Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Ted Direto Da Poupaca Veja Como Fazer E Saiba Os Benefios

É possível fazer TED direto da poupança?

Esta operação está habilitada em alguns bancos, mas pode ser tarifada. Saiba qual a melhor alternativa.

Atualizado em: 4 de junho de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Compras e pagamento on-line usando smartphone

Será que é possível fazer TED direto da poupança? A sigla TED significa Transferência Eletrônica Disponível, uma forma de movimentar valores de uma conta para outra, entre bancos diferentes.

Entretanto, nem sempre essa operação está disponível para a conta poupança. Entenda qual a melhor forma de transferir dinheiro da poupança de um banco para outro, de forma prática e gratuita.

Assista | Como agendar um Pix

O que é TED

A TED é um tipo de transferência interbancária, ou seja, entre instituições diferentes. Por exemplo: quem tiver uma conta no Banco do Brasil e desejar transferir o dinheiro para a conta de outra pessoa na Caixa Econômica Federal poderá fazer uma TED.

Essa operação transfere o dinheiro imediatamente e pode ser tarifada pelo banco. No entanto, para que aconteça no mesmo dia é preciso fazer a transferência até as 17h dos dias úteis. A principal vantagem da TED é a possibilidade de movimentar um volume grande de dinheiro quando feita na agência bancária – não há limite máximo nem quantia mínima para a operação.

Como fazer TED direto da poupança

A TED normalmente é uma operação feita a partir da conta-corrente. Alguns bancos permitem fazer TED direto da poupança – é preciso checar se essa opção está disponível na instituição. Contudo, é importante prestar atenção nas tarifas bancárias, pois o serviço pode ser cobrado.

Para checar se essa alternativa é possível, acesse a sua conta poupança via app ou internet banking e verifique se a opção TED está disponível no campo “transferências”.

Quais os serviços disponíveis na poupança

A caderneta ou conta-poupança é um dos investimentos mais tradicionais do país. É uma forma segura e bastante conservadora de poupar dinheiro, apesar de não ser muito rentável. Uma das vantagens dessa modalidade é que não há tarifa de manutenção de conta em nenhum banco do país.

De acordo com as normas do Banco Central, as instituições financeiras são obrigadas a oferecer um pacote mínimo de serviços gratuitos para a conta-poupança. A TED não está entre esses benefícios – por isso os bancos não são obrigados a oferecê-la ou podem cobrar por esse tipo de transferência.

  • Confira quais são os serviços gratuitos da poupança:

  • ●     Cartão com função movimentação.
  • ●     Dois saques mensais em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento.
  • ●     Duas transferências mensais para conta de depósito de mesma titularidade.
  • ●     Dois extratos mensais com a movimentação dos últimos 30 dias.
  • ●     Consultas online.
  • ●     Extrato anual consolidado, com detalhes discriminados mês a mês.
  • ●     Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos em contas exclusivamente digitais.

É possível fazer Pix direto da poupança

Como muitos bancos não permitem fazer TED direto da poupança, a alternativa para alguns clientes é recorrer ao Pix. A operação criada pelo Banco Central permite transferência imediata de valores entre contas, e a maioria dos bancos habilita essa operação para a conta poupança.

Dessa forma, não é preciso passar o dinheiro da poupança para a própria conta corrente antes de transferir a outro banco. Pelo Pix, basta transferir da poupança para uma conta de outra instituição. O Pix, que é gratuito e automático em qualquer dia ou horário, tem substituído as transações que antes eram feitas por TED ou pelo antigo DOC.

Qual a vantagem da TED sobre o Pix?

A grande vantagem da TED é a possibilidade de transferir valores altos. Entretanto, quando as transações são feitas pela internet, existe um limite máximo de transferência diária, por questões de segurança.

Nas operações pelo aplicativo e internet banking, os limites do Pix e da TED normalmente são os mesmos. Portanto, o Pix costuma ser a melhor alternativa nesses casos. É possível aumentar o limite máximo pré-definido de transações online entrando em contato com o banco.

Se a conta a receber não possuir uma chave Pix, a transferência precisa ser feita via TED.

Como se proteger ao fazer transferências online

  • Seja via TED ou Pix, fazer transações financeiras pela internet requer cuidados. Confira algumas dicas para aumentar a segurança contra golpes:

  • ●     Sempre confira todos os dados antes de concluir a transação.
  • ●     Mantenha o seu celular protegido, de preferência com biometria (leitor de impressão digital), e nunca deixe o aplicativo do banco aberto se não estiver usando.
  • ●     Instale antivírus no computador e no celular.
  • ●     Evite fazer transações usando uma rede aberta de wi-fi.

Digitalize as finanças com a Carteira Digital Serasa

A tecnologia está a favor da praticidade na vida financeira.

A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura, além de fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento. 

Para acessar: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS ou Android).
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados