuita, não afeta a pontuação e pode ser feita a qualquer momento. 

Leia também | Pontuação de crédito: o que é e como consultar 

Um bom Score garante aprovação de financiamento?

Não é bem assim. Antes de aprovar um financiamento, as instituições financeiras avaliam vários critérios, e a pontuação de crédito do solicitante é apenas um deles. 

Em resumo, ter uma boa pontuação é muito importante e ajuda a aumentar as chances de conseguir o financiamento, mas esse não é o fator que decidirá se o crédito será aprovado ou não. 

Para mais informações sobre o assunto, baixe o Manual do Serasa Score. Nele apresentamos dicas para conseguir uma pontuação mais alta e aprender, de forma detalhada, como a pontuação de crédito é calculada na Serasa. O download é gratuito. Aproveite! 

Hacker para aumentar o Score: verdade ou mentira

Depois de conhecer todas as dicas para aumentar o Score com hábitos de equilíbrio financeiro, você já sabe o que fazer e não vai cair no golpe do hacker para aumentar Score. Imagine um hacker invadir o sistema de segurança criptografado da Serasa, acessar toda a base de dados de milhares de pessoas sem ser percebido. Tudo isso para modificar o seu perfil e aumentar uns pontos. Nem na ficção faria sentido!  

O hacker para aumentar Score é um golpe para atrair pessoas que desejam ter o Score melhorado para negociação de crédito a taxas mais baixas. Então, não existe milagre nem receita pronta para aumentar a pontuação do Serasa Score.