Pagamento online: o que é e por que utilizar

O pagamento online está cada vez mais em alta. Foi-se a época em que as pessoas iam até bancos físicos para pagar boletos. Saiba tudo sobre o assunto!


Autor: Ketlin Petry

Publicado em 18 de outubro de 2022

Quem gosta de segurança, agilidade, economia e praticidade tem tudo para preferir pagar contas pelo celular ou computador. Neste post vamos mostrar o que é pagamento online e quais os benefícios dessa modalidade. Acompanhe!

O que é pagamento online

Pagamento online é uma das principais formas de pagar contas e fazer transferências utilizadas atualmente. Os meios de pagamento online mais comuns são cartão de crédito e cartão de débito, mas há outras, como e-wallet (carteira digital), transferência bancária, carteira bitcoin, cartões inteligentes e mais.

Os pagamentos online precisam ser feitos por meio de uma conexão criptografada segura para diminuir as chances de as informações pessoais e de cobrança serem roubadas.

Pagar um boleto online é rápido e prático, muito mais do que se deslocar até um banco ou caixa lotérica para fazer o pagamento.

Os métodos comuns para facilitar o pagamento online são: 

●     depósitos bancários;

●     débitos bancários via mandado online (solicitação de cobrança de outro usuário, por exemplo);

●     transferências bancárias;

●     transações online com cartão de crédito ou débito

●     pagamentos via carteira digital;

●     pagamentos via Pix.

Como pagar boleto online

É possível pagar boleto online por meio do aplicativo do banco, financeira ou carteira digital em que você tem conta. O internet banking é o sistema oferecido pela maioria dos bancos tradicionais.

No menu da sua conta digital, procure a opção "Pagamentos" e, na sequência, escolha o tipo de pagamento a ser realizado. Pegue o boleto e forneça as informações solicitadas para que o pagamento se concretize, como o código de barras, a data da transação e o valor a ser pago. Agora é só confirmar o pagamento e pronto, o boleto está pago.

Além desse método, é possível também realizar pagamento online de boleto pela Carteira Digital Serasa, com a possibilidade de parcelar os boletos em até 12 vezes, receber dinheiro com Pix e muito mais.

Baixe o app da Serasa gratuitamente e comece a usar hoje mesmo. É 100% seguro, suas informações e seu dinheiro estão totalmente protegidos com a Serasa. É só inserir um saldo na sua carteira via Pix que o saldo é atualizado rapidamente.

Conheça a Carteira Digital Serasa no vídeo a seguir.

Quanto tempo leva para compensar um boleto pago pela internet?

O prazo para compensação de pagamento online por boleto é de até três dias úteis, mas em geral ocorre já no dia seguinte para pagamentos em dia útil até as 21 h. 

Pagamentos feitos depois das 21 h de sexta ou no final de semana recebem a confirmação apenas na terça-feira. 

Outro fator que pode causar demora na compensação do boleto é o tipo de conta. Contas de energia e água, por exemplo, podem ter horários específicos de pagamento e compensação.

Ao pagar pelo aplicativo do banco, é muito importante checar a data de pagamento, de vencimento e se há dinheiro na conta suficiente para cobrir o valor da conta. Se possível, evita usar o cheque especial para pagar contas, já que os juros e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) são altos.

Como escolher a plataforma de pagamento online

Existem alguns pontos que devem ser observados antes de escolher sua plataforma de pagamento online. Verifique se a empresa:

●     empresa tem um sistema antifraude que verifica os riscos de invasão e vazamento de dados, garantindo a segurança de todas as operações.

●     tem tarifas acessíveis de acordo com transações feitas;

●     tem uma interface intuitiva e de fácil usabilidade.

Confira algumas opções.

Como negociar dívidas

Sabemos que imprevistos acontecem e dívidas podem aparecer em nosso dia a dia. Se você busca renegociar dívidas, a Serasa mantém o Limpa Nome Online, a maior plataforma de renegociação de dívidas do país. Nela é possível negociar com até 90% de desconto e condições especiais, em poucos minutos, com toda a segurança que só a Serasa oferece.

Além disso, é possível emitir a segunda via de boletos e acompanhar o andamento de seus acordos e parcelamentos.

Consulte seu CPF e veja como está o status de suas dívidas, escolha a melhor opção e conclua o acordo. Depois, é só pagar o boleto.

Temos um conteúdo completo que dá diversas dicas legais para se organizar e gerenciar sua vida financeira 

Assista: Em quanto tempo a dívida sai da Serasa? - Serasa Ensina