Qual o Score mínimo para cartão de crédito? Entenda a pontuação

Saiba como a pontuação pode influenciar a busca por um cartão de crédito e o que fazer para aumentá-la.
Homem olhando no seu celular e checando o Score pelo seu celular

Publicado em: 24 de maio de 2022

As regras de concessão de cartão de crédito variam conforme as instituições financeiras, mas a maioria delas utiliza o Serasa Score como um dos quesitos de avaliação de risco de crédito.

O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto maior o Score, maior a chance de conseguir crédito.

Embora o Score seja um fator muito relevante na análise da instituição financeira, não há como decretar uma pontuação mínima para conseguir cartão de crédito. Isso porque a decisão sempre é da própria instituição credora.

O que se pode afirmar é que quanto maior for a pontuação, mais fácil será conseguir um cartão de crédito. Porém, nenhuma pontuação é garantia absoluta de que o cartão será aprovado, justamente por conta da política interna da empresa credora.

O que representa cada faixa de classificação do Serasa Score

A pontuação se divide nas quatro faixas seguintes.
  • Faixa 1: de 0 a 300 pontos. Em média, 54 em cada 100 pessoas com pontuação nessa faixa pagam as contas em dia. Por isso, pode ser mais difícil conseguir crédito. Essa faixa recebe a cor vermelha.

  • Faixa 2: de 301 a 500 pontos. Em média, 82 a cada 100 pessoas com a pontuação nessa faixa pagam as contas em dia. Por isso, a dificuldade de obter crédito é menor, mas ainda existe. A cor é amarela nessa faixa.

  • Faixa 3: a pontuação vai de 501 a 700. Em média, 92 a cada 100 pessoas com a pontuação nessa faixa de score pagam suas contas em dia. Por isso, pode ser mais fácil conseguir crédito. O verde-claro é a cor da faixa 3.

  • Faixa 4: a pontuação vai de 701 a 1.000. Em média, 96 a cada 100 pessoas com a pontuação nessa faixa de score pagam suas contas em dia. Por isso, pode ser ainda mais fácil conseguir crédito. A cor representada nessa faixa é o verde-escuro.

Quais outros fatores influenciam na hora de conceder crédito?

Além do Score, existem outros fatores que as instituições financeiras analisam na hora de conceder crédito, porque elas querem reunir o máximo de informações para entender o risco de inadimplência ao te liberar um cartão ou um empréstimo.

Se você recebe uma renda fixa mensal, por exemplo, o banco sabe que você tem verba para pagar a fatura no fim do mês, e isso é um bom sinal. Outro fator que pode influenciar é se você possui bens, como imóveis ou carros, por exemplo.

Tem uma graninha investida? Isso também conta! Assim como manter um bom relacionamento com o banco que você solicita o cartão de crédito.

É possível aumentar a pontuação de crédito?

Você pode sim aumentar o seu score. Para isso, uma vida financeira saudável é essencial. Como assim? Em primeiro lugar, caso seu nome esteja negativado, é preciso pagar as contas em atraso. Não sabe se está com o nome sujo? Basta fazer a consulta de CPF.

Manter seus dados cadastrais atualizados na Serasa também pode ajudar. Isso porque, com essa atualização, sua pontuação poderá chegar na ideal para o credor, que é quem define qual o melhor score para cartão de crédito.

Outra forma de aumentar sua pontuação é manter ativo seu Cadastro Positivo. Com ele, o consumidor passa a informar aos credores seu histórico de crédito completo, e não só as contas que deixou de pagar.

Essa é uma maneira de permitir que as empresas façam avaliações individuais do histórico do consumidor, além de dar oportunidade para que o consumidor mude a sua “imagem” para a de bom pagador, aumentando o seu score. Seguindo essas dicas, é possível atingir a nota. Lembrando que é a instituição financeira quem define qual o score mínimo para cartão de crédito, ok?

Onde encontrar o cartão de crédito ideal?

Está procurando o cartão de crédito ideal? Aqui no Serasa Crédito, você pode encontrar as melhores opções para o seu bolso. A nossa plataforma é um marketplace de crédito, ou seja, ela funciona como um shopping center virtual onde você tem acesso às melhores ofertas de empréstimo e cartão de diversas empresas parceiras, como bancos, fintechs e outras financeiras.

E o melhor: o Serasa Crédito é gratuito e on-line, ou seja, você pode pesquisar e comparar as opções sem sair de casa. Confira e solicite o seu cartão de crédito!