Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. 15 Dicas De Como Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa

Dicas de como ganhar dinheiro trabalhando em casa

É possível ganhar dinheiro sem sair de casa, seja para descobrir uma nova carreira, seja para gerar renda extra.

Atualizado em: 23 de janeiro de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Profissionais em chamada virtual de casa

Quando as finanças estão apertadas, sem sobrar ou até faltando dinheiro no fim do mês, gerar renda extra é uma boa alternativa para equilibrar a vida financeira.  

Confira neste artigo como ganhar dinheiro trabalhando em casa, no vasto mundo dos produtos e serviços oferecidos no meio online.

Assista | Como conseguir renda extra com aplicativos

15 dicas de como ganhar dinheiro trabalhando em casa

De acordo com um estudo publicado em 2023 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 30% dos trabalhos do setor informal no Brasil têm potencial para ser realizado de forma remota.

Ganhar dinheiro sem sair de casa pode ser a oportunidade de aproveitar uma rotina mais flexível de trabalho ou mesmo de incrementar o orçamento familiar.

Acompanhe 15 dicas para gerar renda trabalhando em casa, com liberdade de escolha de horário do expediente e área de preferência. 

Confira sugestões para transformar suas ideias e interesses em um empreendimento com potencial para ser lucrativo e crescer ao longo do tempo.

  1. Venda de produtos personalizados  

    O desenvolvimento de produtos não é o caminho mais simples para ganhar dinheiro, mas geralmente é gratificante e pode ser menos difícil do que parece. A fabricação de produtos personalizados é popular entre marcas de joias, de moda e de decoração de casa, mas se expande para qualquer setor. 

    Algumas categorias possíveis são: 

    ●     Vestuário

    As pessoas procuram roupas e acessórios que combinem com seu estilo e personalidade, o que pode tornar a moda autoral um espaço divertido e lucrativo para vender.   

    ●     Decoração de casa

    É possível vender decoração online para qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora, mantendo as despesas gerais mínimas. O mercado de decoração para casa está com previsões de crescimento para os próximos anos. 

    ●     Saúde e beleza

    A indústria de beleza e cuidados pessoais é uma das que mais crescem. Existem muitas opções nessa categoria, como: produtos para a pele, cabelos, fragrâncias, cosméticos veganos e muito mais. Pesquisas do setor indicam uma demanda crescente por produtos antienvelhecimento e para cuidados masculinos.

     

  2. Venda em marketplaces 

    Outra opção é a venda produtos em mercados online. Nesse caso, o vendedor conta com plataformas já prontas e conhecidas, mas atenção: os clientes do seu negócio serão direcionados para o terreno de outra empresa. Esteja ciente de que haverá comissões a pagar pelas vendas e regras a cumprir.

    Conheça alguns desses mercados:  

    ●     Etsy 

    ●     Amazon 

    ●     eBay 

    ●     Mercado Livre 

    ●     Marketplace do Facebook 

    ●     Americanas Marketplace

     

  3. Postagem de tutoriais 

    Para compartilhar suas habilidades e ajudar outras pessoas, é possível publicar vídeos de instruções no YouTube. Para isso, crie uma conta e poste tutoriais sobre os mais diversos temas. Por exemplo, “como imprimir arquivos em PDF” pode ser uma lição. Quanto mais pessoas assistirem à publicação, mais dinheiro ela poderá render.  

     

  4. Marketing de afiliados 

    Quem se dispõe a divulgar produtos pode ganhar comissões pelas indicações. O marketing de afiliado é um programa de parceria com plataformas que remuneram a divulgação de um produto ou serviço que gera venda.  

    Cada vez que um link distribuído é usado para uma compra, o afiliado ganha uma porcentagem da venda. Os afiliados devem adicionar esses links às contas de mídia social e páginas de site ou enviá-los diretamente para uma rede de relacionamento.  

    Inscreva-se em programas de marketing de afiliados em plataformas como: 

    ●     Associados Amazon 

    ●     Parceiro Magalu 

    ●     Monetizze

    ●     Shopee 

    ●     eBay Partner Network

    ●     Shopify Affiliates

     

  5. Redação de currículo 

    Quem está há mais tempo no mercado de trabalho já aprendeu algumas lições valiosas. Para auxiliar outras pessoas a iniciar sua própria jornada de carreira, é possível ajudar a escrever e editar currículos. Se quiser avançar um passo a mais, crie modelos de currículos para vender aos clientes favoritos por um valor diferenciado. 

    Uma das plataformas para oferecer esse tipo de serviço é a Fiverr.

     

  6. Transcrição de áudios e vídeos

    Com a popularidade dos podcasts e conteúdos em vídeo, muitos criadores precisam de cópias transcritas de seus trabalhos. Na maioria dos casos, eles pagam por esse serviço. Para quem tem habilidade em digitação ou está procurando uma maneira de praticá-la, é possível se lançar no trabalho de transcritor freelancer, recebendo por hora para transcrever o áudio de um conteúdo. 

    Inscreva-se em plataformas como Workana e Happyscribe.

