Negocia Fácil Claro: como consultar e pagar dívida
Negocia Fácil Claro: como consultar e pagar dívidaData de publicação 20 de março de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 7 de março de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 13 minutosTexto de: Time Serasa
A definição de salário mínimo é o menor valor que os empregadores podem legalmente pagar aos seus funcionários pela jornada de trabalho. No Brasil, o valor do salário mínimo é estabelecido pelo governo federal e serve como base para a remuneração de milhões de trabalhadores.
O piso salarial desempenha um importante papel na garantia de condições mínimas de subsistência para os trabalhadores brasileiros. Além disso, ele serve como referência para os benefícios sociais e previdenciários.
O salário mínimo é de R$ 1.518 no ano de 2025. O valor entrou em vigor a partir do dia 1 de janeiro no Brasil.
Apesar de entrar em vigor no primeiro dia do ano, o piso salarial de R$ 1.518 começou a ser pago a partir de fevereiro de 2025, uma vez que os salários são pagos no mês seguinte ao trabalhado.
O reajuste do salário também afeta a previdência social, já que muitos benefícios são atrelados ao seu valor.
O aumento do salário pode influenciar os preços dos produtos e serviços, afetando diretamente a economia e o custo de vida — entretanto, essa relação também envolve outros fatores.
O objetivo e benefício principal do reajuste é melhorar as condições de vida dos trabalhadores de baixa renda. Entretanto, a medida também apresenta desafios.
Organizar o orçamento mensal com base no salário mínimo atualizado exige um planejamento cuidadoso para garantir que todas as necessidades sejam atendidas sem comprometer a saúde financeira.
Deve-se priorizar as despesas essenciais e, se possível, construir uma reserva de emergência para que eventos inesperados não virem dívidas.
Não existe uma fórmula única e certa para dividir o salário. A distribuição ideal varia de acordo com o estilo de vida, prioridades e a situação financeira de cada pessoa.
Organizar o orçamento para quitar dívidas sem comprometer as despesas essenciais requer um bom planejamento. Separamos dicas essenciais que podem auxiliar nesta tarefa:
Avalie a situação financeira: anote os gastos fixos (moradia, alimentação e transporte) e os gastos variáveis para identificar para onde o dinheiro está sendo direcionado.
Liste todas as dívidas: inclua valores, taxas de juros e prazos de cada uma para ter uma visão clara de quanto deve.
Reduza os gastos não essenciais: identifique as despesas que podem ser cortadas ou reduzidas temporariamente para ajudar a quitar as dívidas.
Priorize o pagamento das dívidas: o ideal é pagar primeiro dívidas que podem negativar o CPF (atraso ou falta de pagamento) e as que possuem juros elevados (cartão de crédito e cheque especial). A negativação pode impactar o acesso ao crédito e os juros elevados fazem o valor total devido aumentar rapidamente.
Negocie condições mais favoráveis: aproveite eventos de negociação para conseguir melhores condições de pagamento. O Feirão Serasa Limpa Nome oferece até 99% de desconto nos acordos de dívidas e opções de parcelamento para facilitar a regularização das finanças.
Os trabalhadores e beneficiários que recebem o salário mínimo têm direito ao reajuste automático quando há aumento do piso salarial. Para os trabalhadores domésticos, o empregador é o responsável por registrar o novo valor no eSocial Doméstico.
Para as pessoas que recebem mais de um salário mínimo, o reajuste não acontece de forma automática. Neste caso, é necessário que ocorra uma negociação entre a empresa e o trabalhador.
Quitar financiamentos, empréstimos, cartões e pagamentos atrasados ajuda a evitar transtornos financeiros.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 20 de março de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 18 de março de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 18 de março de 20259 minutos de leitura