Comprar ou alugar imóvel: veja o que é melhor

Muitas pessoas têm dúvidas entre comprar ou alugar um imóvel. Se você é uma delas, leia o nosso post e confira as nossas dicas!

casa pequena, chave e alguem mexendo em um computador no fundo

Publicado em 09 de setembro de 2022

Será que vale a pena comprar ou alugar um imóvel? Neste post, vamos mostrar as diferenças entre essas duas opções, bem como as vantagens e desvantagens de cada uma. Continue com a leitura! 

Veja também

o vídeo sobre orçamento familiar

Comprar ou alugar: o que vale mais a pena?

Antes de tudo, você deve saber que a decisão de comprar ou alugar um imóvel é algo particular. Por isso, é preciso pensar no objetivo, se ter o imóvel vai trazer mais tranquilidade à família, entre outros aspectos. Além disso, é necessário avaliar a organização financeira, o momento profissional e familiar de todos os envolvidos e se há uma reserva de emergência

Lembre-se que um financiamento, por exemplo, é uma dívida de longo prazo e que muita coisa pode acontecer ao longo do pagamento das parcelas.

Leia também: Compras por impulso: como evitar esse hábito?

Quando alugar ou comprar é mais importante

Você pode até desconfiar disso, mas há vantagens em alugar um imóvel. A primeira delas é a mobilidade. Se você ou sua família não pretendem ficar muito tempo em um bairro ou cidade, talvez alugar seja a melhor opção. 

Quando você aluga uma casa ou apartamento, consegue mudar de endereço de forma mais rápida e menos burocrática. A desvantagem é que o proprietário do imóvel pode querer encerrar o contrato antes do previsto. 

Por outro lado, em uma crise financeira como a que vivemos agora, o cenário econômico é incerto. Portanto, se você optar por alugar um imóvel, pode escolher algo mais barato e ir juntando o valor da entrada para tentar reduzir as parcelas do financiamento da casa ou do apartamento. 

Porém, se você tiver uma boa quantia de dinheiro para comprar o imóvel à vista, por exemplo, é preciso levar em consideração essa possibilidade. Lembre-se de colocar na balança que o imóvel envolve questões como documentações e custos com a mobília. Caso isso deixe você e sua família sem dinheiro, talvez seja melhor esperar e não comprometer a reserva financeira. 

Quando a opção de financiar imóvel é interessante

Na dúvida entre alugar ou comprar um imóvel, veja se a sua família está disposta a entrar em um financiamento imobiliário. Para descobrir, reúna-se com todos e faça essas perguntas: 

Vocês realmente querem morar nessa casa ou apartamento a vida toda? 


• A parcela do financiamento é mais cara que um aluguel que vocês pagariam na região? 

Todos estão dispostos a fazer sacrifícios para adquirir esse bem? 

•O imóvel fica em uma boa área da cidade? É perto do centro ou do trabalho da maioria dos membros da família? 

•Qual é a taxa de juros da prestação desse imóvel? 

 

Sem dúvida a última pergunta é uma das mais importantes. Quando você financia um imóvel, é como se estivesse “alugando” o dinheiro do banco. E o problema é que esse aluguel pode ser muito caro. Outra situação é que, além das prestações, há custos como entrega das chaves, reforma e afins. 

Tudo isso não pode comprometer as reservas de emergência. Não sabemos, por exemplo, se alguém da família vai precisar de um dinheiro para arcar com tratamento de saúde, por exemplo. Portanto, antes de financiar um imóvel avalie se realmente vale a pena para toda a família. 

 

Leia também: Posso financiar um imóvel com o nome sujo?

Vale a pena comprar imóvel para alugar?

Se você é investidor, a opção de comprar imóvel para alugar pode valer a pena. No entanto, antes de tomar essa decisão é importante avaliar alguns pontos. As expectativas para investir em imóvel em 2022, por exemplo, têm se mantido em alta. No quesito facilidade de encontrar imóveis, o uso de tecnologia e desburocratização de processos ajudam bastante. 

Além disso, a taxa de juros da Caixa Econômica Federal para financiamento de imóveis caiu para 2,95% ao ano. Também há um crescimento no setor da construção civil. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a estimativa de crescimento era de 2% no início do ano. Agora passou para 3,5% devido às medidas do Governo Federal para fortalecer o programa habitacional Casa Verde e Amarela.  

Ainda este ano, o Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aprovou, entre outras medidas, a elevação no teto de renda mensal de faixas do programa habitacional.

O Conselho também reduziu os juros para o programa Pró-Cotista – linha de financiamento que utiliza os recursos do Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do FGTS – até o final do ano. Com esse programa, você compra um imóvel novo ou usado e tem até 30 anos para pagar. 

O que devo analisar na hora de comprar um imóvel para alugar?

Há vários pontos que precisam ser avaliados antes de comprar um imóvel para alugar. Confira

Avalie a localização

Se você é investidor, já sabe que em um momento de retomada da economia é fundamental investir bem o dinheiro. Portanto, quando se trata de imóveis é ainda mais importante prestar atenção na região em que ele se localiza. Se você for alugá-lo, a localização do imóvel pode influenciar o valor do aluguel. 

Portanto, antes de adquirir qualquer casa ou apartamento, pesquise o bairro. Veja se há escolas próximas, metrô ou linhas de ônibus. Pense também na infraestrutura relacionada à segurança e ao lazer. O condomínio é fechado? Tem câmeras de segurança? Tem área de lazer para todos? Aceita animais de estimação? Tudo isso deve ser avaliado. 

Preste atenção às tendências

Também é importante identificar as tendências. Afinal, se investir em um apartamento na praia significa um bom negócio, você deve pensar nessa oportunidade. Neste sentido, também é importante avaliar se o empreendimento fica em uma área central da cidade, que possa receber outros investimentos.

 Por exemplo: uma casa ou o apartamento que oferecem oportunidade de lazer e ao mesmo tempo fica perto do centro da cidade. Já se o empreendimento fica localizado nos bairros nobres, onde as famílias apostam em um apartamento ou uma casa de alto padrão, a aquisição do bem pode ser interessante.

Agora que você viu se vale a pena comprar ou alugar um imóvel, poderá tomar a melhor decisão. Siga as nossas dicas, não comprometa toda a sua reserva financeira e mantenha a pontuação do Score num patamar que facilite a obtenção de crédito. 


Quer ler mais sobre o assunto? Veja se vale a pena comprar ou alugar um imóvel!