Entrar

Cartão de crédito para negativado é possível? Vale a pena?

Está com o nome sujo e em busca de crédito? Cartão de crédito para negativado é uma possibilidade. Descubra como solicitar e entenda se essa é mesmo a melhor opção

Foto elaine ortiz
Publicado em: 26 de novembro de 2021.

Quase 63 milhões de brasileiros estão endividados em 2021, segundo o Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa. Se você faz parte desta estatística e está buscando um cartão de crédito para negativado, este conteúdo tem orientações interessantes para você.

O cartão de crédito, quando bem utilizado, pode ser um ótimo aliado para suas finanças. No entanto, é necessário tomar muito cuidado ao escolher utilizar o cartão no seu dia a dia, já que se trata de um dos créditos com as mais altas taxas de juros do mercado – em 2021, os juros do rotativo chegaram à média de 336% ao ano, segundo o Banco Central.

Leia também | Juros rotativo ou crédito rotativo: entenda o que é e como funciona

Dessa forma, se você já está com o nome sujo, vale a pena avaliar muito bem se um cartão de crédito para negativado realmente irá ajudar você a se livrar das dívidas ou se irá atrapalhar ainda mais sua vida financeira.

Afinal, é possível fazer cartão de crédito para negativado?

Cartões de crédito para negativados existem sim e são uma possibilidade de crédito, mesmo para quem está com o nome sujo. Mas, você deve saber que, quando está negativado, o acesso ao crédito no mercado se torna um pouco mais difícil (e mais caro, por consequência).

Isso ocorre porque as instituições financeiras, antes de concederem crédito aos clientes, pesquisam todo o comportamento financeiro, capacidade de renda e score do solicitante. Então, avaliam se vão confiar naquele cliente e dar crédito a ele.

Confiar tem a ver com acreditar no poder de pagamento da pessoa. Com o nome sujo, a desconfiança aumenta naturalmente e, muitas vezes, o crédito é concedido sim, mas os juros e as taxas oferecidas para o cliente com este perfil são muito mais altas.

É mais ou menos assim o pensamento do mercado: “Ok, vou confiar em você mesmo endividado. Mas como você já está inadimplente, corro grandes riscos de não receber meu pagamento. Portanto, vou aplicar juros mais altos no seu contrato para compensar meu risco”. Deu para entender?

Portanto, sim, cartão para negativado existe, é possível, mas é necessário ficar atento ao custo deste crédito para não se enrolar ainda mais no fim das contas. E, claro, procurar regularizar sua situação e limpar o seu nome assim que possível.

Leia também | É preciso ter o nome limpo para fazer cartão de crédito?

Cartão de crédito com nome sujo: como conseguir?

Se o que você procura é cartão para negativado, uma alternativa é utilizar o Serasa eCred, serviço de crédito da Serasa, para fazer essa busca. Na plataforma, você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades.

No caso do cartão de crédito, é só acessar o Serasa eCred, fazer uma simulação e aguardar alguns segundos. A plataforma irá pesquisar, comparar e recomendar as melhores opções de cartão para você. Depois, é só escolher o que preferir e solicitar na hora.

É importante deixar claro que, se você está negativado, não há garantia de que conseguirá um cartão de crédito. A resposta vai depender basicamente do seu perfil financeiro e das políticas de crédito de cada empresas. Por isso, é possível que você seja aprovado em uma instituição financeira e em outra, não.

O eCred apenas mapeia para os usuários as melhores ofertas de cartão de crédito disponíveis no mercado, comparando as condições oferecidas por dezenas de parceiros. Mesmo estando negativado, você pode fazer a simulação normalmente, e se uma dessas empresas tiver uma oferta disponível para você, ela vai aparecer na tela.

Veja como é fácil e rápido utilizar o eCred e fazer sua pesquisa para cartão de crédito para negativado:

  • 1. Acesse o Serasa eCred
    Acesse o site do Serasa eCred ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

  • 2. Complete o seu perfil
    Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Com base neles, o eCred irá buscar as melhores alternativas de crédito para você.

  • 3. Faça uma simulação
    Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa eCred buscará ofertas para o seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  • 4. Confira e compare opções
    Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

  • 5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação
    Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Fez a simulação e não conseguiu nenhuma oferta de cartão? Certamente, ao limpar o seu nome, as chances de ser aprovado aumentarão.

Saiba que o Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Com ela, você pode conseguir até 99% de desconto para fechar acordo, regularizar sua situação financeira e aumentar as chances de voltar a conseguir crédito de qualidade no mercado.

Leia também | Saiba quais são as empresas participantes do Serasa Limpa Nome

Melhor cartão de crédito para negativados

Após fazer sua pesquisa, talvez você esteja se perguntando: qual o melhor cartão de crédito para negativados?

Como falamos anteriormente, é muito importante ficar atento às taxas e aos juros que serão aplicados ao seu cartão. Por estar negativado, as condições oferecidas podem não ser muito vantajosas. Compare bem as opções antes de decidir qual irá escolher.

O melhor cartão de crédito para negativados vai ser aquele que irá ajudar você no seu dia a dia e, principalmente, que cabe no seu bolso. Uma possibilidade que costuma surgir para quem quer um cartão de crédito mas está com o nome sujo é o cartão de crédito pré-pago. Algumas empresas oferecem os pré-pagos como alternativa de cartão de crédito para negativado.

Funciona como um cartão comum, mas a diferença está na forma de pagamento da fatura. Em vez de pagar suas compras somente no mês seguinte, você carrega o cartão com a quantia que deseja e pode gastar e utilizar somente o planejado. Esse recurso pode funcionar, inclusive, como uma forma de controlar os gastos.

Ainda assim, é importante avaliar todas as taxas antes de optar por este tipo de cartão: de adesão, de recarga, de saque, se possui mensalidade… Muitas vezes, ele pode se tornar um produto muito mais caro que um simples cartão de débito.

Agora que você já sabe que cartão de crédito para negativado é uma realidade, assista ao vídeo do Serasa Ensina sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=r5VgvfMPYIk&t=1s

Continue acompanhando dicas e conteúdos exclusivos no blog da Serasa!