Consumo responsável: saiba o que é e como praticar!

O consumo responsável é um tipo de consumo consciente. Leia mais e entenda também como ele pode ajudar a evitar o endividamento.

Mulher fazendo várias compras com vicio em consumo

Jornalista Serrana Filetti
Publicado em: 08 de agosto de 2022.

Você é daquelas pessoas que estoura o limite do cartão de crédito, que consome produtos ou adquire serviços que não precisa? É aquele consumidor que não se importa e compra produtos de empresas que não têm preocupação com o social e nem com o meio ambiente? Aprender sobre consumo responsável pode te ajudar com esses hábitos!

Consumo responsável: o que é?

O termo foi usado pela primeira vez em 1973 por um estudioso chamado George Fisk. Ele se referiu a esse tipo de consumo como o uso racional e eficiente dos recursos em relação à população humana global. Em outras palavras, o consumo consciente e responsável é um conjunto de hábitos e práticas que fomentam um modelo de desenvolvimento.

A ideia é se comprometer com a redução da desigualdade social e dos impactos ambientais. Além disso, as empresas que colaboram para o consumo responsável melhoram a sua produção, a distribuição e a aquisição dos seus produtos e serviços, incentivando práticas colaborativas.

O consumidor responsável é aquele que dá preferência a produtos e serviços produzidos por organizações que se preocupam com o meio ambiente e com a vida como um todo. Quer um exemplo? Uma pessoa que deseja ser um consumidor responsável não deve adquirir um produto de empresas que fazem testes em animais.

Pois esse consumidor sabe que a vida, independente de qual espécie, é importante. Além disso, as empresas que colaboram para o consumo responsável têm atitudes éticas e abraçam a agroecologia, a segurança alimentar e nutricional e a economia solidária. Elas também incentivam a agricultura familiar e camponesa.

Veja o vídeo sobre o consumo consciente

Consumo e produção responsáveis: exemplos

Empresas que se preocupam com o meio ambiente e com os colaboradores mantém atitudes éticas e responsáveis. Elas são bem-vistas no mercado e também pela sociedade civil. Quando se preocupam de verdade com a sustentabilidade, são chamadas de empresas verdes.

Outro exemplo de consumo consciente e responsável são os produtos orgânicos. Eles são vistos como produtos éticos, pois o sistema utilizado para a sua produção respeita o meio ambiente e a biodiversidade. Quem produz um tomate orgânico, por exemplo, não usa agrotóxicos e cuida da água e do solo.

Quando você consome um produto desse, colabora para a sua saúde e qualidade de vida. Também ajuda a preservar o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Entretanto, é importante estar bem informado sobre a importância não apenas dos alimentos orgânicos, mas de como são feitos os demais produtos fabricados pelas empresas.

A partir desse conhecimento, você é capaz de tomar as decisões certas para ter um consumo responsável. Também existem algumas práticas que você pode adotar em seu dia a dia para se tornar um consumidor responsável e consciente. No decorrer da leitura, falaremos mais sobre elas.

Leia também: Entenda a diferença entre consumo e consumismo

Aprenda a ser um consumidor responsável

Para adotar práticas responsáveis de consumo, veja as dicas que preparamos:

Compre apenas o necessário

Você já deve imaginar que a impulsividade é a inimiga do consumo responsável, não é mesmo? Para ser um consumidor mais consciente, você pode fazer um planejamento das suas compras. Neste planejamento, liste apenas o que é necessário para comprar.

Assim, você evitará adquirir produtos que nem irá consumir. Uma dica, por exemplo, é quando ir ao supermercado, nunca ir sem comer. Quando se está bem alimentado, você não sofre com as tentações de adquirir produtos que não precisa. Também é importante levar uma lista com tudo anotado, pois assim ficará mais fácil fazer as suas compras.

Leia também: Compras por impulso: como evitar esse hábito?

Avalie os impactos do seu consumo

Faça uma espécie de exame de consciência e avalie a saúde do seu bolso. Veja também se você é uma pessoa que tem qualidade de vida. Outro ponto importante é avaliar os princípios que guiam as suas escolhas e os seus hábitos de consumo. Você adquire produtos de qualquer empresa sem se preocupar como é a produção ou se importa com as causas ambientais?

Compra produtos de beleza de quem maltrata os animais ou procura saber como são feitos os testes de qualidade? Você pode achar que tudo isso é uma besteira, mas saiba que ao pensar no meio ambiente e na produção responsável, você colabora para a qualidade de vida de todos que estão à sua volta.

Portanto, procure consumir produtos e serviços de quem vê a produção como algo responsável e tem ética para trabalhar. Quanto mais apoiamos empresas que se preocupam com o meio ambiente, menos problemas teremos no futuro!

Reutilize produtos e embalagens

Outra dica é não comprar aquilo que você pode consertar, transformar e reutilizar. Um exemplo são os produtos de beleza que possuem refil. O que é melhor adquirir? A embalagem completa com o produto, ou o refil, que é mais barato e que terá um descarte mais simples que o plástico?

O mesmo acontece com o galão de água mineral de 20 litros. Já calculou quanto é que fica comprar o galão mais a água? E quanto sai só a água mineral? Por aí você vê que reutilizar embalagens vale a pena não apenas para o meio ambiente, mas para o seu bolso.
Conheça e valorize práticas de responsabilidade social

É importante você conhecer e valorizar as práticas de responsabilidade social das empresas. Por isso, quando escolher um produto ou serviço, não olhe apenas o preço e a qualidade. Valorize as empresas que têm responsabilidade com os seus funcionários, com a sociedade e com as causas ambientais.

Você também pode contribuir para a melhoria desses produtos ou dos serviços que são oferecidos. Para isso, encaminhe sugestões às empresas e também críticas. Saiba que muitas delas usam a opinião dos seus clientes para melhorar aquilo que oferecem. Entenda também que a inovação dos produtos e a boa gestão geram bens mais sustentáveis e até mais baratos.

Divulgue o consumo responsável

Por fim, divulgue o consumo responsável. Seja um verdadeiro apoiador da causa e sensibilize outros consumidores. Dissemine informações, valores e práticas de consumo consciente. Vale também montar grupos para mobilizar os seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

Entenda que quanto mais consumidores atentos mais as empresas serão cuidadosas e menos dívidas você terá. A partir do momento que você adota uma postura de consumidor responsável, você só irá adquirir aquilo que realmente precisa.

Viu como é importante aprender sobre consumo responsável? Adote as nossas dívidas e evite o endividamento. Pois, quanto mais consciente você for, menos gastos supérfluos você fará.

Gostou das nossas dicas? Acesse também o post sobre o calendário PIS 2022 e veja quem recebe e como consultar!