Parcelar dívida ou pagar à vista: o que é melhor?

Confira as vantagens e todos os critérios para escolher a melhor opção entre parcelar dívida ou pagá-la à vista.

mulher decidindo se paga a divida ou parcela


Autora: Sara Moreira

Publicado em 9 de março de 2023

Entre parcelar dívida ou pagar à vista, podemos dizer desde já que a segunda opção é a melhor. Afinal, quando a pessoa tem a quantia toda em mãos, é melhor quitar a dívida logo, não é mesmo? 

Porém, é preciso avaliar cada situação. Em alguns casos o parcelamento pode ser a opção mais viável. 

Neste conteúdo, explicamos os motivos. 

Quando vale a pena pagar à vista?

Sempre que for possível, pagar uma dívida à vista é a melhor opção. A principal razão são os descontos maiores. Várias empresas e instituições financeiras oferecem bons descontos no pagamento das dívidas à vista – até mesmo governos, quando se trata de impostos como IPTU e IPVA.  

Outro benefício de pagar à vista é a tranquilidade. Ao quitar a dívida em uma só parcela, o consumidor não fica com prestações pesando no orçamento e deixa de ter essa preocupação.


Assista | 3 maneiras de limpar o nome online

Quando vale a pena parcelar dívida?

É preciso ter em mente que, apesar de o pagamento à vista ser uma boa opção, não é errado parcelar dívidas. Aliás, essa pode ser a opção mais viável de acordo com a situação. 

É o caso, por exemplo, de um financiamento imobiliário – cuja dívida é alta e poucos brasileiros podem pagar um imóvel à vista. Nesse caso, o parcelamento é a opção mais viável, mesmo que haja taxas de juros e outras cobranças nas parcelas.  

Com dívidas que negativaram o CPF, o raciocínio é o mesmo. Caso o consumidor renegocie a dívida e não tenha o valor à vista, ele pode optar pelo parcelamento, caso o banco ofereça. Aliás, em alguns casos, após o pagamento da primeira parcela, o nome volta a ser limpo.  

As vantagens de parcelar dívidas são: 

• Pagamento da dívida com comprometimento menor do orçamento mensal. 

• É possível escolher a data de vencimento das parcelas, de acordo com as opções disponibilizadas pela empresa credora. 

• Possibilidade de amortização das parcelas, diminuindo o tempo da dívida e obtendo descontos em alguns casos.  

• Pode ser uma boa opção para grandes aquisições, como compra de imóveis ou investimentos na empresa.  


Então, parcelar dívida ou pagar à vista? Avalie os critérios 

Como dissemos, sempre que for possível opte por pagar a dívida à vista. No entanto, se estiver na dúvida entre essa opção ou parcelar dívida, avalie os seguintes critérios: 

Descontos: compare os descontos oferecidos no pagamento à vista e se existe desconto no parcelamento. 

Taxa de juros: calcule as taxas de juros no caso de parcelar dívida e avalie se não vale a pena juntar mais dinheiro para pagar à vista. 

Oferta de negociação: entre receber 90% de desconto no pagamento da dívida à vista ou parcelá-la em 60 vezes (5 anos), também considere fazer uma renda extra ou utilizar o décimo terceiro salário para quitar tudo de uma vez. 

Planejamento financeiro: ao parcelar dívida, será possível pagá-la sem atrasos durante todo o contrato?  


Serasa Limpa Nome: pague suas dívidas pelo Pix 

No Serasa Limpa Nome, é possível negociar as dívidas, pagá-las de forma rápida usando Pix e conseguir até 90% de desconto! O processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa.  

É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) e WhatsApp (11) 99575-2096).


Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app: 

1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso 

O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso. 

2. Selecione os acordos disponíveis 

As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento. 

3. Pague o boleto (ou faça o Pix) 

Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras. 

É importante dizer a opção de pagamento pelo Pix foi disponibilizada apenas por algumas instituições financeiras parceira da Serasa, ok?