Entrar

Saiba como utilizar o dinheiro do Saque-Aniversário FGTS

Com o Saque-Aniversário FGTS você pode quitar as suas dívidas, ter uma reserva de emergência ou realizar investimentos.

colunista Serrana Filetti
Publicado em: 13 de julho de 2022.

Você já viu aqui no blog que o Saque-Aniversário FGTS é uma modalidade vigente desde 2020. Ele funciona da seguinte forma: o trabalhador faz retiradas anuais do saldo do FGTS no mês do aniversário. Portanto, com o Saque-Aniversário, você retira uma parcela do saldo no Fundo de Garantia da conta, que está ativa ou até mesmo inativa.

Também explicamos que você pode pedir o Saque-Aniversário por meio do app do FGTS, pelo portal da Caixa Econômica Federal ou direto de uma agência bancária, ou solicitar o Empréstimo com Antecipação do FGTS pelo Serasa eCred em parceria com o Banco Pan.

Veja o vídeo sobre o Serasa eCred

No entanto, o que fazer depois de receber o FGTS aniversário? Neste post, daremos algumas dicas sobre o assunto. Acompanhe!

Como utilizar o dinheiro do Saque-Aniversário FGTS?

Veja como usar de modo consciente o FGTS aniversário:

Quitar as dívidas

Em primeiro lugar, se você tem dívidas, pode usar o Saque-Aniversário FGTS para quitá-las. Desta maneira, você pode limpar o seu nome – caso negocie todos os seus débitos pendentes – e recuperar o crédito junto às empresas e instituições financeiras. Portanto, se para você essa é uma boa ideia, a Serasa conta com uma plataforma de negociação de dívidas, o Serasa Limpa Nome, onde você visualiza suas ofertas e acordos disponíveis com descontos de até 90%.

Leia também: Como limpar o nome em 4 passos simples!

Ou seja, uma excelente oportunidade para você usar o FGTS aniversário e, ainda, dar os primeiros passos para organizar a sua vida financeira, não é verdade? Portanto, se você tem alguma dívida, priorize quitá-la!

Fazer uma reserva financeira

Outra dica para você usar o Saque-Aniversário FGTS é fazer a sua reserva financeira. Não se esqueça do quanto é importante ter um dinheiro em caixa em casos de necessidade. Despesas médicas imprevistas e demissão inesperada são alguns exemplos de problemas que podem ser solucionados com uma reserva de emergência!

Leia também: Reserva de emergência: 3 passos para criar a sua

Solicitar empréstimo bancário

Ao aderir o Saque-Aniversário FGTS, você pode solicitar um empréstimo bancário, em que você antecipa parte do seu saldo do Fundo de Garantia. Pelo Serasa eCred em parceria com o Banco Pan, é possível antecipar 7 anos do saldo, com taxas a partir de 1,69% e sem parcelas mensais, porque os valores são descontados anualmente direto do FGTS.

Saiba mais sobre o empréstimo com antecipação do FGTS!

Investir no Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA também é uma boa alternativa para quem deseja utilizar o Saque-Aniversário FGTS. Porém, saiba que para investir nessa modalidade, você deve ser uma pessoa disciplinada para carregar o título até o vencimento. Para quem não entende bem desse modelo de investimento, nós explicamos:

O Tesouro IPCA é um título público emitido pelo Governo, em que o objetivo é captar dinheiro de investidores para serem investidos em áreas como saúde, segurança e infraestrutura. Quando você aplica o Saque-Aniversário FGTS nesse ativo, empresta dinheiro ao poder público.

Em troca, ele paga uma taxa de juros que é híbrida, ou seja, uma combinação da inflação (IPCA) e de uma taxa prefixada. Em média, a taxa que o investidor recebe é de 4,5% ao ano. No entanto, esse tipo de investimento é indicado para quem é seguro, conservador e que não tem pressa de gastar o dinheiro, ou seja, quer manter o seu poder de compra no futuro.

Aplicar no CDB

Outra ideia para você investir o FGTS aniversário é o CDB. Para quem não sabe, a sigla significa Certificado de Depósito Bancário. Ela nada mais é que emprestar o seu dinheiro a um banco, que em troca lhe dará um retorno financeiro, ou seja, os juros pelo tempo que utilizou o seu dinheiro.

Os CDBs também são conhecidos como investimentos de renda fixa, pois você já fica por dentro das regras na hora da compra. Além disso, nesta modalidade de investimento, você tem as mesmas garantias da poupança, que é o Fundo Garantidor de Crédito. Nele, o valor total coberto é limitado em R$250 mil por instituição e R$ 1 milhão por CPF.

Você pode escolher entre os três tipos de remuneração CDB. Veja:

Pré-fixada

Você já sabe qual será o seu retorno financeiro anual. Um bom exemplo é o CDB com vencimento em abril de 2026, com retorno de 7% ao ano.

Pós-fixada

A rentabilidade acompanha o índice. Em outras palavras, só no final da operação que você saberá qual será o seu retorno financeiro. O mais comum é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), mas também pode ser o IPCA.

Híbrida

Mistura os conceitos anteriores. Porém, só no final que você saberá se o seu investimento realmente valeu a pena e qual é a porcentagem que receberá de volta.

Investir no Tesouro Selic

Esse tipo de investimento é para quem é mais conservador, porém deseja rentabilizar o dinheiro a curto prazo. Segundo especialistas em economia, a previsão da taxa média dessa aplicação até 2024 é de 7% ao ano. No período, mesmo com o imposto de renda 15%, vale a pena investir.

Por esse motivo, o Tesouro Selic é recomendado para quem deseja fazer um investimento de renda fixa e quer uma alternativa à poupança. Além disso, esse ativo pode ser adaptado aos seus objetivos a curto, médio ou longo prazo.

Leia também: Tesouro Selic: entenda o que é e como funciona

Quem tem direito ao FGTS aniversário?

Só para lembrar, você só pode sacar o abono se possuir 18 anos de idade ou mais. Também é necessário ter uma conta na Caixa Econômica Federal. Com ela, você poderá optar pelo Saque-Aniversário e autorizar que o banco consulte o seu saldo no FGTS.

Até quando posso resgatar o dinheiro do FGTS Saque-Aniversário?

Se você tem o interesse de resgatar o FGTS aniversário, saiba que o prazo é de três meses, incluindo o mês do seu aniversário e mais dois meses. Portanto, não perca o prazo!

Leia também: Você sabe como funciona o Saque-Aniversário FGTS?

Como você viu neste post, apresentamos várias dicas para usar o dinheiro do FGTS Saque-Aniversário. No entanto, você, melhor do que ninguém sabe qual é o melhor investimento escolher, não é verdade? Porém, tenha em mente que, se tiver alguma dívida, sempre é bom priorizar o pagamento dos débitos!