Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Grana Extra

Recebeu grana extra? Confira dicas de como usar

Além de negociar dívidas, a grana extra serve para a reserva de emergência.

Atualizado em: 14 de maio de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Moeda real-brasileira

De tempos em tempos, surge uma grana extra no orçamento que traz felicidade e muitas vezes alívio para qualquer pessoa.

O 13º salário, as férias, a restituição do IR, um bônus ou a participação nos lucros são alguns exemplos, além da renda extra que muita gente faz com frequência.

Antes de pensar em gastar essa grana extra em compras ou viagens, confira dicas para usar bem esse dinheiro.

Assista | Como fazer renda extra com cartão de crédito?

Tem dívidas? É hora de virar o jogo!

Caso tenha contas atrasadas, parcelas de algum financiamento ou empréstimo a vencer, a dica é resolvê-las primeiro.

Contas atrasadas

  • Uma dica de especialistas é aproveitar para pagar nesta ordem:
  •  
  • ●     contas essenciais (luz, água, gás, condomínio);
  • ●     contas de juros mais altos – cartão de crédito e cheque especial, por exemplo;
  • ●     outros financiamentos e empréstimos.

Parcelas em dia

Se todas as contas estão quitadas, que tal adiantar algumas parcelas do financiamento ou empréstimo? Lembre-se de pedir desconto, o cliente tem esse direito.

Recebeu uma grana extra?

Aproveite o Pis/Pasep, 13º do INSS e Restituição do IR para quitar seus débitos atrasados.

Jogo empatado? Reforce a defesa!

Caso não tenha dívidas, mas também não tenha dinheiro guardado, a defesa está frágil. Aproveite para reforçar a retaguarda e seguir jogando com estas dicas:

Reserva de emergência

Para a reserva de emergência, aplique o dinheiro em investimentos seguros, com baixo risco, liquidez diária e rendimento diário ou mensal. Assim, dá para retirar quando precisar, sem perder a credibilidade.

Novas fontes de renda

Tem talento? Invista o dinheiro nele para gerar renda extra nas horas vagas e multiplique as chances de gol. Só cuidado para não se endividar, calcule bem cada movimento.

Leia também | Seis formas de ganhar renda extra pelo celular

O jogo está ganho? Mire o campeonato!

Se as contas estão pagas e já tem uma reserva de emergência, está na hora de dar o próximo passo, e esse dinheiro pode ser de grande valia.

Confira as dicas.

Faça bons negócios

Com a bola no pé e dinheiro na mão, é mais fácil conseguir descontos em viagens, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. Pechinche e aproveite os preços mais baixos.

Proteja as conquistas

Faça seguros, proteja o patrimônio e garanta a tranquilidade da família. Se não dá para zerar os riscos, pelo menos dá para reduzir os efeitos.

Invista em preparação

Cursos, línguas e novos conhecimentos preparam a pessoa para continuar vencendo as próximas disputas. Um bom jogador jamais deixa de treinar, por isso não pare de estudar.

Pesquise planos de previdência

Que tal investir no futuro? Pesquise planos de previdência privada e comece a poupar para quando quiser pendurar as chuteiras.

Como fazer renda extra

Confira algumas dicas para fazer renda extra:

  1. Monetize habilidades ou hobbies

    Todos nós temos algo em que somos bons ou temos paixão em fazer. Aproveite essas habilidades ou hobbies para gerar renda extra. Quem gosta de cozinhar, por exemplo, pode oferecer serviços para eventos ou vender produtos caseiros. Quem é bom em tocar um instrumento musical pode trabalhar com música, montar cursos, fazer apresentações.


  2. Torne-se motorista de aplicativo

    Essa é uma opção de renda extra para quem gosta de dirigir e tem um automóvel.

    Segundo estimativa do site Glasdoor, especializado em informações sobre cargos e salários, estima-se que a renda líquida de um motorista parceiro seja de R$3.317 por mês. Portanto, ser motorista de aplicativo é uma boa opção para gerar renda extra. Porém, saiba que esse valor é associado a motoristas que trabalham com frequência nessa atividade, e não apenas esporadicamente. 


  3. Maquininhas de cartão

    Há várias empresas com programas de afiliados para vendas de maquininhas de cartão de crédito. A pessoa indica uma maquininha e ganha comissões. Com algumas maquininhas é possível ganhar até R$300 por indicação. Para se inscrever e revender qualquer maquininha, pesquise o programa de afiliados de cada empresa.


  4. Babá ou cuidador de animais

    Se gosta de crianças ou animais de estimação, ofereça seus serviços como babá ou cuidador de animais para pessoas da sua vizinhança.


  5. Reparos e manutenção

    Caso tenha habilidades com reparos domésticos, ofereça serviços de encanamento, elétrica, pintura, entre outros.


  6. Entregas locais

    Torne-se um entregador para restaurantes locais que não oferecem serviços de entrega ou ofereça serviços de entregas para pessoas que precisam enviar pacotes ou documentos.

     

  7. Vendas em feiras e eventos

    Participe de feiras locais e eventos com barracas de comida, produtos artesanais ou até mesmo com serviços que já ofereça.

Como fazer grana extra na internet

Conheça outras opções de renda extra pela internet:

  1. Aulas online

    Sites como Profes e Superprof oferecem oportunidades para quem deseja dar aulas online.

    Para se cadastrar, pesquise no Google pelo nome das empresas e clique em cadastro ou registre-se. Em seguida, crie um perfil atrativo e faça uma pesquisa dentro da plataforma para saber o valor médio praticado por hora/aula.

    Cobre um preço justo e espere os alunos entrarem em contato para as primeiras aulas. Faça o trabalho com profissionalismo e conquiste boas avaliações na plataforma. Dessa maneira seu perfil será indicado para mais pessoas.


  2. Venda de e-books

    Vender e-books (livros digitais) é uma excelente oportunidade de renda extra pela internet.

    Para isso, é preciso pensar em algo que deseja ensinar. Um exemplo de e-book seria: Como plantar orquídeas: guia prático. Com a experiência pessoal no cultivo de orquídeas e com a habilidade em escrever, dá para criar um produto para vender em várias plataformas digitais.

    As plataformas HeroSpark, Hotmart e Eduzz, por exemplo, oferecem toda estrutura para a página de vendas e hospedagem do produto.


  3. Venda de produtos online

    Crie uma loja virtual para vender produtos físicos ou digitais. É possível usar plataformas como Shopify, Etsy, Mercado Livre ou Amazon para começar.


  4. Serviços de consultoria

    Caso tenha experiência em uma área específica, como negócios, finanças, marketing, ofereça serviços de consultoria online para empresas ou indivíduos.

     

  5. Assistente virtual

    Ofereça serviços de assistência virtual, como gerenciamento de e-mails, organização de agendas, gestão de mídias sociais, entre outros, para empresários e profissionais ocupados.


  6. Tradução e interpretação

    Caso seja fluente em mais de um idioma, ofereça serviços de tradução de textos, documentos ou até mesmo interpretação em conferências e reuniões online.


  7. Marketing de afiliados

    Promova produtos de outras pessoas e ganhe uma comissão a cada venda realizada através do seu link de afiliado. É possível se afiliar a empresas como Amazon, ClickBank, Hotmart, entre outras.

Aproveite a grana extra para renegociar dívidas no Serasa Limpa Nome


O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados