Como juntar dívidas numa só: organize o orçamento
Como juntar dívidas numa só: organize o orçamentoData de publicação 8 de novembro de 20247 minutos de leitura
Atualizado em: 4 de junho de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Será que é possível fazer TED direto da poupança? A sigla TED significa Transferência Eletrônica Disponível, uma forma de movimentar valores de uma conta para outra, entre bancos diferentes.
Entretanto, nem sempre essa operação está disponível para a conta poupança. Entenda qual a melhor forma de transferir dinheiro da poupança de um banco para outro, de forma prática e gratuita.
A TED é um tipo de transferência interbancária, ou seja, entre instituições diferentes. Por exemplo: quem tiver uma conta no Banco do Brasil e desejar transferir o dinheiro para a conta de outra pessoa na Caixa Econômica Federal poderá fazer uma TED.
Essa operação transfere o dinheiro imediatamente e pode ser tarifada pelo banco. No entanto, para que aconteça no mesmo dia é preciso fazer a transferência até as 17h dos dias úteis. A principal vantagem da TED é a possibilidade de movimentar um volume grande de dinheiro quando feita na agência bancária – não há limite máximo nem quantia mínima para a operação.
A TED normalmente é uma operação feita a partir da conta-corrente. Alguns bancos permitem fazer TED direto da poupança – é preciso checar se essa opção está disponível na instituição. Contudo, é importante prestar atenção nas tarifas bancárias, pois o serviço pode ser cobrado.
Para checar se essa alternativa é possível, acesse a sua conta poupança via app ou internet banking e verifique se a opção TED está disponível no campo “transferências”.
A caderneta ou conta-poupança é um dos investimentos mais tradicionais do país. É uma forma segura e bastante conservadora de poupar dinheiro, apesar de não ser muito rentável. Uma das vantagens dessa modalidade é que não há tarifa de manutenção de conta em nenhum banco do país.
De acordo com as normas do Banco Central, as instituições financeiras são obrigadas a oferecer um pacote mínimo de serviços gratuitos para a conta-poupança. A TED não está entre esses benefícios – por isso os bancos não são obrigados a oferecê-la ou podem cobrar por esse tipo de transferência.
Como muitos bancos não permitem fazer TED direto da poupança, a alternativa para alguns clientes é recorrer ao Pix. A operação criada pelo Banco Central permite transferência imediata de valores entre contas, e a maioria dos bancos habilita essa operação para a conta poupança.
Dessa forma, não é preciso passar o dinheiro da poupança para a própria conta corrente antes de transferir a outro banco. Pelo Pix, basta transferir da poupança para uma conta de outra instituição. O Pix, que é gratuito e automático em qualquer dia ou horário, tem substituído as transações que antes eram feitas por TED ou pelo antigo DOC.
A grande vantagem da TED é a possibilidade de transferir valores altos. Entretanto, quando as transações são feitas pela internet, existe um limite máximo de transferência diária, por questões de segurança.
Nas operações pelo aplicativo e internet banking, os limites do Pix e da TED normalmente são os mesmos. Portanto, o Pix costuma ser a melhor alternativa nesses casos. É possível aumentar o limite máximo pré-definido de transações online entrando em contato com o banco.
Se a conta a receber não possuir uma chave Pix, a transferência precisa ser feita via TED.
A tecnologia está a favor da praticidade na vida financeira.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 8 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 8 de novembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 7 de novembro de 202411 minutos de leitura