Como fica crédito consignado INSS em caso de morte
Como fica crédito consignado INSS em caso de morteData de publicação 13 de maio de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 15 de maio de 2025
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
O rating bancário é uma classificação interna feita pelos bancos para medir a capacidade financeira dos clientes. Quando alguém solicita um empréstimo ou aumento do limite do cartão de crédito, por exemplo, o banco irá consultar o rating bancário daquele consumidor para avaliar a aprovação.
Ou seja, ter um bom rating bancário pode fazer muita diferença nas negociações com as instituições financeiras. Entenda a seguir como funciona essa análise.
Rating, em inglês, significa literalmente classificação. O rating bancário é uma pontuação interna das instituições financeiras criada para avaliar o perfil de risco dos clientes, seja pessoa física ou empresa. Cada banco terá sua própria metodologia para chegar ao rating de cada cliente, mas de forma geral são avaliados fatores como o histórico de pagamento e o relacionamento com a instituição.
Por isso, o rating de uma mesma pessoa pode ser alto no banco A e mais baixo no banco B. Vai depender do tempo de relacionamento e do comportamento que o consumidor teve com seus compromissos financeiros naquela instituição. É como na vida: damos mais crédito a quem já conhecemos há anos e nos deu provas de confiança.
O conceito de rating para avaliação de risco de crédito é ainda mais amplo dentro do mundo da economia. Bancos e até países também recebem ratings, atribuídos por agências internacionais de classificação de risco. Nesses casos, a pontuação indica aos investidores como está a saúde financeira de uma instituição.
No relacionamento entre banco e cliente, o rating bancário pode afetar diretamente a aprovação e as condições de crédito. Quando melhor esta classificação, menor a possibilidade de inadimplência, e mais seguro o banco se sente para liberar crédito.
Esses dois conceitos costumam ser confundidos, porque são parecidos de certa forma. O rating bancário é uma avaliação interna dos bancos sobre os clientes, enquanto o Score é uma pontuação calculada por birôs de crédito, como a Serasa.
O score de crédito informa ao mercado quais as chances de uma pessoa pagar as contas em dia. De maneira geral, ambos os marcadores avaliam o perfil financeiro de uma pessoa – mas eles têm diferentes metodologias e aplicações.
Uma loja pode pesquisar o score de um cliente antes de aceitar um parcelamento, por exemplo, mas não terá acesso a nenhum rating bancário – esta é uma informação interna das instituições. Já um banco, antes de liberar um empréstimo, pode consultar o rating do cliente naquela instituição e também o score de crédito.
Rating bancário | Score de crédito | |
---|---|---|
Quem calcula | Cada instituição bancária. | Birôs de crédito, como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista. |
Quem consulta | O próprio banco. | Lojas, operadoras de telefonia, imobiliárias, instituições financeiras, seguradoras, empresas que prestam serviço, etc. |
Base de dados usada | Histórico das movimentações naquele banco. | Informações como histórico de pagamentos em geral, inscrição em listas de inadimplência, consultas ao CPF e contratos de crédito ativos. |
Não existe uma resposta única para saber como consultar o rating bancário. De forma geral, as instituições não divulgam essa informação abertamente – cada banco aplicará uma política diferente. A maioria não irá apresentar essa informação no aplicativo, por exemplo.
Uma maneira de conhecer o rating bancário é fazer esta solicitação ao seu gerente de conta, mas pode ser que esse pedido seja negado, já que esta é considerada uma informação interna.
Ao contrário do rating, o score de crédito é uma informação que pode ser acessada a qualquer momento pelo próprio portador do CPF, de forma gratuita.
Apesar de os bancos não divulgarem as métricas e os fatores usados para chegar na classificação de cada cliente, há atitudes gerais que reforçam a confiança das instituições financeiras e do mercado. Alguns destes comportamentos também podem refletir positivamente no score de crédito.
Confira atitudes positivas para o rating bancário:
Para ter uma boa referência, é importante construir um bom histórico de movimentações, para que a instituição conheça seu perfil. Dificilmente será possível ter um rating excelente em um banco onde você tem uma conta que não é movimentada.
Além de uma conta corrente ativa, ter investimentos na instituição também irá favorecer o rating bancário.
Seja pontual com os compromissos financeiros, especialmente aqueles firmados com o próprio banco, como fatura do cartão, parcela de empréstimo ou boleto do seguro. Além disso, evite entrar no cheque especial.
O excesso de pedidos de empréstimo pode indicar instabilidade financeira e desorganização com as finanças.
O uso do cartão pode ser importante para demonstrar seu poder de gestão de crédito e capacidade financeira. Para isso, use-o com consciência e pague sempre em dia, evitando fazer apenas o pagamento mínimo da fatura.
Diferente do rating bancário, que é uma informação interna, o Serasa Score pode ser facilmente consultado pelo consumidor, quantas vezes desejar.
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Data de publicação 13 de maio de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 9 de maio de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 29 de abril de 20258 minutos de leitura