Entrar

Descubra o que é imposto deferido e como ele impacta a sua vida

Entenda como pagar e se regularizar com o imposto deferido, para que você se mantenha em dia com o Governo Federal!

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 30 de março de 2022.

Você teve o imposto deferido, mas você não sabe o que isso significa para a sua empresa? Entenda de vez como entender esse status e o que você deve fazer para se manter em dia com a Receita Federal.

Ei, empreendedor, se você está confuso sobre o que é imposto deferido, vamos te explicar de forma simples e prática para que não precise pagar alguém para te ajudar a entender como a sua empresa pode poupar com esse conceito simples.

Esse adiamento do imposto ocorre quando alguns custos ou despesas da empresa, que já foram contabilizados no exercício, só serão deduzidos para fins de Imposto de Renda em exercícios posteriores. Assim, o pagamento desse imposto acaba sendo adiado.

Afinal, o que é imposto deferido?

Imposto deferido é a cobrança sobre o faturamento que você teve no ano atual. Porém, diferente dos que você paga todo mês, o imposto deferido deve ser pago apenas no próximo ano-calendário. Logo, apenas no próximo ano. Se formos avaliar a realidade atual, você pagaria esse imposto somente em 2023.

Esse tipo de imposto é calculado diante de todas as movimentações financeiras da empresa, relativas à entrada de dinheiro ou bens que precisam ser registradas no balanço atual. Assim, esse formato do imposto acaba se tornando um mecanismo que permite pagá-lo só quando o lucro é creditado, te dando muito mais tempo para se organizar e ficar em dia com o Fisco.

Sendo principalmente, uma forma de lançamento que se aplica mais às empresas optantes do regime Lucro Real, em que o lucro líquido — aquele em que já foi descontado todas as despesas — é tributado. Apesar de ser focado nas empresas de Lucro Real, isso não impede que empresas optantes de outros regimes utilizem esse método na hora de prestar contas.

Por isso, é importante também entender dois conceitos:

Passivo fiscal diferido: é referente ao valor do imposto que será cobrado sobre o lucro futuramente. Logo, você tem tempo para se preparar para quitar esse imposto.

Ativo fiscal diferido: está relacionado ao valor do imposto que será cobrado, levando em consideração o lucro recuperável no futuro do recolhimento da guia de imposto que irá te ajudar a regularizar seu negócio.

Desta forma, o Imposto Diferido não altera o lucro líquido da sua empresa, principalmente na contabilidade, uma vez que nela não há adiamento do reconhecimento do resultado.

Qual é a importância de pagar impostos?

Dentro de todos os assuntos que podem envolver o financeiro de uma empresa, este é fundamental para a sua sobrevivência como negócio, sendo extremamente importante pagar o imposto em dia.

Uma boa gestão tributária, que visa quitar todos os seus impostos, vai muito além de adequação à burocracia com o governo. É uma questão de vida ou morte no cenário empresarial, onde cada erro cometido em relação a impostos pode ser fatal para o caixa da empresa.

Assim, o pagamento destes deve ser uma rotina indispensável para que se mantenha a regularidade fiscal e a companhia possa atuar legalmente no seu segmento de mercado.

Logo, para uma boa administração e gerenciamento de negócio, independente do setor, é necessário fazer um controle financeiro, em que você consiga ficar de olho nas contas da empresa.

Diante disso, você pode tomar decisões estratégicas para o seu negócio com maior clareza e assertividade. Portanto, é essencial que os impostos da empresa sejam pagos em dia, evitando que futuramente o dinheiro que saia do seu caixa seja para multas altíssimas.

Eu sou obrigado a pagar esse imposto?

Essa é uma pergunta que todo mundo se faz ao ver o valor a ser pago em imposto. Mas, é importante entender o conceito da palavra em relação a tributação federal e aplicá-lo no seu cotidiano.

De acordo com a Receita, tributo nada mais é do que: “Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”

O tributo possui prestação compulsória, ou seja, você é obrigado a pagar em dinheiro para quitar o seu valor. Em muitos casos, apesar de compulsório, um tributo não se aplica a todos, afinal é preciso que o cidadão/empresa cumpra uma série de requisitos e, em alguns casos, pode até ter direito à isenção, se livrando de um pagamento não devido.

Agora que você entendeu o conceito de tributo, precisa entender que o imposto é um tipo de tributo, logo se dá a obrigatoriedade de pagamento, não tem pra onde fugir. Além disso, os impostos são tributos variáveis, podendo ser cobrados diferentes valores em diferentes anos. Isso porque eles são calculados aplicando uma alíquota sobre uma base de cálculo sobre a incidência do imposto.

Descubra mais aqui sobre tributos e impostos!

Quais são os benefícios do imposto deferido?

Tudo tem um lado bom e com essa modalidade de imposto não seria diferente. Afinal, você consegue saber o quanto vai pagar de forma antecipada e ainda tem um ótimo prazo para juntar o dinheiro com tranquilidade.

Logo, você mantém as finanças da empresa em dia, permitindo que empreenda com mais tranquilidade, sem correr o risco de acabar pagando multas altíssimas ou de ter os seus bens e os da empresa bloqueados.

Por isso, não deixe de se atentar as suas obrigações fiscais e de pagar em dia todos os tributos obrigatórios. Assim, você pode dormir tranquilo com a consciência de que o seu negócio está andando da forma que deveria.

E se você tem dívidas em aberto com o Governo, não deixe de buscar alternativas para regularizar essa pendência que pode trazer muita dor de cabeça quando deixada de lado.

Neste artigo, você aprendeu o que é imposto deferido, a importância de se manter regularizado com o Governo, a obrigatoriedade e as melhores formas de pagamento.

Agora que você finalmente entendeu o que é esse tipo de tributo e como ele pode te ajudar a facilitar o seu pagamento tributário, não deixe de compartilhar com uma pessoa que também precise saber mais sobre o assunto!