Tipos de pais quando se trata de finanças

Entre o pai controlador e o "paitrocínio", confira diferentes perfis e como equilibrar as finanças em família.

pai e menina brincando em uma casa com liberdade, se unindo e desfrutando de tempo de qualidade juntos. Felicidade, sorriso e criança a voar nos braços dos pais no chão num fim de semana em casa

Publicado em: 27 de julho de 2023

Autora: Sara Moreira


O Dia dos Pais está próximo (segundo domingo de agosto), então produzimos um conteúdo mais descontraído sobre os tipos de pais quando se trata de finanças.

Descontraído, mas também importante. Afinal, os pais têm grande responsabilidade financeira com eles e os filhos.

Assim, existem pais mais controladores, os que gostam de gastar sem pensar no amanhã, aqueles que se previnem e outros tipos. Além de falar sobre cada um deles, este artigo traz dicas certeiras para os pais equilibrarem as finanças.

1. Pai controlador

O pai controlador é aquele que em relação ao dinheiro impõe diversas restrições e sabe exatamente como ele deve ser gasto. Ele costuma proferir a famosa frase "se eu não gastar, o desconto é maior".

Na prática, ele não costuma envolver os filhos nas decisões financeiras e pode ser resistente a discutir o assunto abertamente.

Nesse sentido, é importante manter o controle das finanças, mas ser controlador demais pode restringir a autonomia financeira dos filhos, impedindo que eles desenvolvam a capacidade de tomar decisões responsáveis.

Além disso, a vida também deve ser feita de momentos de lazer. Por que não separar um dinheiro para passear com a família ou pedir uma pizza no final de semana?

Assista | Orçamento Familiar: como ajustar o seu e economizar?


2. Pai permissivo

O segundo tipo de pai é o oposto do anterior: o pai permissivo. Se por um lado o pai controlador costuma dizer "não" a todos os pedidos financeiros dos filhos, o pai permissivo tem justamente dificuldade em dizer "não" aos desejos financeiros de filhos e netos.

Ele tende a ceder às demandas de compra sem considerar os limites orçamentários ou o valor do dinheiro. É comum ouvirmos de pais permissivos explicações no estilo "quero proporcionar aos meus filhos o que não tive na minha infância".  

Não há nada de errado em agradar filhos e netos, mas é preciso estabelecer limites. Os gastos desproporcionais podem levar crianças a desenvolver uma mentalidade consumista e dificuldades em lidar com responsabilidade financeira no futuro. 

Leia também | Presente de Dia dos Pais: 5 ideias criativas para surpreender

3. Pai festeiro (ou paitrocínio)

O pai festeiro, também conhecido como "paitrocínio", ama uma boa comemoração: churrascos, reuniões em família e festas em geral podem contar com a presença dele. 

Esse é o típico "paizão" que gosta de participar ativamente da vida em família – e no sentido financeiro costuma patrocinar tudo para que todos se divirtam.

O problema do pai festeiro é que nem sempre consegue controlar as finanças para promover as festas e acaba se enrolando em empréstimos, cartões de crédito e até no cheque especial.

Além disso, o pai festeiro pode acabar transmitindo a ideia nos filhos de que a vida é fácil; afinal, eles têm o paizão para suprir as demandas financeiras e podem ter dificuldades de assumir que nem sempre dá para participar ou bancar a festa com amigos.

Leia também | Oneomania: doença do consumo compulsivo que afeta as finanças

4. Pai educador financeiro

Por fim, o quarto tipo é o chamado pai educador financeiro

Esse pai pode não ter aprendido desde cedo a importância do conhecimento financeiro, mas ao ter acesso a ele procura se esforçar para equilibrar as finanças e usar o dinheiro de forma consciente.

Ele também se esforça para educar seus filhos sobre dinheiro, poupança, investimentos e orçamento. Não abre mão de momentos de lazer, mas também ensina a importância de viver dentro das possibilidades e incentiva os filhos a tomar decisões financeiras informadas. 

Leia também | Dia dos Pais: como celebrar sem gastar muito

Dicas financeiras para todos os tipos de pais

Independentemente do tipo de pai, é importante valorizar os pontos positivos e trabalhar nos pontos negativos para equilibrar as finanças e educar os filhos a desenvolver bons hábitos financeiros.

Confira as nossas dicas:

Seja um modelo

As crianças aprendem muito observando o comportamento dos pais. Mantenha uma atitude responsável em relação ao dinheiro, mostrando como economizar, investir e evitar dívidas desnecessárias.

Ensine o valor do dinheiro

Explique que o dinheiro é limitado e que é preciso fazer escolhas. Mostre como elaborar um orçamento e inclua as crianças nas decisões financeiras da família.

Estimule o hábito de poupar

Incentive seus filhos a poupar uma fração do dinheiro que recebem, seja por mesada, seja por pequenas tarefas. Isso os ajudará a entender a importância do planejamento financeiro.

Explique sobre investimentos

Quando seus filhos estiverem mais maduros, explique como os investimentos funcionam e como podem ajudar o dinheiro a crescer ao longo do tempo.

Seja honesto sobre dificuldades financeiras

Se sua família estiver enfrentando dificuldades financeiras, não hesite em conversar abertamente com os filhos sobre a situação. Isso ajudará a desenvolver uma compreensão realista sobre dinheiro e a importância de lidar com desafios financeiros.

No mais, a Serasa deseja um feliz Dia dos Pais – com dinheiro no bolso, dívidas pagas e orçamento equilibrado! 

Leia também | Como resolver os problemas com dinheiro sem dor de cabeça?

Precisa de crédito? Encontre ofertas de acordo com seu perfil

Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Acesse o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare as opções

    Se optou pela opção “empréstimo”, por exemplo, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.