Entrar

Como fazer para aumentar o score? Confira 3 dicas práticas

Descubra o que é score, quais os benefícios de se ter um score alto e confira dicas para aumentar sua pontuação.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 07 de dezembro de 2021.

Como fazer para aumentar o score é a dúvida de todo brasileiro que está em busca de crédito e precisa de uma boa reputação no mercado.

E não é para menos: as vantagens de ter um bom score são diversas e, para as instituições financeiras, isso mostra que você tem cumprido seus compromissos e deixado suas contas em dia. Em outras palavras, na prática, quanto maior o score de uma pessoa, maior sua chance de conseguir crédito e em melhores condições.

E para ajudar nesta missão, recentemente, a Serasa atualizou os critérios de cálculo da pontuação e criou o Serasa Score 2.0. O objetivo da mudança é entregar um serviço ainda melhor, e a pontuação de crédito passa a ser calculada de uma forma que leva em consideração o novo cenário do país.

O Serasa Score 2.0 garante análises ainda mais justas e transparentes para quem oferece crédito e para quem precisa dele. E ainda possibilita monitorar o histórico de dívidas no CPF e dados do SPC Brasil em um só lugar.

Com isso, saber como fazer para aumentar o score pode contribuir para o bem-estar da sua vida financeira e te deixar pronto para quando precisar de uma tomada de crédito. Confira três dicas práticas e aproveite para seguir à risca todas elas. Vamos lá?

O que é score de crédito

Antes de mais nada, vamos explicar com mais detalhes o que é score de crédito, uma ferramenta muito utilizada por instituições financeiras que concedem crédito.

Quando alguém solicita crédito no mercado – seja um cartão, empréstimo, financiamento ou qualquer outra modalidade –, a instituição consulta a pontuação do consumidor para entender qual é o seu perfil financeiro. Em tese, quem tem pontuação mais alta faz parte do grupo de pessoas que costumam ter bons hábitos de pagamentos. Logo, quanto maior o score, maior a chance de as empresas cederem o crédito desejado e com taxas de juros mais baixas.

Afinal, se o score é alto, entende-se que esta pessoa costuma pagar as contas em dia. Dessa forma, o risco de não receber pelo empréstimo é menor e a instituição financeira pode cobrar menos juros.

Como funciona a pontuação do score

O Serasa Score é calculado por meio de Inteligência Artificial, considerando o comportamento financeiro de cada consumidor e com base em diferentes critérios. Cada um tem um peso para determinar a pontuação de crédito:

  • 43,6% – Pagamento de crédito;

  • 19,3% – Comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito;

  • 13,7% – Histórico de dívidas;

  • 10,1% – Tempo de uso do crédito;

  • 7,9% – Crédito contratado;

  • 5,5% – Pagamento de dívidas.

Depois de analisar esses critérios e definir o Score de cada brasileiro, essa pontuação pode ser classificada em quatro faixas:
  • 0-300 pontos: score baixo;

  • 301-500 pontos: score regular;

  • 501-700 pontos: score bom;

  • 701-1000 pontos: score excelente.

É possível aumentar o score rápido?

Este é um dos maiores mitos sobre o Serasa Score. A regra é: não existe fórmula mágica para aumentar score da noite para o dia. A avaliação da Serasa busca ser justa e transparente para que sua credibilidade não seja colocada à prova.

O Serasa Score tem por objetivo beneficiar quem honra seus compromissos financeiros e ajudar aqueles que não conseguem ter controle a evitar tomada de crédito de forma desnecessária.

Sendo assim, a pontuação do score reflete exclusivamente o perfil financeiro de cada cidadão. Por isso, muito cuidado para não cair em golpes. Não confie em empresas que queiram vender produtos prometendo aumentar o score.

Afinal, como fazer para aumentar o score? Veja 3 dicas

Não existem regras, mas existem boas práticas que você pode adotar para aumentar seu score e melhorar seu relacionamento com bancos e instituições financeiras emissoras de crédito. Confira algumas dicas:

1. Mantenha o seu Cadastro Positivo ativo

O Cadastro Positivo é um histórico do seu comportamento de crédito. Aqui, estão reunidas informações importantes, como o pagamento de suas contas, empréstimos, faturas de cartão de crédito etc.

Para ativar, o processo é bem simples: ao consultar o seu Score na Serasa, você verá uma seção chamada “Cadastro Positivo” na tela. Se estiver “ativo”, não é necessária nenhuma ação.

Se estiver inativo, isso indica que você não tem contratos de crédito no momento ou que, no passado, você desativou este recurso. Para reativá-lo ou saber mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento da Serasa pelo número 0800 776 6606. A ligação é gratuita para todo o Brasil.

2. Regularize suas contas atrasadas

A forma como você lida com as suas dívidas pode ter quase 20% de impacto na sua pontuação. Este já é um excelente motivo para você ter o nome limpo e fazer seu Serasa Score 2.0 subir.

Sabemos que esta não é uma missão fácil, então, você precisa aproveitar descontos para isso. E o Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de dívidas do país, pode te ajudar.

Ela atua como uma intermediadora entre o consumidor negativado e as instituições credoras, oferecendo melhores condições de negociação de dívidas de forma rápida e segura.

Interessante, não é? Se você tem dívidas, corre lá e veja se é possível negociar. Assim, já consegue começar a quitar essas pendências para melhorar seu score. E para não cair de novo na inadimplência, lembre-se de pagar em dia todas as suas contas.

3. Acompanhe o seu Serasa Score com frequência

O ato em si não representa um aumento do seu Serasa Score, claro. Porém, quando você cria o hábito de acompanhar este dado, você passa a conhecer sua vida financeira mais de perto.

Ao consultar sua pontuação de crédito no site ou aplicativo da Serasa, você também pode conferir os motivos que estão fazendo a sua pontuação aumentar ou diminuir. Assim, é possível identificar os hábitos que estão construindo sua pontuação e corrigir comportamentos prejudiciais.

Para fazer a consulta do CPF, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site da Serasa ou baixe o aplicativo – no Google Play ou App Store;

  2. Clique na opção “Consultar CPF grátis”;

  3. Digite seu CPF e senha. Caso ainda não tenha, é só criar na hora mesmo.

  4. Pronto! Ao fazer login, sua pontuação atual aparecerá na tela. Logo abaixo, é possível consultar também o histórico para acompanhar a evolução do seu Serasa Score.

A vantagem de ter o aplicativo da Serasa é poder acessar seu Serasa Score e todos os serviços da Serasa com mais facilidade em seu celular sempre que precisar. Baixe agora mesmo sem pagar nada!