Como ganhar dinheiro em casa? 8 ideias para ter renda extra

Vender produtos pela internet, afiliar-se a produtos digitais, ser freelancer e dar aulas são algumas maneiras de ganhar dinheiro em casa. Confira outras!

homem mexendo no computador em casa

Atualizado em: 22 de junho de 2023

Autora: Elaine Ortiz


Como ganhar dinheiro em casa? Muitas pessoas têm como objetivo de vida trabalhar e ganhar dinheiro sem sair de casa. Segundo um estudo feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas se adaptaram ao modelo de trabalho em casa, e quem não conhecia os benefícios do home office descobriu um novo mundo.

Nesse modelo, torna-se desnecessário perder horas do dia no trânsito ou no transporte público lotado, é possível ter mais qualidade de vida com o tempo ganho, cuidar da saúde e até produzir mais e melhor. Para quem quer renda extra, está sem emprego, deseja empreender ou decidiu que quer continuar trabalhando de casa, existem muitas ideias de atividades.  

Quer conhecer algumas? Confira!

Assista | Renda extra com aplicativos


O que fazer para ganhar dinheiro em casa? 

Para ganhar dinheiro em casa há alguns caminhos possíveis: encontrar um trabalho fixo no qual o empregador permita o trabalho remoto; tornar-se freelancer; dar cursos online e atuar com vendas pela internet. Também é possível atender clientes em casa com aulas de música ou matemática, por exemplo. Há, ainda, quem deseja se dedicar ao trabalho de consultoria ou ao ramo da beleza, com ateliê de unhas. 

Portanto, o primeiro passo é entender seu objetivo. Se a ideia é “não ter chefes” e trabalhar totalmente por conta própria, um trabalho fixo com home office e horário determinado pode não ser interessante. Nesse caso, se quer continuar na área de atuação, a pessoa interessada em renda extra pode avaliar a possibilidade de trabalhar como freelancer.  

Quer um exemplo? Arquitetos. Esse tipo de profissional pode atuar em escritórios de arquitetura (no trabalho presencial ou de casa) ou pode decidir tocar projetos 100% por conta própria. Outro ponto que precisa ter claro é se a pessoa quer manter um trabalho fixo ou um extra em casa, somando dois, um formal e um informal.

Ou ainda se quer começar a empreender, ter um novo negócio, desenvolver um produto ou um serviço, e cuidar de tudo de casa. 

Leia também | Renda extra online: saiba como ganhar dinheiro em casa

Assista | Score versão 3.0: o que muda na pontuação?

Serasa Score: chegou a versão 3.0


Como ganhar dinheiro em casa: principais cuidados

Para ganhar dinheiro em casa não basta ter uma ideia e começar. É preciso ser determinado e organizado. Muitas vezes, quando se exerce alguma atividade de casa, muitas distrações surgem ao longo do dia. O foco é importante para conseguir ganhar dinheiro em casa. 

A organização se refere aos horários reservados para executar as atividades profissionais. Quem atua por conta própria corre o risco de fazer trabalhos domésticos e não separar um tempo para o que realmente importa. É um erro, porque assim a pessoa demora a ter resultado e pode deixar de lado um grande sonho de empreender, por exemplo.  

Também é necessário ter cuidado com a gestão financeira, já que quem trabalha como autônomo costuma ter renda variável. Portanto, a pessoa interessada nesse modelo deve cuidar de perto do dinheiro para não se endividar. 

Como ganhar dinheiro em casa: 8 dicas

Confira algumas dicas de como ganhar dinheiro em casa:

  1. Vender produtos na internet

    Comece, por exemplo, por anunciar itens que não utiliza mais. Sites como Mercado Livre, OLX e Enjoei permitem que objetos usados sejam comercializados entre pessoas físicas. Quem gostar da experiência pode dar um próximo passo e começar a vender itens novos também por essas plataformas. Outro site em que se pode abrir uma loja virtual é a Shopee.

    A empresa funciona como um marketplace e oferece produtos com preço competitivo e condições especiais de frete grátis. Na plataforma é possível vender produtos eletrônicos, artigos de decoração, roupas e brinquedos. 


  2. Afiliar-se a sites de produtos digitais

    Afiliar-se a sites de produtos digitais é praticamente fazer parte de uma equipe de vendas que comercializa cursos online e uma série de outros produtos. Para isso, é necessário fazer um treinamento e aprender estratégias de marketing digital. No Youtube é possível encontrar vários profissionais que ensinam as melhores estratégias de graça. 