     

  7. Venda de produtos digitais 

    Produtos digitais são ativos intangíveis ou peças de mídia que podem ser vendidos repetidamente online. Eles vêm na forma de arquivos para ser transmitidos ou baixados, como PDFs e vídeos. Por exemplo: quem tem experiência com ensino de música pode oferecer seu próprio curso. 

    Os ativos digitais estão se tornando mais populares porque têm alta margem de lucro. É preciso de tempo e dinheiro para desenvolvê-los, mas, uma vez que a mídia ou o software está pronto, não é caro armazená-los e entregá-los aos clientes.  

    Quanto mais um produto é vendido, mais conhecido fica o produtor do conteúdo e, consequentemente, mais dinheiro ele recebe.  


  8. Trabalho freelancer 

    Uma ideia de negócio doméstico que está se tornando mais popular é a oferta de serviços como freelancer para clientes. À medida que mais empresas se tornem completamente remotas, essas oportunidades tendem a crescer. 

    Há muitas áreas de trabalho que podem ser adaptadas a esse formato, como: 

    ●     redação;  

    ●     design gráfico; 

    ●     marketing digital; 

    ●     entrada de dados;

    ●     ilustração;

    ●     tutoria online.

     

  9. Assistência virtual 

    Com tantas empresas atuando de forma online, a demanda por assistentes virtuais está crescendo. Eles trabalham de casa e ajudam em tarefas, por exemplo: 

    ●     Gerenciamento de tempo e tarefas administrativas, como responder a e-mails. 

    ●     Tarefas financeiras, como contabilidade e faturamento de clientes.

    ●     Tarefas de gerenciamento de equipe, como acompanhamento de entregas e organização de sessões de treinamento. 

    ●     Tarefas de mídia social e marketing digital, como publicação e gerenciamento de conteúdo. 

    ●     Tarefas pessoais, como agendar reuniões, pagar contas e planejar viagens. 

    ●     Tarefas de conteúdo, como edição de vídeo ou podcast. 

     

  10. Revenda de produtos

    Não é preciso criar produtos próprios para ganhar dinheiro: uma possibilidade é optar pela revenda. Um revendedor é uma pessoa que compra produtos de fabricantes e outros varejistas e depois os vende para seus próprios clientes.  

    Um negócio de revenda pode ser lucrativo principalmente para quem tem experiência em nichos, como beleza ou moda. As vendas podem acontecer de porta em porta ou por meio da internet, com a criação de um e-commerce ou mesmo de um perfil em redes sociais.

     

  11. Agenciamento de viagens

    Hoje é possível ser um agente de viagens autônomo, uma alternativa que exige baixo investimento inicial. Busque cursos de capacitação e ofereça os serviços de agendamento de passagens e organização de roteiros.

     

  12. Venda de roupas vintage  

    Quem tem paixão por garimpar peças de brechó pode transformar esse interesse em um negócio, vendendo roupas vintage em casa. É um mercado competitivo, mas isso não impede a criação de uma marca e a conquista de um espaço na comunidade vintage.  

     

  13. Aluguel de espaço

    Um espaço vazio em casa pode se transformar em uma fonte de renda passiva. De quartos a áreas de estacionamento, avalie a possibilidade de alugar uma área que não é usada pela sua família. Por exemplo:

    ●     Alugue um quarto no Airbnb.

    ●     Alugue um espaço de armazenamento que sirva como depósito. 

    ●     Alugue sua vaga de estacionamento no prédio. 

    ●     Hospede um estudante de intercâmbio.

    ●     Ofereça hospedagem para animais de estimação.

     

  14. Produtos e serviços para animais de estimação 

    Serviços voltados aos animais de estimação são uma maneira divertida de ganhar dinheiro. Existem diferentes formas de gerar renda extra, como oferecer serviços de caminhada e higiene, treinamento, cozinhar marmitas especiais ou revender produtos como tigelas, roupas, camas e brinquedos. 

     

  15. Invista em alimentação

    Todo mundo tem de comer. Por isso investir em um negócio de alimentos é uma boa oportunidade de gerar renda. Existem negócios com alta margem de lucro que podem ser administrados com custos baixos.  

    Algumas ideias de negócios de alimentos incluem: 

    ●     aulas de cozinha;

    ●     produção de marmitas para a semana;

    ●     comida fitness;

    ●     alimentos especiais para quem tem restrições, como diabéticos, celíacos ou veganos;

    ●     pães e geleias caseiras;

    ●     doces para festa. 

    Leia também | Recebeu um dinheiro extra? Saiba como usá-lo

Está com dívidas? A renda extra pode ajudar a resolver as pendências

Uma vez que o dinheiro comece a aparecer, uma boa ideia é fazer um diagnóstico da vida financeira e regularizar as pendências, se houver, sempre com foco nos objetivos que se pretende conquistar. 

Se tiver dívidas, aproveite a renda extra para renegociá-las. Pela plataforma do Serasa Limpa Nome, você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos, com opções de parcelamento. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app ou WhatsApp (11) 99575-2096, ou em qualquer agência dos Correios.

Siga o passo a passo:

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo informe seu CPF e Senha.
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em “Negociar”.
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.76 de 5

Artigos relacionados