Como funciona o desconto do consignado privado? Entenda
Como funciona o desconto do consignado privado? EntendaData de publicação 6 de agosto de 20257 minutos de leitura
Atualizado em: 16 de abril de 2025
Categoria CréditoTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
O seguro defeso é um direito de todos que vivem exclusivamente da pesca e não possuem outra fonte de renda. Mas para ter acesso a esse benefício, é necessário atender a alguns critérios e seguir as regras estabelecidas.
Entenda tudo aqui: como funciona, quem tem direito, qual o valor pago e como solicitar.
O seguro defeso é um benefício financeiro pago aos pescadores artesanais durante o período em que a pesca é proibida para a preservação das espécies - o chamado período de defeso ou piracema. Como não é possível pescar e vender peixes nessa época, o seguro defeso entra como uma compensação financeira para quem fica impedido de exercer suas atividades temporariamente, assegurando aos pescadores uma fonte de sustento até que possam voltar ao trabalho.
O defeso é uma fase do ano em que a pesca é proibida por lei, com o objetivo de permitir a reprodução das espécies marinhas e fluviais. Esse período varia de acordo com a espécie de peixe, a região e o tipo de pesca e pode durar de alguns dias a vários meses.
Embora seja importante para proteger a biodiversidade aquática, o período de defeso pode acabar causando dificuldades econômicas para aqueles que dependem da pesca. É por isso que existe o seguro defeso.
Na prática, o benefício não só protege o bem-estar dos pescadores e suas famílias, como também contribui para a estabilidade social e econômica nas regiões que dependem dessa atividade.
O seguro defeso é um benefício assistencial pago mensalmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos pescadores que atendem aos critérios estabelecidos pela legislação.
Esse pagamento começa a partir da declaração oficial do período de defeso, feito pelas autoridades competentes. Ele não é automático. O pescador precisa solicitar o acesso ao benefício comprovando que cumpre as regras exigidas.
O seguro defeso corresponde a um salário mínimo por mês. Em 2025, esse é de R$ 1.518.
O benefício é pago durante todo o período em que durar o defeso, que pode ser de até cinco meses, dependendo do período determinado para cada região e espécie de peixe.
Essa duração é definida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em conjunto com órgãos ambientais estaduais e federais, como o Ibama, de acordo com os ciclos de reprodução de cada espécie e os impactos ambientais da pesca.
Leia também | Plano financeiro: saiba por que é importante
Para ter direito ao seguro defeso, o pescador precisa se enquadrar na prática da modalidade artesanal e não pode ter outra fonte de renda.
A solicitação do seguro defeso é feita exclusivamente pela internet, sem a necessidade de ir até uma agência do INSS. No entanto, quem preferir pode procurar a associação, colônia ou sindicatos de pescadores e fazer o pedido diretamente lá.
O prazo para solicitar o benefício começa 30 dias antes do início do período de defeso. A resposta costuma vir em até 45 dias corridos.
Nem todos os pedidos para receber o seguro defeso são aceitos pelo INSS. Em geral, isso acontece quando a pessoa não consegue comprovar a atividade pesqueira, tem alguma irregularidade na documentação ou está com o cadastro desatualizado.
Se isso acontecer, é possível apresentar recurso de forma gratuita para pedir a revisão da análise. Isso pode ser feito exclusivamente online, também no site ou aplicativo Meu INSS.
Se o seguro defeso não for suficiente, a Serasa te ajuda a encontrar a opção de crédito mais adequada para as suas necessidades.
● Pronto! Agora é só aguardar a resposta para finalizar a contratação.
E mais: ao simular ou contratar crédito, você ganha até R$ 250 em Vale Bonus para economizar em mais de 600 marcas parceiras!
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Simule quantas vezes quiser de graça e sem afetar o seu Serasa Score.
Data de publicação 6 de agosto de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 1 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 17 de julho de 20257 minutos de leitura