    Basta digitar “treinamento de marketing digital” ou “como vender como afiliado”. Entre os melhores sites para vender produtos digitais, podemos destacar Hotmart, Eduzz e Monetizze. Também é possível trabalhar como revendedor da Serasa, com indicações de Certificados Digitais da Serasa Experian.


  3. Fazer artesanato, roupas ou consertos

    Quem sabe costurar ou fazer algum tipo de artesanato também pode ganhar dinheiro trabalhando de casa. Atualmente, a demanda por serviços de roupa sob medida ou consertos está aumentando com a onda do consumo consciente. É possível também escolher o nicho em que quer trabalhar. 

    Itens de crochê: toalhas de mesa, sapatinhos para bebê, bolsas, enfeites para o cabelo, pesos para portas e demais objetos de decoração para a casa e o quarto do bebê são alguns exemplos. O profissional autônomo também pode produzir chaveiros e bichinhos para presentear. 


  4. Preparar comida caseira, bolos e doces

    Cozinhar para fora ajuda as pessoas que querem ganhar dinheiro em casa. Docinhos para casamento, bolos ou até mesmo marmitex de comida caseira são opções de fácil entrada porque não dependem de grande investimento. No entanto, para quem é chef de cozinha, uma formação na área pode ajudar na carreira. Há no mercado vários cursos digitais para ajudar a profissionalizar o negócio. 

    Isso porque, além de saber o tamanho ideal dos produtos, é preciso aprender a precificá-los. As capacitações online ensinam os cuidados necessários com a higiene e a qualidade dos produtos.


  5. Atuar com revenda de produtos

    Marcas como Avon, Natura, Boticário, Racco e Tupperware são algumas das mais famosas do mercado. As antigas revistinhas ainda são boas oportunidades para quem deseja saber como ganhar dinheiro em casa. Para ser uma pessoa revendedora não precisa ter experiência, apenas conhecer os produtos. 

    Algumas marcas até oferecem treinamento para quem deseja ser um profissional de verdade. Como começar a trabalhar? É possível divulgar os produtos nas redes sociais, de porta em porta, fazer as vendas e ganhar uma comissão no fechamento das campanhas. 


  6. Dar aulas de música, idioma, costura, reforço escolar

    Para as pessoas que têm habilidades e gostam de ensinar, as aulas particulares podem ser uma excelente maneira de como ganhar dinheiro em casa na internet. É possível ministrar aulas, em reuniões pelo WhatsApp, Zoom ou Google Meet. Também dá para se cadastrar em plataformas. 

    Existem sites como Profes e Superprof voltados para aulas online. Outro site para hospedar cursos é o Udemy. Nele, é possível dar aulas de culinária até marketing digital. Além disso, os cursos são mais acessíveis, o que chama a atenção de quem procura treinamentos ou orientação escolar.


  7. Criar um infoproduto

    Para quem deseja saber como ganhar dinheiro pela internet, o mercado de infoprodutos (produtos digitais) também é uma boa ideia. É possível aproveitar as próprias habilidades e “vender conhecimento”. Um exemplo é quem faz crochê. Em vez de oferecer os produtos prontos, que tal criar um e-book com moldes para que as pessoas aprendam a atividade?

    Neste conteúdo, pode acrescentar informações sobre agulhas, tipos de linha, pontos. Quem gosta de aparecer em vídeo pode oferecer um curso online em formato de vídeo aula. As pessoas que gostam mais desse formato de curso terão o interesse em aprender a fazer as peças. Plataformas como Herospark e Kiwify oferecem a estrutura para vender e-books.


  8. Tornar-se freelancer

    Existem vários sites especializados em trabalhos temporários para freelancers (tipo de profissional autônomo). O 99 Freelas e o Workana são dois dos mais conhecidos. Porém, é possível oferecer qualquer tipo de trabalho em plataformas como VintePila, Crowd e Fiverr. Nesta última plataforma é possível vender serviços de digitação, tradução, transcrição, designer, redação e descrição de produtos.  

    Leia também | Como conseguir renda extra com cartão de crédito?4 dicas práticas


    Gostou de descobrir como ganhar dinheiro em casa? Continue acompanhando o blog da Serasa para mais dicas e conteúdos sobre finanças e empreendedorismo. 

Consulte seu Serasa Score 

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. 

Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. Para consultar o Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●      Baixe o app da Serasa (Android ou iOS) ou acesse o site. 
  • ●      Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●      Faça o login. 
  • ●      Pronto! 

 

Depois de fazer o login, o Serasa Score aparecerá na tela. 

serasa score