Cartão de crédito rotativo: pagar o mínimo, parcelar ou negociar?
Cartão de crédito rotativo: pagar o mínimo, parcelar ou negociar?Data de publicação 2 de dezembro de 202512 minutos de leitura
Atualizado em: 28 de outubro de 2025
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
O rating bancário é uma classificação interna feita pelos bancos para medir a capacidade financeira dos clientes. Quando alguém solicita um empréstimo ou aumento do limite do cartão de crédito, por exemplo, o banco irá consultar o rating bancário daquele consumidor para avaliar a aprovação.
Ou seja, ter um bom rating bancário pode fazer muita diferença nas negociações com as instituições financeiras. Entenda a seguir como funciona essa análise.
Rating, em inglês, significa literalmente classificação. O rating bancário é uma pontuação interna das instituições financeiras criada para avaliar o perfil de risco dos clientes, seja pessoa física ou empresa. Cada banco terá sua própria metodologia para chegar ao rating de cada cliente, mas de forma geral são avaliados fatores como o histórico de pagamento e o relacionamento com a instituição.
Por isso, o rating de uma mesma pessoa pode ser alto no banco A e mais baixo no banco B. Vai depender do tempo de relacionamento e do comportamento que o consumidor teve com seus compromissos financeiros naquela instituição. É como na vida: damos mais crédito a quem já conhecemos há anos e nos deu provas de confiança.
O conceito de rating para avaliação de risco de crédito é ainda mais amplo dentro do mundo da economia. Bancos e até países também recebem ratings, atribuídos por agências internacionais de classificação de risco. Nesses casos, a pontuação indica aos investidores como está a saúde financeira de uma instituição.
No relacionamento entre banco e cliente, o rating bancário pode afetar diretamente a aprovação e as condições de crédito. Quando melhor esta classificação, menor a possibilidade de inadimplência, e mais seguro o banco se sente para liberar crédito.
Esses dois conceitos costumam ser confundidos, porque são parecidos de certa forma. O rating bancário é uma avaliação interna dos bancos sobre os clientes, enquanto o Score é uma pontuação calculada por birôs de crédito, como a Serasa.
O score de crédito informa ao mercado quais as chances de uma pessoa pagar as contas em dia. De maneira geral, ambos os marcadores avaliam o perfil financeiro de uma pessoa – mas eles têm diferentes metodologias e aplicações.
Uma loja pode pesquisar o score de um cliente antes de aceitar um parcelamento, por exemplo, mas não terá acesso a nenhum rating bancário – esta é uma informação interna das instituições. Já um banco, antes de liberar um empréstimo, pode consultar o rating do cliente naquela instituição e também o score de crédito.
| Rating bancário | Score de crédito | |
|---|---|---|
| Quem calcula | Cada instituição bancária. | Birôs de crédito, como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista. |
| Quem consulta | O próprio banco. | Lojas, operadoras de telefonia, imobiliárias, instituições financeiras, seguradoras, empresas que prestam serviço, etc. |
| Base de dados usada | Histórico das movimentações naquele banco. | Informações como histórico de pagamentos em geral, inscrição em listas de inadimplência, consultas ao CPF e contratos de crédito ativos. |
Não existe uma resposta única para saber como consultar o rating bancário. De forma geral, as instituições não divulgam essa informação abertamente – cada banco aplicará uma política diferente. A maioria não irá apresentar essa informação no aplicativo, por exemplo.
Uma maneira de conhecer o rating bancário é fazer esta solicitação ao seu gerente de conta, mas pode ser que esse pedido seja negado, já que esta é considerada uma informação interna.
Não existe uma resposta única para saber como consultar o rating bancário. De forma geral, as instituições não divulgam essa informação abertamente – cada banco aplicará uma política diferente. A maioria não irá apresentar essa informação no aplicativo, por exemplo.
Uma maneira de conhecer o rating bancário é fazer esta solicitação ao seu gerente de conta, mas pode ser que esse pedido seja negado, já que esta é considerada uma informação interna.
Ao contrário do rating, o score de crédito é uma informação que pode ser acessada a qualquer momento pelo próprio portador do CPF, de forma gratuita.
Um exemplo é o Serasa Score, uma das principais pontuações de crédito do mercado e que reflete o histórico financeiro do consumidor. Essa pontuação pode ser consultada facilmente pelo site ou aplicativo da Serasa.
