TED direto da poupança: veja como fazer e saiba os benefícios

Você sabia que pode fazer TED direto da Poupança? Se você ainda não usou esse tipo de transferência, leia o nosso artigo e aprenda como fazer!

Publicado em 08 de setembro de 2022.

Você já foi ao banco e bateu aquela dúvida em como fazer TED direto da poupança? A sigla TED significa Transferência Eletrônica Disponível. Ela é uma operação que envia o valor de uma conta para outra, em bancos diferentes. Em até 30 minutos após a transferência o dinheiro está na conta. 

Neste post, vamos explicar como transferir dinheiro de um banco para outro de forma prática e eficiente. Você também vai saber quais os benefícios da TED para pagamentos de contas de dívidas, por exemplo. Confira o conteúdo!  

Leia também: O que é e como funciona a recuperação de crédito

O que é TED?

A TED é um tipo de transferência interbancária, ou seja, entre instituições diferentes. É indicada para quem precisa do dinheiro no mesmo dia. Por exemplo: se você tiver uma conta no Banco do Brasil e desejar transferir o dinheiro para a Caixa Econômica Federal, poderá fazer uma TED.

 Assim, a principal vantagem desse tipo de operação é a rapidez com que o dinheiro é disponibilizado na sua conta. No entanto, para que você tenha acesso à quantia no mesmo dia, é preciso fazer a transferência dentro do horário comercial, geralmente até as 18 horas e no dia útil.

Sobre o valor da transferência, desde janeiro de 2016 não há uma quantia mínima para você fazer uma TED. 

Leia também: DOC e TED: você sabe qual é a diferença? 

Como fazer TED direto da poupança?

Alguns bancos permitem fazer TEDs ou DOCs direto da poupança. Contudo, é importante prestar atenção nas tarifas bancárias, pois o serviço pode ser cobrado. Agências como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander permitem fazer TED direto da poupança. 

 

Para fazer TED direto você deverá: 

  1. 1. acessar a sua conta via celular ou internet banking;
  2. 2. selecionar a opção “Transferências”;
  3. 3. escolher a opção TED.

 

Pronto, transferência realizada! Porém, antes de fazer a operação, verifique se o seu banco realmente autoriza fazer TED direto da poupança, pois o serviço não é disponível em todas as agências. Além disso, você pode tomar alguns cuidados para não ter que pagar tarifas bancárias. Veja duas dicas: 

  •  
  • Use contas de bancos digitais que permitem TED direto da poupança.
  • Contas digitais permitem que o cliente faça várias TEDs de forma ilimitada e gratuita.

Qual é a importância do Pix para TED direto?

No caso de bancos que não permitem fazer TED direto da poupança, a alternativa para alguns clientes é recorrer ao Pix. A operação criada pelo Banco Central permite transferência imediata de valores entre contas, com o uso do QR Code. A vantagem do Pix é que ele pode ser usado por qualquer pessoa com conta em banco físico ou digital. 

Além disso, não precisa ser uma conta corrente. Pode ser conta salário, conta poupança, entre outras. Outra vantagem é que com o Pix você transfere o dinheiro no horário que desejar e até nos finais de semana. Ainda mais prático, não é mesmo? 

Leia também: O que é Pix e como funciona em carteiras digitais? 

Outros benefícios da TED direto da poupança

Confira outros benefícios de fazer uma TED direto da poupança, além da rapidez e da praticidade na operação.

Facilidade para quitar dívida

Se você gastou toda a sua renda do mês na conta corrente, ainda precisa quitar dívida e ainda tem saldo na conta poupança, a TED pode ser a solução. Muitas vezes precisamos recorrer a nossa reserva de emergência, mas o importante é manter as contas em dia.

Veja também como quitar dívidas online

Maior segurança contra fraudes

A TED é um tipo de transferência bancária segura contra fraudes. Afinal, a transferência só pode ser validada se preencher os seguintes dados: nome completo de quem vai receber o dinheiro, CPF ou CNJ e razão social, informar se a conta é corrente ou poupança e o número da conta bancária. 

 Você ainda terá de informar o número da conta, a agência e o número do banco. Ainda assim, é importante seguir algumas dicas de segurança.

Caso você faça a transferência pela internet, verifique se a rede utilizada é segura. Além disso, selecione a sua própria rede e não uma pública. 

Cheque, ainda, o dispositivo usado, pois certos aplicativos de bancos geram tokens de segurança que evitam problemas. Nunca compartilhe senhas com outras pessoas. Quando você cuida da segurança financeira, evita problemas como dívidas e nome negativado. 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre TED direto, poderá fazer a operação com mais tranquilidade, não é mesmo? Além disso, quando precisar de grana extra para pagar as dívidas, já sabe que dá para recorrer à conta poupança e transferir o dinheiro no mesmo dia! 

Quer usar o dinheiro da poupança e saber como limpar o seu nome? Acesse a plataforma Serasa Limpa Nome e aprenda como negociar as suas dívidas!