Entrar

Sabesp contas atrasadas: saiba como acertar as suas dívidas!

Você já ouviu falar em Sabesp contas atrasadas? Leia o nosso post e saiba como quitar a sua conta de água no Estado de São Paulo.

colunista Serrana Filetti
Publicado em: 13 de julho de 2022.

Contas atrasadas como de luz e de água são ruins para a sua pontuação de crédito e colaboram para que seu nome fique sujo. No entanto, no Estado de São Paulo, nunca foi tão fácil negociar a sua conta de água. Tudo por causa da Sabesp contas atrasadas, uma agência virtual em que você consegue negociar a sua dívida online.

Quer saber como funciona? Siga com a leitura do nosso post!

Assista também o vídeo que a Serasa preparou sobre os tipos de dívidas que existem

Sabesp contas atrasadas: veja como funciona

Se você tem alguma conta de água atrasada no Estado de São Paulo, saiba que pode negociar com a Sabesp pela Agência Virtual. O parcelamento da dívida, por exemplo, pode ser feito em até cinco vezes. Porém, isso só vale para clientes residenciais com dívidas de até R$3 mil.

No entanto, para conseguir negociar, você não pode ter outro parcelamento em andamento ou romper acordo com saldo a pagar. Além disso, a nova plataforma da empresa é integrada e possibilita o uso de dados para personalizar o atendimento dos clientes e atender as necessidades.

Outra vantagem dos serviços oferecidos pela plataforma é que com o carnê, o cliente tem o controle de quantas parcelas faltam para quitar a sua dívida.

Confira os passos para quitar a sua conta na Sabesp

Veja como acessar a Sabesp contas atrasadas:

• Acesse www.sabesp.com.br;
• Encontre a opção “Pague suas contas” para consultar as suas contas atrasadas;
• Informe o número do RGI que fica localizado no lado esquerdo ao mês da cobrança e acima da informação do endereço;
• Clique em “Prosseguir”;
• Confirme os seus dados do cadastro no qual é apresentado pelo sistema;
• Clique em “Prosseguir”;
• Verifique as contas atrasadas no seu cadastro.

Para optar pelo parcelamento, você deve:

• Informar o número do RGI;
• Clicar em “Prosseguir”;
• Confirmar as condições de parcelamento.

Pronto! Assim, no conforto da sua casa e sem burocracia você consegue negociar as suas dívidas e quitá-las. Além de toda essa facilidade, usar a Agência Virtual da Sabesp e pagar no carnê proporciona:

• Facilidade em ter todas as parcelas em mãos para o seu próprio controle;
• Valor da conta e data de vencimento fixos;
• Agendamento das parcelas;
• Antecipação do pagamento das parcelas não vencidas;
• Opção de seis datas para o vencimento das parcelas.

Leia também: Segunda via Sabesp: descubra como conseguir

Saiba o que é a Sabesp e quais serviços a empresa oferece

A Sabesp é considerada uma sociedade anônima de economia mista. Fundada em 1973, a empresa fornece a água, a coleta e o tratamento de esgoto para 375 municípios do Estado de São Paulo. Além disso, a companhia é considerada uma das maiores em saneamento básico do mundo.

Ao todo, são 28,4 milhões de pessoas abastecidas com água e 25,2 milhões de pessoas que recebem a coleta de esgoto. A empresa também é a grande responsável por 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil. Já para o período 2022-2026, ela planeja investir aproximadamente R$23,8 bilhões, com foco na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica.

Em parceria com outras empresas privadas, a Companhia também presta serviços de água e esgoto para os municípios de Mogi-Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque.

Entenda porque negociar na Sabesp contas atrasadas

Em primeiro lugar, para não ter o seu abastecimento de água e os demais serviços interrompidos. Em segundo, porque toda dívida ativa gera consequências como:

Inclusão em cadastros de inadimplentes

Imagine que você deixou as suas contas de água vencer. Com o prazo para o pagamento expirado, a empresa pode entrar em contato com os órgãos de proteção ao crédito como a Serasa e informar que o consumidor tem débito em atraso. Geralmente, o cliente tem um prazo de 10 dias, contados a partir da data do envio da notificação de débito para pagar a conta de água.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, após esse prazo, se a conta não for paga, o cliente poderá ser incluído no cadastro de inadimplência. Essa inclusão é chamada de negativação do consumidor e é ela que tornará o seu nome sujo.

Leia também: Negativação: descobri que estou com o nome sujo, e agora?

Restrições de crédito

Outra consequência por você não pagar a sua conta de água em dia são as restrições de crédito. E isso gera um problema, pois toda vez que o consumidor contrata um serviço, faz um pagamento a prazo ou contrata uma operação de crédito, o seu CPF é consultado. E, se ele tiver qualquer dívida em seu nome, a tendência é de que o crédito seja negado.

Além disso, se você tem o nome sujo terá dificuldades em fazer pagamentos com cheques, alugar imóveis, fazer compras a prazo e até obter um empréstimo. Porém, quando a dívida é paga, a empresa comunica aos órgãos de proteção ao crédito, e o seu CPF é retirado automaticamente do banco de dados dentro de até cinco dias úteis.

Pagamento com juros

Outra dor de cabeça que você terá ao pagar a conta de água atrasada será quitá-la com juros. Algumas empresas cobram até 2% ao mês sobre o valor da dívida. Esses juros podem ser moratórios e compensatórios. No entanto, os dois são pagos como forma do consumidor compensar a empresa sobre a perda que ela teve com o atraso do pagamento.

Os juros compensatórios, por exemplo, são cobrados quando o atraso dura um mês ou mais. Sobre a alíquota desse tipo de juro, ela varia de acordo com o contrato do cliente com a prestadora de serviços. Além dos juros moratórios e compensatórios, podem ocorrer cláusulas penais que definem outras sanções específicas em caso de atraso do pagamento, como a suspensão dos serviços prestados pela Sabesp.

Suspensão dos serviços

E por falar em suspensão de serviços, já pensou você não poder lavar a sua roupa e não utilizar a água para fazer um simples almoço? Ficar sem o abastecimento é ruim para toda a família, não é verdade? Portanto, entenda que no caso das contas de serviços como água e luz, o código penal prevê a suspensão do serviço.

Por isso, você deve pagar as suas contas para não ter o fornecimento suspenso depois de 90 dias. E fique atento aos avisos da empresa, pois ela deve alertar que o fornecimento de água pode ser interrompido e mandar a notificação com 15 dias de antecedência. Porém, entenda uma coisa, ninguém gosta de ficar com o nome sujo ou ser privado do conforto de sua água tratada, não é verdade?

Portanto, aproveite a oportunidade que a Sabesp oferece e negocie as suas dívidas pela plataforma virtual. Só desta forma você evitará dores de cabeça como perda de crédito e corte no seu abastecimento.

Como você viu neste artigo, é importante negociar na Sabesp contas atrasadas, pois caso você tenha alguma dívida pode ter o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito. E, isso será ruim para a sua pontuação Score, o que também te impedirá de conseguir crédito, financiamentos, abrir contas no banco e etc. Portanto, o melhor que você tem a fazer é ter um bom comportamento financeiro.

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post e saiba como consultar CPF negativado!