Quem tem o sonho da casa própria sabe o quanto é difícil ter o crédito aprovado para financiar um apartamento. Mesmo com toda a papelada em mãos, é possível não ter o financiamento liberado.

Não basta ter um salário compatível com o valor do apartamento que se quer comprar. Além da comprovação de renda, os bancos e financeiras usam outros critérios para decidir se farão ou não o financiamento.

Um desses critérios pode ser o score de crédito. E muita gente se pergunta se há uma pontuação mínima para conseguir o financiamento. Esse número não existe, porque o score é apenas um dos itens avaliados.

Para ajudar quem quer melhorar as chances de conseguir financiar um apartamento, separamos 7 dicas valiosas.

Confira como está o seu CPF

Estar negativado é um dos pontos que gera maior dificuldade para conseguir financiar um imóvel. Por isso, é importante checar se existe alguma restrição ou apontamento no seu nome. Você pode consultar seu CPF de graça e sem sair de casa. Aproveite e veja como limpar o nome na Serasa em 2 passos.

Já consultou seu CPF hoje?

Consulte agora o CPF

Abra o Cadastro Positivo

Um dos primeiros pontos para conseguir financiar um apartamento é ter um bom histórico de crédito. Assim, fazer o seu Cadastro Positivo e pagar as contas sempre em dia, podem ajudar a obter o financiamento. Aqui a gente explica como abrir o Cadastro Positivo e ter histórico do seu crédito.

Tenha conta no banco em que vai pedir financiamento

Este ponto é fundamental para ter relacionamento. Quanto mais tempo você for cliente do banco, maior o histórico de crédito que você tem com ele. Assim, a instituição saberá quanto dinheiro circulou na sua conta e poderá avaliar melhor seu potencial para pagar o financiamento.

Receba seus pagamentos na conta

Tanto para quem tem carteira assinada como para os autônomos, essa é uma dica importante. Ter uma conta-salário ou depositar todo o dinheiro que se ganha no banco ajuda a auxilia na avaliação do banco.

Você poderá usar o extrato de movimentação da sua conta para comprovar a renda que teve nos últimos meses. Assim, ficará mais fácil demonstrar o seu orçamento.

Confira o seu score

Entre os vários critérios que bancos e financeiras podem ou não usar para aprovar um financiamento está o score. Uma dica é consultar seu score antes de pedir o financiamento.

Assim, você mesmo pode verificar qual é a sua pontuação e o que pode fazer para aumentar o seu score. Você pode até usar o seu score como argumentação para melhorar as condições oferecidas pelo banco.

Como consultar score na Serasa em 5 passos simples

Consulte o score grátis

Reúna a documentação

Com todas as informações, você também vai precisar levar todos os documentos necessários para conseguir o financiamento. Entre a documentação, não se esqueça do comprovante de renda, extratos bancários, holerites e da declaração do Imposto de Renda.

Regularize sua empresa

Esta dica é para os trabalhadores autônomos. Deixar a informalidade e se tornar um MEI (Microempreendedor Individual) te ajuda na análise de crédito. Além disso, você também passará a ter benefícios como aposentadoria e auxílio doença.

Com todas essas dicas, você vai aumentar as suas chances de conseguir financiar um apartamento sem dor de cabeça. E de bônus, com o nome limpo e Cadastro Positivo aberto, vai melhorar seu score para conquistar outros tipos de crédito.

As melhores ofertas de crédito pessoal!

COMPARE GRÁTIS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora