Será que você entende tudo sobre dívidas? Esse texto é para acabar com os mitos e deixar claro algumas informações para garantir que você está craque sobre o assunto. Confira abaixo 10 mitos e verdades sobre dívidas.
1 – Herdar dívidas
Mito! Depois que o consumidor falecer, seu CPF sai da lista de inadimplência e não fica mais nas bases de proteção ao crédito.
DICA: é importante conferir o contrato das pendências que ficaram, pois se estiver no contrato que os filhos deverão quitar a dívida, aí sim não tem por onde correr.
2 – Transferência de dívida
Mito! A dívida pertence ao CPF, não é possível transferir para o nome de outra pessoa. Você não pode transferir a responsabilidade de sua pendências para outra pessoa.
3 – Tem prazo para meu nome sair da Serasa
Verdade! Dívidas com os bancos e cartões de crédito, caduca após 5 anos, então seu nome fica na Serasa apenas por esse período. Não se engane, você continua devendo para a empresa credora. Sua dívida não some do mapa, apenas deixam de ser visíveis para o mercado, outras empresas que te consultar não vão saber que você ainda está devendo em algum lugar.
Segue é sucesso
Dívida caduca
Rotativo do cartão
Trocar dívida cara por barata
4 – O Banco pode vender minha dívida
Verdade! É comum os bancos e outras empresas venderem dívidas para recuperadoras de crédito. Pois assim, eles garantem um retorno do dinheiro mais rápido e dentro das suas necessidades, além de transferir todos as responsabilidades de cobrança.
É bom entender que ,quando o banco vende sua dívida, a data de inclusão nos birôs de crédito não muda, tendo o mesmo prazo para caducar. Porém, o valor da dívida pode alterar por conta dos juros.
5 – Escolas e faculdades podem recusar minha rematrícula
Verdade! As instituições de ensino particulares podem impedir você de fazer a rematrícula se estiver devendo alguma mensalidade. No entanto, não podem impedir que assista as aulas.
6 – Com nome sujo nunca vou conseguir um trabalho
Mito! Ter o nome sujo pode dificultar, pois a empresa pode solicitar a consulta do seu CPF para mais informações. No entanto, não podem usar essa informação como justificativa para a não contratação. Por lei é considerado situação discriminatória.
Se você acreditar que isso aconteceu contigo, o difícil é provar juridicamente essa situação. Como provar que não selecionaram você por conta de seus débitos? É complicado para encontrar evidências, quase impossível.
7 – Um dia de atraso já negativa
Mito! Mito! Após o vencimento da dívida, o credor pode solicitar a negativação, mas existe um prazo mínimo para que você possa negociar a dívida antes da inclusão no cadastro de inadimplentes. Esse prazo sempre será informado no comunicado de negativação.
Também é comum que os credores procurem o consumidor para negociar a dívida antes de solicitarem a negativação.
Mesmo sem ter um prazo definido, é importante que você regularize suas dívidas assim que possível para evitar uma negativação, evitando impactos em sua vida financeira.
8 – Tem como limpar o nome sem pagar a dívida
Mito! Você precisa regularizar a pendência para ela dar baixa. Existem casos de anotação indevida que acabam por excluir a pendência sem ser paga, já que o consumidor não contraiu aquela dívida.
9 – Ter dívida sem ter feito ela
Verdade! Existe um índice alto de fraudes em nosso país. Uma pessoa pode ter contraído uma dívida usando seu CPF e seu nome acabou sendo negativado. Além de que pode acontecer uma anotação indevida por parte do credor.
Em casos de fraude, acesse o serviço Serasa Antifraude e para proteger seu nome e cuidar para não passar por surpresas desagradáveis.
10 – O banco pode bloquear minha conta
Mito! O banco não pode simplesmente bloquear sua conta. Mas existem contratos e contratos, pode ser que no seu caso tenha uma cláusula onde você permite que o banco use o dinheiro da sua conta para abater uma dívida, então quanto seu pagamento cair, você não ver a cor do dinheiro por já ter sido usado pelo banco para quitar sua pendência.
Uma liberdade que banco tem é te impedir de abrir outra conta, ou adquirir outro cartão de crédito. Não podem bloquear seu cartão de crédito, você pode usar até o final do limite, mas tome cuidado para não chegar ao cheque especial, ou precisar parcelar a fatura e cair no rotativo do cartão.
BÔNUS: Toda dívida é ruim?
Mito! Somos consumidores de crédito, sempre teremos dívidas. O que isso quer dizer? Dívidas são prestações, parcelas do empréstimo ou financiamento, aquele carnê, tudo isso são dividas, a questão é não estar em atraso e não chegar a negativação, essas sim são dívidas ruins.
Existe uma diferenças entre os tipos de dívidas:
Dívidas por prestações: Está tudo bem, apenas quer dizer que você tem contas parceladas.
Dívidas em atraso: Sinal amarelo. Aqui é preciso cuidado, pois se você fica em atraso por muito tempo e acabar sendo negativado! Além de que dívidas em atraso são ruins para a sua relação com o mercado e cálculo da sua pontuação de crédito.
Dívidas negativadas: Sinal vermelho! Você precisa se reorganizar e procurar formas de quitar essa pendência para regularizar seu nome.
Curtiu nosso mitos e verdades sobre dívidas? Qual mito você achava que era verdade? Conte pra gente, é só deixar um comentário abaixo. Tem muita coisa que às vezes a gente não sabe e que podem te ajudar na hora de se relacionar com o mercado e lidar com suas pendências.