Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Quantos Dias Para Retirar Nome Serasa

Quantos dias para tirar o nome da Serasa?

Conheça prazos e direitos sobre tirar o nome da Serasa e regularizar a vida financeira.

Publicado em: 6 de dezembro de 2023

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Dinheiro, Brasil, Reais, Contas, Serasa

Quantos dias para tirar o nome da Serasa? Essa é uma pergunta comum de quem quitou ou pretende quitar uma dívida negativada. A inclusão do nome nos cadastros de inadimplentes, como da Serasa, dificulta a obtenção de empréstimos, financiamentos e até mesmo a simples abertura de uma conta no banco.

Diante desse cenário, é fundamental compreender o processo de regularização e os prazos envolvidos para restabelecer a saúde financeira do indivíduo.

Assistir | Limpei meu nome, e agora? Próximos passos + dicas

Quantos dias para tirar o nome da Serasa?

O tempo para que o nome seja retirado da Serasa depende de diversos fatores. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem um prazo de cinco dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. Além disso, a empresa deve providenciar um recibo ou comprovante ao consumidor, atestando a quitação da dívida. 

Quando não há o pagamento da dívida, em geral as informações negativas podem ser mantidas nos cadastros de órgãos de proteção ao crédito por até cinco anos, a partir da data de vencimento da dívida ou do último evento que a tenha mantido em situação de inadimplência. Essa regra consta no Artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor (CDC):

Artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor 

§ 1º - Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a 5 (cinco) anos.

No entanto, a regularização ocorre assim que o devedor quita a dívida em atraso e a empresa credora comunica a regularização aos órgãos de proteção ao crédito.  

 

Leia também | Cartão de crédito para negativado: opções e cuidados necessários 

Leia também | Empréstimo para negativado liberado na hora

Vantagens e benefícios de manter o nome livre de restrições

Manter o nome livre de restrições nos órgãos de proteção ao crédito traz vantagens e benefícios significativos para os consumidores:

  1. Acesso ao crédito: não ter dívidas facilita o acesso a empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e outros produtos financeiros. Isso pode ser especialmente importante em situações emergenciais ou para realizar objetivos financeiros, como comprar uma casa, um carro ou cursar o ensino superior.

  2. Taxas de juros mais baixas: com um histórico de crédito positivo, os consumidores têm mais chances de obter taxas de juros mais baixas em empréstimos e financiamentos, o que traz economia no longo prazo.

  3. Negociação favorável: um histórico de crédito positivo pode facilitar a negociação de melhores condições de pagamento com fornecedores e prestadores de serviços.

  4. Melhor qualidade de vida: a ausência de dívidas em atraso e restrições ao crédito pode proporcionar maior tranquilidade mental e menos estresse financeiro, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

  5. Menos constrangimento e inconveniência: ter o nome negativado pode resultar em situações constrangedoras e inconvenientes, como a recusa de crédito em lojas, a dificuldade de alugar imóveis e a cobrança constante dos credores.

Serasa Limpa Nome: a maior plataforma de renegociação de dívidas do país

Pelo Serasa Limpa Nome você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas 3 minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.  

Siga o passo a passo:

Mulher com celular na mão

  1. Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo informe seu CPF e Senha.

  2. Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.

  3. Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas .

  4. Confirme as condições escolhidas e pronto!

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados