Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Como Aumentar Score

Como aumentar o Score da Serasa: dicas para uma boa pontuação

Com uma estratégia de bons hábitos financeiros, é possível elevar a pontuação de crédito no mercado.

Publicado em: 8 de abril de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Close up de uma mão segurando um telefone celular

Afinal, como aumentar o Score da Serasa? A pontuação de crédito é o resultado de um momento do consumidor e pode crescer a partir de mudanças nos hábitos financeiros. É possível traçar uma estratégia e começar desde já a buscar ações que têm potencial para elevar o Score também estabilizam a vida financeira. Por isso, a estratégia de aumentar o Score Serasa é positiva também para quem não tem planos de contratar crédito no mercado.

Confira a seguir os principais passos para alcançar esse objetivo.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa

O que é o Score da Serasa

A pontuação de crédito da Serasa, o Serasa Score, funciona como um termômetro para o mercado. Ela indica quais as chances de uma pessoa pagar as contas em dia pelos próximos meses. Antes de liberar financiamento, novo cartão de crédito ou até parcelamento em uma loja, muitas empresas consultam o CPF do consumidor para conhecer o Serasa Score dele. Dessa forma, podem avaliar a cada caso se é seguro ceder crédito e diminuir o risco de inadimplência.

A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1.000 – quanto mais alta a pontuação, maiores as chances de conseguir crédito. Todas as pessoas maiores de 18 anos e com CPF ativo têm um Score na base de dados da Serasa.

Limpar o histórico na Serasa aumenta o Score?

Não, isso é um mito. Como o item de maior peso no cálculo do Score é justamente o histórico do consumidor, uma conclusão apressada seria imaginar que bastaria apagar o histórico na Serasa para fazer a pontuação subir.

Entretanto, o efeito pode ser contrário: a exclusão dos dados afeta a credibilidade do consumidor. Isso pode impactar negativamente a pontuação no médio prazo, o que reduz as chances de crédito.

Se não há dados suficientes sobre um CPF ou se não há nenhum histórico, as empresas não têm confiança em liberar dinheiro para essa pessoa.

É como na vida pessoal: é muito mais arriscado emprestar dinheiro para alguém que não conhecemos, certo?

Leia também | Limpar consultas no meu CPF é possível?

Como aumentar o Serasa Score

Com uma mudança consistente de hábitos, o Score tende a aumentar. Isso não é algo que acontece de um dia para o outro, mas pode ser construído ao adotar comportamentos que reflitam compromisso com o crédito – o que transmite confiança para o mercado.

Conheça a seguir seis passos para colocar essa estratégia em operação:

  1. Pague as contas em dia

    Pagar os boletos em dia precisa ser uma prioridade em uma estratégia para aumentar o Score. No cálculo da pontuação, esse fator é o que tem maior peso: quem quita as contas em dia demostra compromisso para o mercado.

    O Serasa Score usa as informações do Cadastro Positivo para compor o cálculo. Nesse histórico, que funciona como um currículo financeiro, estão registradas informações de pagamentos de contas como fatura do cartão, parcelas de empréstimo e contas de água, luz e telefone.

    Poucos dias de atraso já podem prejudicar o histórico de bom pagamento. Ferramentas como o Minhas Contas, da Carteira Digital Serasa, ajudam a lembrar do vencimento dos boletos e manter o pagamento em dia.   

     

  2. Use mais o cartão de crédito

    Como o pagamento do cartão do crédito é uma das informações que ficam registradas no Cadastro Positivo, usar o cartão pode gerar mais histórico. Entretanto, essa dica só vale quando as faturas são pagas sempre em dia. Se houver atraso, acontece o contrário e a pontuação pode baixar.

     

  3. Renegocie eventuais dívidas

    Nome negativado não combina com Score alto. O mercado não considera seguro ceder crédito a quem está com uma dívida em aberto. Para fortalecer o perfil de bom pagador, é preciso quitar as dívidas.

    Aproveite oportunidades como as da plataforma Serasa Limpa Nome, que tem ofertas disponíveis para negociar suas dívidas com desconto e opções facilitadas de pagamento. É possível fazer a negociação em poucos minutos, pelo site, app (Android e iOS), WhatsApp ou até em uma agência dos Correios.

     

  4. Peça crédito com consciência

    Novos contratos de crédito tendem a baixar a pontuação inicialmente. Isso acontece porque, por um período, a capacidade de assumir novos compromissos financeiros fica reduzida. Esse cuidado vale também para as simulações de crédito, mesmo que não haja contratação de fato. O mercado interpreta o excesso de pedidos como uma necessidade urgente de dinheiro. Entre um contrato e outro, o ideal é aguardar pelo menos três meses.

     

  5. Ative a Conexão Bancária

    A versão 3.0 do Serasa Score oferece a Conexão Bancária, uma ferramenta que permite conectar os dados bancários do usuário à plataforma da Serasa. O objetivo é acessar os dados apenas em modo leitura, para que o cálculo do Score seja mais assertivo.

    Se as informações de conta foram relevantes e positivas para o usuário, o Score pode aumentar. Essa possibilidade é especialmente interessante para consumidores jovens, que ainda estão começando a construir o histórico de crédito e o relacionamento com o mercado.

    A Conexão Bancária é uma ferramenta que só pode ser acionada se o usuário solicitar. A Serasa aplica um padrão internacional de segurança para proteger as informações, o mesmo adotado por diversos bancos digitais.

     

  6. Atualize seus dados

    Um dos fatores considerados no cálculo do Score é a atualização na base de dados da Serasa. Se estiverem em dia, isso demonstra que as informações são confiáveis, o que traz ainda mais segurança ao mercado. Para isso, faça seu cadastro na plataforma da Serasa e sempre atualize quando houver mudanças como endereço ou telefone.

    Leia também | Confira o guia oficial do Score da Serasa

Como saber se o Score aumentou

Acompanhar a movimentação do Serasa Score é também uma forma de avaliar como está sua vida financeira. Se a pontuação estiver baixa, isso é um alerta: pode haver risco de inadimplência.

Conferir o próprio Score é grátis, e a consulta pode ser feita quantas vezes o consumidor desejar. Basta ter um cadastro na plataforma da Serasa. Siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados