Entrar

Qual o score mínimo para cartão de crédito? Entenda a pontuação

Qual o score mínimo para cartão de crédito? Entenda aqui como funciona, como aumentar a sua pontuação e o que fazer para liberar crédito!

Publicado em: 24 de maio de 2022

Você sabia que as regras para a concessão de cartões de crédito por parte dos bancos e instituições financeiras podem variar? No entanto, a grande maioria delas utiliza como quesito de avaliação de risco o que chamamos de pontuação do score: a pontuação de crédito do consumidor. Mas, afinal, qual o score mínimo para cartão de crédito?

O score vai de 0 a 1.000. Quanto mais alta a nota, mais chances de conseguir crédito. Isso porque a pontuação vai indicar o perfil de compromisso da pessoa com o pagamento de suas dívidas. Ou seja, alguém que está com o nome negativado, por exemplo, terá um score baixo e mais dificuldades em obter crédito.

Porém, é importante informar que quem já teve o CPF negativado, mas limpou o nome, pode aumentar a pontuação. Ela não é estática e ilustra o perfil do consumidor naquele momento específico. Afinal, todo mundo pode ter problemas com suas contas, não é mesmo? O importante é buscar alternativas para quitar as dívidas e manter o nome limpo.

Confira agora todos os detalhes sobre qual o score mínimo para cartão de crédito e saiba o que fazer para obter o seu!

Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Quem vai definir o melhor score para cartão de crédito é a empresa credora, e cada instituição possui sua própria política de concessão de crédito. Porém, a maioria delas utiliza esse sistema de pontuação como um dos itens da avaliação de risco.

Embora um bom Score possa elevar as chances de se conseguir um cartão de crédito, isso não é garantia. Tudo vai depender dos critérios utilizados pela instituição. É possível, inclusive, conceder cartão de crédito para negativado.

Ou seja, para conseguir um cartão de crédito, não existe um valor mínimo estabelecido de pontuação, mas uma coisa é fato: quanto maior o Score, mais altas as chances de se obter crédito.

Como é a pontuação Score?

Ela se divide nas quatro faixas seguintes.
  • Faixa 1: tem pontuação de 0 a 300. Em média, 54 a cada 100 pessoas com pontuação nessa faixa de score pagam suas contas em dia. Por isso, pode ser mais difícil conseguir crédito. Esta faixa recebe a cor vermelha.

  • Faixa 2: tem pontuação de 301 a 500. Em média, 82 a cada 100 pessoas com a pontuação nessa faixa de score pagam suas contas em dia. Por isso, pode ser um pouco difícil conseguir crédito. A cor é amarela nessa faixa.

  • Faixa 3: a pontuação vai de 501 a 700. Em média, 92 a cada 100 pessoas com a pontuação nessa faixa de score pagam suas contas em dia. Por isso, pode ser mais fácil conseguir crédito. O verde-claro é a cor da faixa 3.

  • Faixa 4: a pontuação vai de 701 a 1.000. Em média, 96 a cada 100 pessoas com a pontuação nessa faixa de score pagam suas contas em dia. Por isso, pode ser ainda mais fácil conseguir crédito. A cor representada nessa faixa é o verde-escuro.

Quais outros fatores influenciam na hora de conceder crédito?

Além do Score, existem outros fatores que as instituições financeiras analisam na hora de conceder crédito, porque elas querem reunir o máximo de informações para entender o risco de inadimplência ao te liberar um cartão ou um empréstimo.

Se você recebe uma renda fixa mensal, por exemplo, o banco sabe que você tem verba para pagar a fatura no fim do mês, e isso é um bom sinal. Outro fator que pode influenciar é se você possui bens, como imóveis ou carros, por exemplo.

Tem uma graninha investida? Isso também conta! Assim como manter um bom relacionamento com o banco que você solicita o cartão de crédito.

É possível aumentar a pontuação de crédito?

Você pode sim aumentar o seu score. Para isso, uma vida financeira saudável é essencial. Como assim? Em primeiro lugar, caso seu nome esteja negativado, é preciso pagar as contas em atraso. Não sabe se está com o nome sujo? Basta fazer a consulta de CPF.

Manter seus dados cadastrais atualizados na Serasa também pode ajudar. Isso porque, com essa atualização, sua pontuação poderá chegar na ideal para o credor, que é quem define qual o melhor score para cartão de crédito.

Outra forma de aumentar sua pontuação é manter ativo seu Cadastro Positivo. Com ele, o consumidor passa a informar aos credores seu histórico de crédito completo, e não só as contas que deixou de pagar.

Essa é uma maneira de permitir que as empresas façam avaliações individuais do histórico do consumidor, além de dar oportunidade para que o consumidor mude a sua “imagem” para a de bom pagador, aumentando o seu score. Seguindo essas dicas, é possível atingir a nota. Lembrando que é a instituição financeira quem define qual o score mínimo para cartão de crédito, ok?

Onde encontrar o cartão de crédito ideal?

Está procurando o cartão de crédito ideal? Aqui no eCred, você pode encontrar as melhores opções para o seu bolso. A nossa plataforma é um marketplace de crédito, ou seja, ela funciona como um shopping center virtual onde você tem acesso às melhores ofertas de empréstimo e cartão de diversas empresas parceiras, como bancos, fintechs e outras financeiras.

E o melhor: o Serasa eCred é gratuito e on-line, ou seja, você pode pesquisar e comparar as opções sem sair de casa. Confira e solicite o seu cartão de crédito!