O rating e o score de crédito são formas de avaliar a capacidade de uma pessoa pagar suas dívidas. O score de crédito é uma pontuação pública fornecida por empresas como a Serasa. A pontuação vai de 0 a 1000 e indica o risco de inadimplência com base no histórico financeiro da pessoa, consultas ao CPF e uso do crédito. Por ser pública, pode ser consultada facilmente pelo consumidor.
O rating bancário é uma avaliação interna feita pelos bancos. Ele considera detalhes específicos do relacionamento do cliente com a instituição, como movimentações na conta, uso de produtos financeiros e dívidas existentes. Por ser uma análise exclusiva do banco, a classificação não é tão acessível quanto o score e pode variar conforme a política de cada instituição.
| Rating | Score | |
|---|---|---|
| Definição | Avaliação interna feita pelos bancos. | Pontuação pública fornecida por empresas de proteção ao crédito, como a Serasa. |
| Base de análise | Relacionamento do cliente com o banco (movimentações, uso de produtos, dívidas | Histórico financeiro, consultas ao CPF e uso do crédito. |
| Escala de pontuação | Varia conforme o banco, sem padrão público. | Geralmente de 0 a 1000. |
| Acesso | Restrito ao banco, não disponível ao consumidor. | Acessível ao consumidor. |
| Finalidade | Analisar o risco e relacionamento específico com o banco. | Avaliar o risco geral de crédito no mercado. |
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Apesar de os bancos não divulgarem as métricas e os fatores usados para chegar na classificação de cada cliente, há atitudes gerais que reforçam a confiança das instituições financeiras e do mercado. Alguns destes comportamentos também podem refletir positivamente no score de crédito.
Confira atitudes positivas para o rating bancário:
Para ter uma boa referência, é importante construir um bom histórico de movimentações, para que a instituição conheça seu perfil. Dificilmente será possível ter um rating excelente em um banco onde você tem uma conta que não é movimentada.
Além de uma conta corrente ativa, ter investimentos na instituição também irá favorecer o rating bancário.
Seja pontual com os compromissos financeiros, especialmente aqueles firmados com o próprio banco, como fatura do cartão, parcela de empréstimo ou boleto do seguro. Além disso, evite entrar no cheque especial.
Para ajudar no controle dessas despesas, é possível utilizar ferramentas de organização financeira, como planilhas personalizadas. A Serasa, por exemplo, oferece gratuitamente um modelo de planilha para facilitar a gestão do dinheiro.
O excesso de pedidos de empréstimo pode ser um indicativo de instabilidade financeira e falta de organização nas finanças pessoais. Quando a quantidade de empréstimos e compromissos aumenta sem um controle adequado, é comum que dívidas se acumulem.
Quem já tem dívidas em aberto pode utilizar o Serasa Limpa Nome para renegociar. Por meio da plataforma, é possível acessar ofertas para quitar dívidas com até 90% de desconto e outras condições especiais. Os acordos podem ser feitos online, pelo site ou aplicativo, em poucos minutos.
O uso do cartão pode ser importante para demonstrar seu poder de gestão de crédito e capacidade financeira. Para isso, use-o com consciência e pague sempre em dia, evitando fazer apenas o pagamento mínimo da fatura.
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O rating bancário é fundamental para quem deseja obter crédito, pois os bancos utilizam essa avaliação para decidir se concedem empréstimos, cartões ou financiamentos e em quais condições.
Quando o rating é alto, as chances de ter o crédito aprovado aumentam, além de possibilitar o acesso a juros mais baixos e limites maiores no cartão e cheque especial. Por outro lado, um rating baixo pode dificultar a aprovação e resultar em custos maiores, como taxas de juros mais elevadas e exigência de garantias.
Clientes com bom rating costumam receber ofertas exclusivas, como pré-aprovação de crédito e condições facilitadas para pagamento.
Embora nem sempre seja possível consultar rating, o Serasa Score oferece um ótimo termômetro para entender como o mercado, incluindo instituições financeiras, avalia sua saúde financeira. Acompanhar essa pontuação ajuda a ter uma visão mais clara do seu perfil financeiro e a ajustar seus hábitos, aumentando suas chances de conseguir crédito e acessar melhores serviços financeiros.
O Serasa Score é uma das principais pontuações de crédito do mercado e reflete o histórico financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito em instituições financeiras. Quanto maior a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
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